Qual o estado de conservação ? V reis 1778

Qual o estado de conservação ?

Votação encerrada em sábado ago 04, 2018 8:42 pm

BC
0
Sem votos
BC+
6
32%
MBC
9
47%
MBC+
3
16%
BELA
1
5%
 
Total de votos: 19

Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#11 Mensagem por jdickson » domingo jul 29, 2018 11:00 am

numisiuris Escreveu: Entendo essa questão.

Ou seja, o estado de conservação seria pesado na totalidade, tendo em conta o desgaste (relevos) e os efeitos da sujeição a condições ambientais, independentemente da circulação.

Para perceber melhor essa questão, coloco uma outra:

*Esta moeda deveria ver o seu estado de conservação diminuído em função dos pontos de malaquite que apresenta?
Imagem
https://www.sixbid.com/browse.html?auct ... ot=4226547

Se fosse possível retirar a malaquite, não deixando danos nos relevos que ela encobre, o estado de conservação da moeda aumentaria?

Caso fosse possível realizar essa operação, a moeda valorizaria?

E ainda, caso fosse possível realizar essa operação, seria de a fazer?

;)
1. Neste caso concreto, não estou certo da reposta, mas admito que sim
2. Se a resposta à 1ª pergunta for sim, então a resposta a esta seria um inequívoco sim. Aliás, há inúmeros exemplos de moedas certificadas pela NGC, onde eles, após intervenção de "conservação", aumentam o grade da moeda
3. Mantendo a mesma lógica, sim, sem dúvida
4. idem, idem, aspas, aspas. Embora haja muitos numismatas que são fortes adeptos do "não mexer", pelo que a resposta a esta não é universal.
:beer:



jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#12 Mensagem por jdickson » domingo jul 29, 2018 11:16 am

carlos47 Escreveu: Quanto às duvidas do Iuri , para mim é sim às 4 questões,outras opiniões só entendo por serem justificadas por gostos estéticos pessoais,como valorizar mais o estado de conservação de uma moeda com uma patine "maravilhosa" , que uma com o brilho e cor originais
Até podemos acha-la mais atraente,mas evidente que por estar oxidada o seu estado foi afectado
Se tivesse a possibilidade gostaria de possuir um exemplar imaculado e outro com uma bela patine (nessa ordem)
Bem, quanto a esta questão, se a opção for entre uma moeda "imaculada" versus outra com "uma bela patine", se esta última tiver os relevos também imaculados, não só eu como o mercado também a prefere. Posto aqui este maravilhoso exemplar de uma das moedas estrangeiras que mais gostaria de ter e que representa o único buraco da minha colecção do Congo Belga:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#13 Mensagem por carlos47 » domingo jul 29, 2018 11:33 am

Só uma moeda assim para me fazer babar de admiração pelos leões :rotate:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#14 Mensagem por numisiuris » domingo jul 29, 2018 12:18 pm

Concordo que a oxidação, por mínima que seja, deverá influenciar o ec final (já não aquele que resulta da mera circulação e que, em abstracto, será o definido nos nossos critérios).

Já quanto à remoção da cristalização, bem..., serão gostos. Mas não se esqueçam que a cristalização assegura a genuinidade por si. Daí que em muitas moedas talvez seja preferível não a retirar.

Para enriquecer o tópico, deixo o exemplo de uma limpeza que fiz. Fi-la apenas porque, a par dos pontos de malaquite, existiam outros de tom mais claro e aspecto polvorento, o que me pareceu sinónimo de corrosão em andamento. Na minha opinião a moeda perdeu alma. O que gostava de perceber era o estado de conservação que os colegas do fórum atribuiríam antes e depois da limpeza:
Imagem

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#15 Mensagem por jdickson » domingo jul 29, 2018 12:33 pm

numisiuris Escreveu:Concordo que a oxidação, por mínima que seja, deverá influenciar o ec final (já não aquele que resulta da mera circulação e que, em abstracto, será o definido nos nossos critérios).

Já quanto à remoção da cristalização, bem..., serão gostos. Mas não se esqueçam que a cristalização assegura a genuinidade por si. Daí que em muitas moedas talvez seja preferível não a retirar.

Para enriquecer o tópico, deixo o exemplo de uma limpeza que fiz. Fi-la apenas porque, a par dos pontos de malaquite, existiam outros de tom mais claro e aspecto polvorento, o que me pareceu sinónimo de corrosão em andamento. Na minha opinião a moeda perdeu alma. O que gostava de perceber era o estado de conservação que os colegas do fórum atribuiríam antes e depois da limpeza:
Imagem
Mas estás a brincar?! :1zhelp:
A moeda ficou mil vezes melhor!
Se tiveres mais moedas sem alma como esta, diz! :batman:

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#16 Mensagem por jdickson » domingo jul 29, 2018 12:34 pm

carlos47 Escreveu:Só uma moeda assim para me fazer babar de admiração pelos leões :rotate:
:erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl:

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#17 Mensagem por silvio2 » domingo jul 29, 2018 2:55 pm

Apesar das "mazelas" visíveis no reverso, ainda assim, considero que está MBC. :D
É uma boa moeda, sem dúvida! :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “D. Maria I e D. Pedro III”