Dom Luis I, 2000 reis 1876

EC ?

MBC+
7
70%
MBC
3
30%
MBC-
0
Sem votos
BC+
0
Sem votos
 
Total de votos: 10

Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Dom Luis I, 2000 reis 1876

#1 Mensagem por Pedro Leg » domingo abr 11, 2021 1:32 am

Caros colegas,

1) Uma moeda cunhada a 5000 exemplares (1876) , podemos considera-la escassa ? partimos do principio que muitas destas já não existem mas por outro lado também não ha maneira de saber quantas...

2) pedia mais uma vez a opinião dos caros quanto ao EC, se não é abusar muito da vossa paciência ; sei que uso e abuso das votações EC, ... questão de confortar a minha propria ideia.

Mais uma vez muito obrigado
Portugal 2000 reis 1876.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#2 Mensagem por doliveirarod » domingo abr 11, 2021 2:19 am

5.000 exemplares é uma tiragem muito baixa.
A moeda está Bela (XF).
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#3 Mensagem por fernanrei » domingo abr 11, 2021 11:13 am

No meu ponto de vista está entre MBC+ a Bela :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#4 Mensagem por Pedro Leg » domingo abr 11, 2021 12:45 pm

doliveirarod Escreveu:
domingo abr 11, 2021 2:19 am
5.000 exemplares é uma tiragem muito baixa.
A moeda está Bela (XF).
Caro Oliveira,
Eu não coloquei a opção "bela" porque o proprio leiloeiro a classificou "BC". Bem que procurei, sem encontrar, o porquê deste "BC". Talvez um detalhe que me tenha escapado ?
Julgo que os outros potenciais licitantes foram atrás desta classificação porque mais ninguém licitou a moeda e acabei por ficar com ela pelo preço de partida (160e).

Podemos então considerar que se trata de uma "escassa", dada a sua tiragem reduzida ? Quando comparo com os preços alcançados pelas moedas de 1$00 de 1935 (cunhagem de 35 000, se não me engano), fico pensativo ...

Muito obrigado caro Oliveira pelo seu comentário :)
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#5 Mensagem por Pedro Leg » domingo abr 11, 2021 12:53 pm

fernanrei Escreveu:
domingo abr 11, 2021 11:13 am
No meu ponto de vista está entre MBC+ a Bela :thumbupleft:
Caro Fernando, também fiquei nessa duvida (MBC+/Bela) mas tal como escrevi no comentário anterior, pensei que houvesse algum detalhe na moeda que lhe diminuísse o EC visto que no Leilão onde a adquiri, o catalogo mencionava um BC. Os potenciais licitantes foram atras deste "BC" pois a moeda não foi disputada. Ainda bem para mim.

Muito obrigado pela sua resposta :)
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#6 Mensagem por silvio2 » domingo abr 11, 2021 2:47 pm

fernanrei Escreveu:
domingo abr 11, 2021 11:13 am
No meu ponto de vista está entre MBC+ a Bela :thumbupleft:
Estou de acordo com a opinião do amigo Fernando. Votei MBC+ mas não "descartaria" a hipótese BELA (que não consta das opções ...) ;)
Parabéns pela moeda, amigo João Pedro e obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#7 Mensagem por Pedro Leg » domingo abr 11, 2021 5:13 pm

silvio2 Escreveu:
domingo abr 11, 2021 2:47 pm
fernanrei Escreveu:
domingo abr 11, 2021 11:13 am
No meu ponto de vista está entre MBC+ a Bela :thumbupleft:
Estou de acordo com a opinião do amigo Fernando. Votei MBC+ mas não "descartaria" a hipótese BELA (que não consta das opções ...) ;)
Parabéns pela moeda, amigo João Pedro e obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:
Muito obrigado caro Silvio ;)
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#8 Mensagem por Pedro Leg » domingo abr 11, 2021 5:36 pm

Em relação à minha primeira questão deste tópico, gostaria de ler opiniões.
A partir de que momento se pode considerar uma moeda como "escassa" ? Uma moeda como esta, das quais foram feitas 5000 ex. , pode ser considerada escassa ?
Levanta-se esta questão quando comparamos, por exemplo, com uma moeda, como a de 1$00 de 1935, que é considerada escassa, apesar de terem sido cunhadas algumas dezenas de milhar e apesar também de aparecerem regularmente no mercado,... a preços diga-se de passagem, algo exagerados.
Uma 1$00 de 1935 com um EC "bela", negoceia-se na casa das centenas de euro. Estes valores justificam-se ou são o resultado de uma maior procura porque "toda a gente" quer fechar a série 1$00 e paga o que for preciso para isso ?

Procuro perceber porque razão as moedas de ouro portuguesas são negociadas a partir do seu valor intrínseco em ouro (ou pouco mais), independentemente das tiragens, geralmente reduzidas, que tiveram ; ou seja, o seu valor numismático, quando comparamos com outro tipo de moedas com cunhagens idênticas, é bastante reduzido. Sera o resultado da lei da oferta/procura ? poucos se interessam em colecionar moedas quando são em ouro e só o valor destas em metal lhes interessa ? Ha algum problema psicológico com as moedas em ouro ? Não são colecionáveis como as outras ? Se são, porque razão os colecionadores não se importam de pagar 600 ou mais euros por uma moeda de alpaca e hesitam quando se trata de pagar a mesma soma por uma moeda de ouro mesmo sendo muito mais escassa que uma alpaca ou uma "cobre" ?
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#9 Mensagem por fernanrei » domingo abr 11, 2021 6:27 pm

Pedro Leg Escreveu:
domingo abr 11, 2021 5:36 pm
Em relação à minha primeira questão deste tópico, gostaria de ler opiniões.
A partir de que momento se pode considerar uma moeda como "escassa" ? Uma moeda como esta, das quais foram feitas 5000 ex. , pode ser considerada escassa ?
Levanta-se esta questão quando comparamos, por exemplo, com uma moeda, como a de 1$00 de 1935, que é considerada escassa, apesar de terem sido cunhadas algumas dezenas de milhar e apesar também de aparecerem regularmente no mercado,... a preços diga-se de passagem, algo exagerados.
Uma 1$00 de 1935 com um EC "bela", negoceia-se na casa das centenas de euro. Estes valores justificam-se ou são o resultado de uma maior procura porque "toda a gente" quer fechar a série 1$00 e paga o que for preciso para isso ?

Procuro perceber porque razão as moedas de ouro portuguesas são negociadas a partir do seu valor intrínseco em ouro (ou pouco mais), independentemente das tiragens, geralmente reduzidas, que tiveram ; ou seja, o seu valor numismático, quando comparamos com outro tipo de moedas com cunhagens idênticas, é bastante reduzido. Sera o resultado da lei da oferta/procura ? poucos se interessam em colecionar moedas quando são em ouro e só o valor destas em metal lhes interessa ? Ha algum problema psicológico com as moedas em ouro ? Não são colecionáveis como as outras ? Se são, porque razão os colecionadores não se importam de pagar 600 ou mais euros por uma moeda de alpaca e hesitam quando se trata de pagar a mesma soma por uma moeda de ouro mesmo sendo muito mais escassa que uma alpaca ou uma "cobre" ?
Em relação à questão da quantidade de moedas cunhadas, creio que nesta data foram cunhadas apenas 3000, mas posso estar enganado :think: pelo menos é o que consta no livro de Reinaldo Silva "Moedas de Portugal" edição de 2019. Já em relação à escassez, eu sou da opinião de que nesta data deveria ser considerada uma moeda escassa, até porque temos o ano de 1868 com 24000 moedas cunhadas, o ano de 1869 com 10500 moedas cunhadas e o ano de 1878 com 21500 moedas cunhadas. É certo que há os anos de 1870, 1871 e 1888 com apenas 500 moedas cunhadas por cada ano, e 1881 com 1000 moedas cunhadas, mas 3000 creio que é um número relativamente baixo para constituir uma data escassa. No entanto, não podemos esquecer a procura do mercado, que é de facto o que determina o preço e a escassez. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Dom Luis I, 2000 reis 1876

#10 Mensagem por Pedro Leg » segunda abr 12, 2021 12:49 am

fernanrei Escreveu:
domingo abr 11, 2021 6:27 pm
Pedro Leg Escreveu:
domingo abr 11, 2021 5:36 pm
Em relação à minha primeira questão deste tópico, gostaria de ler opiniões.
A partir de que momento se pode considerar uma moeda como "escassa" ? Uma moeda como esta, das quais foram feitas 5000 ex. , pode ser considerada escassa ?
Levanta-se esta questão quando comparamos, por exemplo, com uma moeda, como a de 1$00 de 1935, que é considerada escassa, apesar de terem sido cunhadas algumas dezenas de milhar e apesar também de aparecerem regularmente no mercado,... a preços diga-se de passagem, algo exagerados.
Uma 1$00 de 1935 com um EC "bela", negoceia-se na casa das centenas de euro. Estes valores justificam-se ou são o resultado de uma maior procura porque "toda a gente" quer fechar a série 1$00 e paga o que for preciso para isso ?

Procuro perceber porque razão as moedas de ouro portuguesas são negociadas a partir do seu valor intrínseco em ouro (ou pouco mais), independentemente das tiragens, geralmente reduzidas, que tiveram ; ou seja, o seu valor numismático, quando comparamos com outro tipo de moedas com cunhagens idênticas, é bastante reduzido. Sera o resultado da lei da oferta/procura ? poucos se interessam em colecionar moedas quando são em ouro e só o valor destas em metal lhes interessa ? Ha algum problema psicológico com as moedas em ouro ? Não são colecionáveis como as outras ? Se são, porque razão os colecionadores não se importam de pagar 600 ou mais euros por uma moeda de alpaca e hesitam quando se trata de pagar a mesma soma por uma moeda de ouro mesmo sendo muito mais escassa que uma alpaca ou uma "cobre" ?
Em relação à questão da quantidade de moedas cunhadas, creio que nesta data foram cunhadas apenas 3000, mas posso estar enganado :think: pelo menos é o que consta no livro de Reinaldo Silva "Moedas de Portugal" edição de 2019. Já em relação à escassez, eu sou da opinião de que nesta data deveria ser considerada uma moeda escassa, até porque temos o ano de 1868 com 24000 moedas cunhadas, o ano de 1869 com 10500 moedas cunhadas e o ano de 1878 com 21500 moedas cunhadas. É certo que há os anos de 1870, 1871 e 1888 com apenas 500 moedas cunhadas por cada ano, e 1881 com 1000 moedas cunhadas, mas 3000 creio que é um número relativamente baixo para constituir uma data escassa. No entanto, não podemos esquecer a procura do mercado, que é de facto o que determina o preço e a escassez. :thumbupleft:
Retirei a informação do Numista que refere 5000 ex. ; já não é o primeiro erro que observo nesse site. 3000 faz uma moeda ainda mais interessante. Muito obrigado pela retificação caro Fernando.
Sem duvidas que a procura determina a escassez e o valor ; se ninguém estiver interessado numa moeda tirada a 100 exemplares , estes 100 já são demais :)
Pensamento Livre

Responder

Voltar para “D. Luís”