Meio tostão •PETAL•G•

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Mmatos
Reinado D.João III
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Meio tostão •PETAL•G•

#1 Mensagem por Mmatos » domingo mai 12, 2019 3:45 pm

Coloco a foto de mais um exemplar inédito e bastante curioso. A legenda do anverso é PETRVS•II•D•G•PETAL•G•REX, faltando o ponto a seguir ao P e ao ET e tendo um no meio de ALG. Tem Eixo Horizontal e bordo liso e ficará situado entre as ref. P2.MT.24 e P2.MT.26a do catálogo VMA. O estado de conservação não é o melhor, mas neste tipo particular de coleccionismo "tudo o que vem à rede é peixe".
101_2368.JPG
101_2371.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meio tostão •PETAL•G•

#2 Mensagem por numisiuris » domingo mai 12, 2019 4:26 pm

Mmatos Escreveu:O estado de conservação não é o melhor, mas neste tipo particular de coleccionismo "tudo o que vem à rede é peixe".
Como te entendo. Eu ando na mesma doença, mas noutro campo. Essa até está bem jeitosa. Um bc-, coleccionável na minha opinião. O problema é mesmo quando encontramos aquele exemplar com características únicas, que nem ao regular chega. Mete dó o encaixe na colecção, mas eu não consigo evitar... :)

Mmatos
Reinado D.João III

#3 Mensagem por Mmatos » domingo mai 12, 2019 4:42 pm

numisiuris Escreveu:... quando encontramos aquele exemplar com características únicas, que nem ao regular chega. Mete dó o encaixe na colecção, mas eu não consigo evitar... :)
A mim não mete dó. Até fico todo contente de encontrar um exemplar ainda não referenciado. Para quem é coleccionador a sério, são estes pormenores que dão gozo e não se a moeda poderá ser classificada um MS qualquer e valer uma pipa de massa. :beer:

paulj
Reinado D.João IV
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

#4 Mensagem por paulj » domingo mai 12, 2019 4:54 pm

Mmatos Escreveu:
numisiuris Escreveu:... quando encontramos aquele exemplar com características únicas, que nem ao regular chega. Mete dó o encaixe na colecção, mas eu não consigo evitar... :)
A mim não mete dó. Até fico todo contente de encontrar um exemplar ainda não referenciado. Para quem é coleccionador a sério, são estes pormenores que dão gozo e não se a moeda poderá ser classificada um MS qualquer e valer uma pipa de massa. :beer:

Concordo, moedas raras, mesmo num e.c. mais fraco, entram logo na minha colecção!
Nem me parece o caso desta, ainda está bem agradável, parabéns.

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#5 Mensagem por numisiuris » segunda mai 13, 2019 1:44 am

Não vamos mais longe. Eu já fiz coisas, como por exemplo dar 70 euros por esta moeda:
Imagem
E o que menos abona em meu favor é o facto de estar satisfeito com a compra... É única. Ou pagava o preço pedido, ou ficava a vê-la na foto, sem sequer lhe poder analisar a liga... Portanto, concordo com vocês, mais por excesso, do que por defeito... :erofl: :beer:

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » segunda mai 13, 2019 6:07 am

Lá está, existem fins que justificam os meios. Tal como o proprietário refere, quando o objectivo o justifica não vejo porque não comprar moedas num estado de conservação mais baixo, neste caso em particular a moeda até ainda está bem boa :thumbupleft:
:D FMMRei :D

AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

#7 Mensagem por AntonioMota » segunda mai 13, 2019 6:28 am

Estou na mesma onda de Vocês; quando moedas como a do Mmatos -- :clap3: -- estão bem identificáveis servem a colecção e se alguma mostra sinais de ter passado pelo tempo e os seus detentores, aparentemente, não lhe notaram alguma particularidade mais significativa então é perfeita. Ah, e quanto a essa coisa de notar os pormenores, é claro, vai dos conhecimentos e da área de interesse de cada um, por ex., quanto aos da moeda do numisiuris fico-me pela sua boniteza pois o resto não está ao meu alcance.

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#8 Mensagem por numisiuris » segunda mai 13, 2019 7:27 am

AntonioMota Escreveu:quanto aos da moeda do numisiuris fico-me pela sua boniteza pois o resto não está ao meu alcance.
Já explico amigo António. Vou abrir outro post, para não estarmos aqui a poluir o post do Mário. Vá lá que não somos poucos a coleccionar, que de investidores está o mundo cheio. :)

AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

#9 Mensagem por AntonioMota » segunda mai 13, 2019 8:15 am

numisiuris Escreveu:Vá lá que não somos poucos a coleccionar, que de investidores está o mundo cheio. :)
Talvez, porém há uma mão de investigadores excelentes, nomeadamente aqui no Fórum, e, ainda que não se demonstre, a maioria de nós está-lhes grata todos os dias das suas lições! :beer:

Mmatos
Reinado D.João III

#10 Mensagem por Mmatos » quinta set 12, 2019 6:27 pm

Para substituir a de cima, encontrei uma irmã gémea que não andou na "má vida" e chegou aos nossos dias quase nova. É um exemplar que devido às suas características deveria estar catalogado na próxima edição do catálogo Alberto Gomes, pois não é uma variante qualquer, mas sim um erro do abridor de cunho, que colocou pontos onde não eram necessários (AL●G) e não os colocou onde deveria (PETAL). Pode ser que alguém que tenha responsabilidades na sua edição veja este post.
100_2589.JPG
100_2593.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “D. Pedro II”