Então quando encontrares esse amigo novamente, pede-lhe a bibliografia e posta aqui. Será útil para todos!doliveirarod Escreveu: ↑segunda abr 06, 2020 12:37 amAdquiri a informação de outro colecionador, que aliás tem uma das maiores coleções de fichas e medalhas do Brasil que eu conheço.Onde adquiriste a informação fabiano? Há alguma bibliografia que diga de forma cabal que estas peças eram ensaios para seduzir os monarcas a encomendarem moedas ao gravador
Realmente não tenho a bibliografia aqui. O que estou dizendo é algo que me foi passado Há tempos,informalmente, e achei muito provável, tendo em conta o contexto dessa série. D. Luis é apenas um dos vários soberanos que aparecem em combinações, nada em especial em relação a ele ou qualquer outro. Trata-se de combinações de versos de moedas.
Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof
Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra
- numisiuris
- Reinado D.Sancho I
- Mensagens: 2545
- Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof
- doliveirarod
- Reinado D.Afonso Henriques
- Mensagens: 15576
- Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
- Localização: Brasil
Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof
Claro, caso eu saiba mais algo colocarei aqui com certeza!
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso
Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof
Interessante essa vossa reflexao sobre uma peca, por min, desconhecida. Ja foi esclarecido que nao se trata de um ensaio - concordo. No meu ponto de vista se trata de uma medalha. Na minha colecao tenho uma peca parecida: No anverso a efigie do imperador Pedro II e no reverso a da rainha Vitoria da Gra Britannia. A efige do Pedro ll deve ser o anverso. No reverso existe este que estamos debatendo - D- Luiz l; a da Vitoria, e procurando no Ebay se acha ate duas medalhas com a efigie do D. Pedro ll e com os seguintes reversos: escudo da Italia e do compositor Beethoven, ambas de 1888.
Veja https://www.ebay.com/itm/BRAZIL-MEDAL-1 ... 1438.l2649 O vendedor tem as duas. Ele tem mais uma, mas e diferente, porem do mesmo ano.
A efigie parece a do 10 reis 1868-70, porem espelhado nas medalhas. O gravador do 10 rs era o Christian Lüster (da Dinmarca), mas ele nao fez estas medlahas de 1888. Faleceu em 1871.
No meu ponto de vista se trata de medalhas. Talvez pecas de propaganda? O D. Pedro ll em 1888 estava no fim do seu reino. Talvez se tentava mostrar que ele era um soberano par dos outros soberanos e estados na Europa?
Veja https://www.ebay.com/itm/BRAZIL-MEDAL-1 ... 1438.l2649 O vendedor tem as duas. Ele tem mais uma, mas e diferente, porem do mesmo ano.
A efigie parece a do 10 reis 1868-70, porem espelhado nas medalhas. O gravador do 10 rs era o Christian Lüster (da Dinmarca), mas ele nao fez estas medlahas de 1888. Faleceu em 1871.
No meu ponto de vista se trata de medalhas. Talvez pecas de propaganda? O D. Pedro ll em 1888 estava no fim do seu reino. Talvez se tentava mostrar que ele era um soberano par dos outros soberanos e estados na Europa?
Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof
Olá.
Quanto mais olho a peça, mais creio ser um token. Se seu módulo for de 22 mm, com quase certeza o é. Claro, somente um palpite, mas essas hibridações e mesmo unifaciais existiram (com vários bustos e armas de países diferentes estampados e metais diversos, acho) para jogos de tabuleiro, fichas de carteado ou modelos colecionáveis na Argentina, encomendados na Europa e de excelente qualidade. Eu mesmo tenho uma dessas.
Estando enganado, já peço desculpas pelo comentário. Mas é uma informação à mais de qualquer maneira.
Deixo o link onde existe, noutra pagina, o catálgo completo e constantemente atualizado.
Curioso, meu primeiro post no fórum, ainda como AdrHoSan, foi justamente sobre isso.
http://www.moviarg.com/medallas/NTIM.html
Anexando mais informações. (11/06)
Tudo aponta, realmente, como tokens essas peças e não difíceis de se encontrar.
Mesmo cunho (ao menos o do Pedro), mesmo módulo (22 mm), mesmo peso (~4 g), mesma empresa/autor (D unicórnio M... francesa/belga/suíça...?, marca registrada, para as unifaciais), serrilhadas, bifaciais ou unifaciais, de diversas estampas, já vi uma prateada (entre outras parecendo cobre e bronze) mas era cupro-niquel (o que não impede haverem prata), a minha é de latão dourado (creio), unifacial, Pedro II-DM. Essa variedade de tonalidades metálicas tão marcadas em peças repetidas pode apontar para um código de valores por cores em vez de um codigo numérico estampado, usual em jogos.
http://www.moviarg.com/notas/QWJN.html
https://www.ma-shops.com/mueller/item.php?id=24057
https://www.ma-shops.com/pkkmgbr/item.php?id=27202
Este último (link) ítem, também com o mesmo cunho e parâmetros DM, com Humberto I, da Itália pode até dár a impressão que esta série, deste fabricante/autor registra a última viagem de Pedro II em 1888 aos países que visitou, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra... entretanto França, na combinação Pedro II (mas existe com as armas argentinas), não consta exemplar e muito ele menos foi à Argentina, além de ter sido visitado por outros soberanos não estampados nessa série, caem por terra essas teses (por hora) tanto de ensaio, mostruário ou como medalha comemorativa oficial/privada de visita, esta última opção mais digerível, se muito uma recordação comercial para público pelos materiais baratos utilizados e com alguma facilidade encontradas, mas improvável dada a expressa afirmação argentina de que se tratam de tokens contratados e muitas peças com outros temas sem Pedro II, além da boa disponibilidade ainda encontrada hoje.
Obs. Me dei ao trabalho apenas de verificar na ma-shops. Mas uma busca mais profunda noutros sites, com certeza, brotarão vários exemplares com inúmeras justificativas divertidas.
Abraços à todos e, novamente, é somente um palpite.

Quanto mais olho a peça, mais creio ser um token. Se seu módulo for de 22 mm, com quase certeza o é. Claro, somente um palpite, mas essas hibridações e mesmo unifaciais existiram (com vários bustos e armas de países diferentes estampados e metais diversos, acho) para jogos de tabuleiro, fichas de carteado ou modelos colecionáveis na Argentina, encomendados na Europa e de excelente qualidade. Eu mesmo tenho uma dessas.
Estando enganado, já peço desculpas pelo comentário. Mas é uma informação à mais de qualquer maneira.
Deixo o link onde existe, noutra pagina, o catálgo completo e constantemente atualizado.
Curioso, meu primeiro post no fórum, ainda como AdrHoSan, foi justamente sobre isso.
http://www.moviarg.com/medallas/NTIM.html
Anexando mais informações. (11/06)
Tudo aponta, realmente, como tokens essas peças e não difíceis de se encontrar.
Mesmo cunho (ao menos o do Pedro), mesmo módulo (22 mm), mesmo peso (~4 g), mesma empresa/autor (D unicórnio M... francesa/belga/suíça...?, marca registrada, para as unifaciais), serrilhadas, bifaciais ou unifaciais, de diversas estampas, já vi uma prateada (entre outras parecendo cobre e bronze) mas era cupro-niquel (o que não impede haverem prata), a minha é de latão dourado (creio), unifacial, Pedro II-DM. Essa variedade de tonalidades metálicas tão marcadas em peças repetidas pode apontar para um código de valores por cores em vez de um codigo numérico estampado, usual em jogos.
http://www.moviarg.com/notas/QWJN.html
https://www.ma-shops.com/mueller/item.php?id=24057
https://www.ma-shops.com/pkkmgbr/item.php?id=27202
Este último (link) ítem, também com o mesmo cunho e parâmetros DM, com Humberto I, da Itália pode até dár a impressão que esta série, deste fabricante/autor registra a última viagem de Pedro II em 1888 aos países que visitou, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra... entretanto França, na combinação Pedro II (mas existe com as armas argentinas), não consta exemplar e muito ele menos foi à Argentina, além de ter sido visitado por outros soberanos não estampados nessa série, caem por terra essas teses (por hora) tanto de ensaio, mostruário ou como medalha comemorativa oficial/privada de visita, esta última opção mais digerível, se muito uma recordação comercial para público pelos materiais baratos utilizados e com alguma facilidade encontradas, mas improvável dada a expressa afirmação argentina de que se tratam de tokens contratados e muitas peças com outros temas sem Pedro II, além da boa disponibilidade ainda encontrada hoje.
Obs. Me dei ao trabalho apenas de verificar na ma-shops. Mas uma busca mais profunda noutros sites, com certeza, brotarão vários exemplares com inúmeras justificativas divertidas.
Abraços à todos e, novamente, é somente um palpite.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
