D. Manuel II, 500 Reis, Guerra Peninsular

Mensagem
Autor
Destrans
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1357
Registado: quinta dez 23, 2004 9:20 pm
Localização: Aldeia da Roupa Branca

#11 Mensagem por Destrans » segunda fev 26, 2007 12:05 pm

Lindissima :o


Estou habitualmente em
Medalhas Portuguesas | medalhasportuguesas.wordpress.com
Fórum Numismatas | http://www.numismatas.com

HugoPatrício
Reinado D.Maria I
Mensagens: 479
Registado: sexta dez 03, 2004 4:40 pm
Localização: Lisboa/Guarda

#12 Mensagem por HugoPatrício » terça mar 13, 2007 7:12 pm

Muito bonito!

O quadro foi feito por si, ou já vem assim desde 1909?
Seja como for, está uma maravilha, tanto a moeda como o "quadro" em si! Parabens!!!

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

#13 Mensagem por Alfonsvs » terça mar 13, 2007 11:48 pm

Quando faleceu o meu avô, tinha eu 6 anos, conhecia vários documentos, transmitidos de pais para filhos, que o meu avô me mostrava e que eu muito apreciava. São dezenas de documentos variados, que hoje estão em minha posse, desde escrituras a testamentos, de nomeações a certidões, que contam a história de várias gerações desde 1787, data do mais antigo. O que me atraiu nestes documentos desde criança foi o colorido dos selos fiscais, a caligrafia espectacular e, claro, o facto de se relacionarem com os meus antepassados.

Claro que o tema deste tópico é essencialmente a moeda comemorativa da guerra peninsular que comprei numa feira. O documento serve para embelezar, mas igualmente para comparar o valor facial da moeda com o custo da acção e do documento de 13 folhas: cada uma leva o Imposto do selo de 100 réis e no final três selos fiscais de 100, 20 e 90 reis. O que totaliza 1510 reis.

Imagem

:biggthumpup:
José Matos

Avatar do Utilizador
PedroT
Reinado D.Maria II
Mensagens: 294
Registado: domingo jan 01, 2006 9:03 pm
Localização: Porto
Contacto:

#14 Mensagem por PedroT » domingo abr 08, 2007 8:43 pm

essa moeda é um espectaculo... é uma daquelas que me doi por ainda não ter nenhuma.

Numis
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1803
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

#15 Mensagem por Numis » quarta mai 16, 2007 9:02 pm

Bonita moeda e com essa historia ligada a familia que se fosse minha nao a vendia por preço algum pena nao ter antepassados com estes interesses :rolleyes:
Sérgio Fonseca

Avatar do Utilizador
Fernando C. P. Bravo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1698
Registado: sábado nov 26, 2005 4:17 pm
Localização: Chaves/Portugal

#16 Mensagem por Fernando C. P. Bravo » quinta mai 17, 2007 8:38 am

Os meus parabéns. Deve orgulhar-se desse seu Avô e seguir-lhe os psssos para que os seus netos o venham, daqui a muitos, muitos anos, recordar com aprêço e carinho.
A moeda, o seu enquadramento, portanto, o conjunto é uma beleza. Essa moeda, para mim é uma obra de arte muito bem conseguida pelo gravador em que com objectividade é apresentado o motivo da sua emissão. Quanto aos documentos quero dizer-lhe que eu sigo os passos do deu Avô. Guardo o que posso mas..., há dias, quando pedia a um meu genro para me ajudar a arrumar, numa arrecadação, uma caixa com documentos, com muita franqueza disse-me: muitos papéis tenho que queimar daqui a trinta anos!!! Não me zanguei porque já tenho 73!!!!.
:biggthumpup:
:P Pizarro Bravo
"MISCE VTILE DVLCE"
SAUDAÇÕES NUMISMÁTICAS.

Avatar do Utilizador
mario_numis
Reinado D.António
Mensagens: 922
Registado: quarta dez 27, 2006 3:06 pm
Localização: Vila do Conde
Contacto:

#17 Mensagem por mario_numis » quinta mai 17, 2007 9:12 am

Fernando C. P. Bravo Escreveu:muitos papéis tenho que queimar daqui a trinta anos!!! Não me zanguei porque já tenho 73!!!!.
:biggthumpup:
:P Pizarro Bravo

Caro amigo......... se um dia for confrontado com uma situação semelhante, também vou sorrir, não porque goste da situação, mas pelo exemplo que você me deu de como estar na vida! :claps :claps
Cumprimentos
Mário Santos

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9523
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: D. Manuel II, 500 Reis, Guerra Peninsular

#18 Mensagem por silvio2 » domingo jul 17, 2022 3:37 pm

Deparei-me, por mero acaso, com este interessante Tópico e achei por bem dar-lhe "a merecida visibilidade" para que todos possam apreciar o bonito "quadro" onde é apresentada uma moeda de 500 réis emoldurada por selos fiscais (da época) e a história que está na sua origem. Muito bonito e original, sem dúvida! :clap3:
Parabéns amigo José Matos e obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Manuel II, 500 Reis, Guerra Peninsular

#19 Mensagem por fernanrei » segunda jul 18, 2022 7:46 pm

E fez muito bem caro Sílvio, a moeda é de facto digna de se ver... :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: D. Manuel II, 500 Reis, Guerra Peninsular

#20 Mensagem por Pedro Leg » quarta jul 20, 2022 8:58 am

Achei sobretudo interessante a historia e alguns comentários que se seguiram à publicação do quadro ; entretanto ja passaram alguns anos ; gostava de voltara a ler os mesmos que escreveram aqui em 2007. Sobre a moeda, foi tudo dito, sobre as memorias e a "suite" gostava de ler mais.
Sic transit mundi
Pensamento Livre

Responder

Voltar para “D. Manuel II”