Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#1 Mensagem por numisiuris » domingo abr 05, 2020 12:14 am

Já tinha o de cima há alguns anos, mas ainda me falhava o de baixo, que chegou há dois dias e cuja foto partilho:
Imagem



Numis
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1798
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#2 Mensagem por Numis » domingo abr 05, 2020 10:47 am

Tenho um em estado idêntico a esse do Porto mas de Lisboa, do Porto ainda me falta, boa moedinha.
Sérgio Fonseca

Avatar do Utilizador
mikedutti
Reinado D.Maria II
Mensagens: 288
Registado: sexta out 10, 2008 9:00 am
Localização: Funchal

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#3 Mensagem por mikedutti » domingo abr 05, 2020 12:51 pm

Boas Iuri,
Estão muito bons, o do Porto ainda me falta, parabéns :thumbupleft:
Miguel Teixeira

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#4 Mensagem por paulj » domingo abr 05, 2020 3:24 pm

Ambos muito bons. Apresento o meu, Porto?. A minha dúvida, como distinguir os de Lisboa do Porto?, pelas legendas ou estilo?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#5 Mensagem por numisiuris » domingo abr 05, 2020 4:13 pm

Obrigado pelos comentarários. O seu é do Porto, sim, João Paulo. O Alberto Gomes tem lá as referências do Porto com ponto de interrogação. Julgo que o melhor modo de os distinguir é a epigrafia. Os n's minúsculos góticos de tendência uncial e os P's maiúsculos serifados na base são para mim os melhores "marcadores". Os escudetes de ponta abobadada, ao invés da ponta ogival, também me parecem marca de casa monetária. Aliás, já nos chinfrões, batidos 30 ou 40 anos antes, se notava essa tendência.

Numis
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1798
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#6 Mensagem por Numis » domingo abr 05, 2020 5:32 pm

numisiuris Escreveu:
domingo abr 05, 2020 4:13 pm
Obrigado pelos comentarários. O seu é do Porto, sim, João Paulo. O Alberto Gomes tem lá as referências do Porto com ponto de interrogação. Julgo que o melhor modo de os distinguir é a epigrafia. Os n's minúsculos góticos de tendência uncial e os P's maiúsculos serifados na base são para mim os melhores "marcadores". Os escudetes de ponta abobadada, ao invés da ponta ogival, também me parecem marca de casa monetária. Aliás, já nos chinfrões, batidos 30 ou 40 anos antes, se notava essa tendência.
Obrigado, também desconhecia :thumbupleft: :claps:
Sérgio Fonseca

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#7 Mensagem por paulj » domingo abr 05, 2020 10:04 pm

numisiuris Escreveu:
domingo abr 05, 2020 4:13 pm
Obrigado pelos comentarários. O seu é do Porto, sim, João Paulo. O Alberto Gomes tem lá as referências do Porto com ponto de interrogação. Julgo que o melhor modo de os distinguir é a epigrafia. Os n's minúsculos góticos de tendência uncial e os P's maiúsculos serifados na base são para mim os melhores "marcadores". Os escudetes de ponta abobadada, ao invés da ponta ogival, também me parecem marca de casa monetária. Aliás, já nos chinfrões, batidos 30 ou 40 anos antes, se notava essa tendência.
Obrigado Iúri pelo esclarecimento, o n minúsculo gótico já tinha notado, agora o P serifado tinha-me passado completamente ao lado!

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#8 Mensagem por Mmatos » segunda abr 06, 2020 12:03 am

numisiuris Escreveu:
domingo abr 05, 2020 4:13 pm
Obrigado pelos comentários. O seu é do Porto, sim, João Paulo. O Alberto Gomes tem lá as referências do Porto com ponto de interrogação. Julgo que o melhor modo de os distinguir é a epigrafia. Os n's minúsculos góticos de tendência uncial e os P's maiúsculos serifados na base são para mim os melhores "marcadores". Os escudetes de ponta abobadada, ao invés da ponta ogival, também me parecem marca de casa monetária. Aliás, já nos chinfrões, batidos 30 ou 40 anos antes, se notava essa tendência.
Boa caracterização. Obrigado Iúri. Das três características citadas (que acima coloquei em negrito), neste meu só o "n" minúsculo não condiz.
E1.23.09 a.jpg
E1.23.09 b.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#9 Mensagem por numisiuris » segunda abr 06, 2020 12:11 am

O N no teu é o maiúsculo com filamento a unir duas barras em forma de ampulheta. É do Porto também e do mesmo abridor. A epigrafia vai evoluindo. Nessa tua moeda há até a reutilização de um punção antigo, no D.. Os escudetes não enganam. A epigrafia nunca é estática, mas deixa sempre traços característicos.

Avatar do Utilizador
mikedutti
Reinado D.Maria II
Mensagens: 288
Registado: sexta out 10, 2008 9:00 am
Localização: Funchal

Re: Meios vinténs de D. Manuel - Lisboa e Porto

#10 Mensagem por mikedutti » segunda abr 06, 2020 8:00 am

Já agora, este fico na dúvida?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Miguel Teixeira

Responder

Voltar para “D. Manuel I”