Cruzado D. Miguel 1833

Conservação

MBC
0
Sem votos
MBC+
2
9%
BELA
13
57%
BELA+
8
35%
SOBERBA
0
Sem votos
 
Total de votos: 23

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Netfobia
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 376
Registado: terça dez 26, 2006 6:10 pm
Localização: Vila Nova de Cerveira

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#11 Mensagem por Netfobia » sexta abr 19, 2019 12:42 pm

jdickson Escreveu:Acho este post muito didático e seria ainda mais didático se a moeda fosse certificada.
Estou disponível para pagar a certificação, desde que tivéssemos acesso ao resultado. :)
Mais: se não der MS, faço aqui um concurso para oferecer um pataco D. João VI em MBC+ :beer:
Espectáculo. Mas não pode ser nas grading weeks :erofl:


Tiago Silva
http://www.Space4coins.com
GENI - Representante Oficial

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#12 Mensagem por jdickson » sexta abr 19, 2019 12:50 pm

euoutravez Escreveu:Boas

Em relação ao exemplar original do post também me parece que o cunho estava muito mau, mas é sempre difícil distinguir desgaste de mau cunho. Talvez fosse interessante uma escala que partisse da cunhagem perfeita em vez do estado inicial aquando da cunhagem. Pelo menos é esse raciocínio que faço quando avalio uma moeda..

Isso das certificações é sempre um risco! Deixo a minha para opinarem também sobre o estado de conservação. Em tempos esteve encaixotada. Depois digo com que resultado.
A foto não é tão discriminativa como a do post original, mas arrisco que este cunho é melhor que o prévio e o exemplar tem, comparativamente, mais sinais de desgaste.
Acontece que as certificações, com excepção dos grades mais elevados (acima de MS-65), avaliam o grau de desgaste e não a qualidade do cunho; isto significa que podemos perfeitamente ter um exemplar mais atraente do que outro, mas pior classificado.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#13 Mensagem por euoutravez » sexta abr 19, 2019 3:08 pm

jdickson Escreveu: Acontece que as certificações, com excepção dos grades mais elevados (acima de MS-65), avaliam o grau de desgaste e não a qualidade do cunho; isto significa que podemos perfeitamente ter um exemplar mais atraente do que outro, mas pior classificado.
Essa é a principal razão porque não ligo muito à escala de Sheldon :s
Sou defensor de uma escala que avalie a falta de relevos assim como os sinais de desgaste, pois considero que é isso que fazemos quando avaliamos um exemplar. Se não é preciso quase voltar no tempo para perceber que tipo de cunho foi usado :)

Eu tenho as fotos originais da leiloeira, mas não consigo postar no telemóvel. Mais logo já as posto..

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#14 Mensagem por euoutravez » segunda abr 22, 2019 4:01 pm

Demorei um pouco mais, mas cá vão as fotos originais da leiloeira.

Imagem


Deixo também foto de três exemplares que penso que podem acrescentar algo à discussão

Imagem
Imagem
Imagem

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#15 Mensagem por jdickson » segunda abr 22, 2019 7:59 pm

Pelas fotos, diria que o cruzado está AU-55 :beer:

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#16 Mensagem por euoutravez » segunda abr 22, 2019 8:27 pm

jdickson Escreveu:Pelas fotos, diria que o cruzado está AU-55 :beer:
Então se bem percebi, segundo a escala de Sheldon o cruzado inicial do post será um MS e este um AU. Isso implica portanto que a minha tenha sinais de circulação, certo? Onde estão eles?

E já agora antes de eu opinar sobre o assunto como classifica as moedas que postei de acordo com os critérios das certificadoras?

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#17 Mensagem por jdickson » segunda abr 22, 2019 10:23 pm

euoutravez Escreveu:
jdickson Escreveu:Pelas fotos, diria que o cruzado está AU-55 :beer:
Então se bem percebi, segundo a escala de Sheldon o cruzado inicial do post será um MS e este um AU. Isso implica portanto que a minha tenha sinais de circulação, certo? Onde estão eles?
Opinar com base em fotos é sempre ingrato.
Do meu ponto de vista, os sinais de circulação estão presentes, embora discretos, um pouco por toda a superfície da moeda. Há também evidência de um cunho fraco, o que dificulta a distinção (a data pouco visível parece-me ser problema do cunho) mas a presença de pequenos toques, um rebordo algo "arredondado" e o aspecto geral fazem-me pensar em alguma circulação; também tenho esta data e os detalhes estão bem mais vincados, o que permite alguma comparação. Já agora, diga-nos qual foi o grade.

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#18 Mensagem por jdickson » segunda abr 22, 2019 11:34 pm

euoutravez Escreveu:
E já agora antes de eu opinar sobre o assunto como classifica as moedas que postei de acordo com os critérios das certificadoras?
A de III reis parece-me pouco circulada mas tem sinais de corrosão, provavelmente por ter estado submersa ou em contacto com água durante um período prolongado. Nunca dará um grade "limpo", sairá um XF ou AU details (só com a moeda na mão e, mesmo assim, é uma lotaria)
As outras 2 estão muito bonitas. Não detecto sinais óbvios de circulação, mas precisaria de maior ampliação para ter certezas. Têm ambas problemas de cunho, de que são exemplos o apagamento de parte terminal de "REGINA" no reverso e do "DEI" no anverso da de V reis e o ar "desmaiado" das legendas no anverso da de X reis, como aparecem, por exemplo, em muitos patacos de D. Miguel.
Nestas 2, não me admiraria se dessem um AU alto ou um MS baixo, (talvez até mais para o MS no caso da de X reis, que tem um reverso muito bom: comparando com uma soberba que tenho, as folhagens aparentam ter o mesmo grau de detalhe), mas sem as ter na mão é impossível dizer mais.

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Cruzado D. Miguel 1833

#19 Mensagem por NVMVS » sábado abr 27, 2019 6:27 pm

Muito obrigado a todos os que votaram e comentaram esta publicação.

:dance:
Cumprimentos
Diogo

Responder

Voltar para “D. Miguel”