Duvida em leilão.

Para quem precisa de ajuda ou tem sugestões para a melhoria do fórum

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
HugoPatrício
Reinado D.José
Registado: sexta dez 03, 2004 4:40 pm

Duvida em leilão.

#1 Mensagem por HugoPatrício » quinta out 25, 2012 9:53 pm

Boa noite a todos.

Venho por este meio colocar uma questão aos moderadores e ao colega Corllet acerca do ultimo leilão em que participei.
Não sei quem acompanhou este leilão (http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 25&t=83428), mas vou explicar a situação:
No titulo estava descrito que terminava às 20h e no post estava referido 22h.
Eu licitei às 19.59 por pensar que o titulo valia mais que o que estava escrito dentro do post. E porquê? Porque nas regras diz que cada tópico deve ter especificado o seu final no titulo. Já vi inúmeros tópicos serem editados pelos moderadores por não conterem essa informação no titulo.
Além do mais o titulo foi editado já depois da minha licitação.
Contactei um moderador que me disse que a data do titulo é a que vale, contudo gostaria de saber a opinião da restante moderação e dos colegas intervenientes no tópico.

Como tal, agradeço que me esclareçam se ganhei ou não o leilão.

Não quero criar atritos nenhuns, se ganhei ganhei, se perdi paciência! :thumbs:

Cumprimentos

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: Duvida em leilão.

#2 Mensagem por tm1950 » sexta out 26, 2012 9:48 am

Este tópico foi uma trapalhada que não devia ter acontecido.

Face à situação concreta, em minha opinião, colocam-se várias hipóteses de solução:
1ª solução - Atribuir maior importância ao título do tópico.
Neste caso, tratando-se de uma venda, o vencedor seria carlos47, por 180€.

2ª solução – Considerar mais relevante o conteúdo da descrição do tópico e menos o do título.
Neste caso, tratando-se de um leilão, o vencedor seria ruineves, por 203€.
É meu entendimento que esta 2ª solução é a mais adequada, pois creio que:
a. Era intenção do autor do tópico, o vendedor, promover um leilão e não uma venda directa.
b. O primeiro licitante, carlos47, fez uma licitação (“base”) como se de um leilão se tratasse. Os restantes intervenientes no tópico seguiram-lhe os passos, todos licitaram no leilão, pois na venda não faria sentido.

Considerando tratar-se de um leilão, julgo que não deve ser considerada a informação do título.

Uma terceira via, indicada pelo Hugo Patrício, parece-me um tanto rebuscada e enviesada, por isso menos razoável, pois, por um lado, considera o tópico um leilão, mas, por outro lado, vai buscar ao título apenas o que lhe interessa para a sua argumentação – a hora de final de tópico, desprezando que o título também refere que é uma venda. Ora, julgo que se for dada uma maior importância ao título e menos à descrição, o tópico deve ser considerado uma venda e estaremos na 1ª solução acima indicada.

Enfim, estamos perante um caso insólito, mas espero que não será necessária a intervenção do Rei Salomão para que possa ser resolvido.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

HugoPatrício
Reinado D.José
Registado: sexta dez 03, 2004 4:40 pm

Re: Duvida em leilão.

#3 Mensagem por HugoPatrício » sexta out 26, 2012 10:06 am

Boas amigo Celso, a minha interpretação não vai buscar o que me interessa! Coloquei a questão para ser esclarecido, se não ganhei, não ganhei.
Tive dúvidas e coloquei-as a quem de direito, mais nada.
E em relação à edição do tópico que vai contra as regras?
Já agora informo, que 3 moderadores (por PM) acharam que a minha opinião tinha fundamento e que eu tinha razão.
Mas por mim dou este assunto como encerrado, o vendedor que faça como bem entender. Seja qual for a solução encontrada por ele, tem o meu aval e não levantarei qualquer problema.

Cumprimentos e abraço a todos

Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”