Regras desta secção - IMPORTANTE!

Permutas de moedas e notas
Bloqueado
Mensagem
Autor
russinis
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 608
Registado: quarta nov 03, 2004 2:08 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Regras desta secção - IMPORTANTE!

#1 Mensagem por russinis » quarta mar 19, 2008 6:33 pm

No fórum, também é possível efectuar trocas, compras e vendas de objectos coleccionáveis, mediante as regras a seguir descriminadas.
São considerados objectos coleccionáveis os habitualmente considerados associados à Numismática (moedas, medalhas e condecorações, fichas/tokens); aos Papéis de Valor (notas, cédulas, apólices, acções, cheques, lotarias e outros) e à Filatelia. Toda a bibliografia e material acessório de apoio poderão também ser incluídos nestas permutas.
Outros objectos que estejam fora deste leque necessitam de consulta prévia e parecer positivo da moderação.

1. TÓPICO DE VENDAS

1.1. - Todos os membros do Fórum podem abrir Tópicos de Vendas, mediante as seguintes condições:

1.1.1. - Para abrir um Tópico de Vendas os membros do Fórum necessitam de um tempo de registo no Fórum superior a 60 (sessenta) dias e pelo menos 30 (trinta) posts emitidos.

1.1.2. - Cada vendedor só pode ter apenas um Tópico de Vendas em simultâneo.

1.1.3. - Cada Tópico de Vendas deve ter uma duração mínima de 2 (dois) dias e uma máxima de 5 (cinco) dias.

1.1.4. - Num Tópico de Vendas apenas são permitidos posts com licitações ou ordens de compra. Posts que contrariem este propósito serão removidos.
Quaisquer dúvidas sobre os lotes por parte dos potenciais compradores e eventuais esclarecimentos dos vendedores devem ser sempre encaminhadas via MP. As licitações e as ordens de compra são afirmativas, pelo que não poderão ser feitas no condicional. Todas as licitações e ordens de compra feitas no condicional serão consideradas nulas.
Se assim o entender, o vendedor poderá alterar, no post inicial, a descrição de alguns lotes de forma a clarificar situações concretas, bem como acrescentar novos lotes ao tópico, desde que não contrarie o ponto 1.1.7.

1.1.5. - As licitações e as ordens de compra não podem ser editadas e se o forem serão consideradas sem efeito. Em caso de engano, o comprador poderá efectuar nova licitação, num outro post, se assim o entender. Se o licitante pretender anular uma licitação não deve fazê-lo no post em que efectuou a licitação, mas sim num outro post em que poderá justificar a sua pretensão, tendo presente que qualquer licitação é vinculativa.

1.1.6. - Qualquer artigo em venda não pode estar disponível para venda noutro local simultaneamente, nem ser vendido por mensagem privada.

1.1.7. - Não é permitido ao vendedor editar tópicos de vendas e de leilões, nomeadamente adicionando novos lotes, se faltarem menos de 48 (quarenta e oito) horas para o final do tópico.

1.1.8. - O vendedor pode não aceitar licitações de membros do fórum com menos de 15 (quinze) dias de registo, ou menos de 15 (quinze) posts colocados, devendo mencionar este facto no início do tópico.


1.2. - Existem disponíveis no fórum dois tipos de vendas: Venda Directa ou Sistema de Leilão.

1.2.1. - Venda Directa, onde o vendedor deverá colocar o valor pretendido por cada lote e o número de exemplares que coloca em venda.

1.2.2. - Sistema de Leilão, onde o vendedor deverá indicar o valor base de licitação e o incremento mínimo de cada licitação. Se o desejar, o vendedor tem a possibilidade de colocar cada um dos seus leilões com, ou sem, auto-extensão.
Por defeito, considera-se que os leilões não têm auto-extensão.
A licitação vencedora será sempre a mais elevada, desde que dentro do prazo e incremento mínimo estipulados no tópico.

1.2.3. - A auto-extensão funciona do seguinte modo:
(Nos tópicos com mais de um leilão com auto-extensão estes procedimentos aplicam-se individualmente a cada leilão.)

a. - Se não houver licitações nos últimos 3 minutos, o leilão termina.
Ou seja: se o leilão terminar às 23:00 horas e só houver licitações válidas anteriores a 22:57 horas, o leilão termina à hora marcada, nas condições acima referidas.

b. - Se houver licitações válidas às 22:57 horas, ou posteriores a esta hora, o leilão passará a terminar 5 minutos após a última licitação válida.
Por exemplo:
- Se houver uma licitação válida às 22:58 horas, o final do leilão passará a ser às 23:03 horas.

c. - Se houver novas licitações às 23:00 horas, ou posteriores a esta hora, o leilão passará a terminar 5 minutos após a última licitação válida.
Por exemplo:
- Se houver uma nova licitação às 23:00 horas, o novo final do leilão passará a ser às 23:05 horas. Se houver nova licitação às 23:05 não será considerada porque efectuada para além do tempo regulamentar.

d. - Com novas licitações, manter-se-á este sistema de alteração do dia e hora do final do leilão.


1.3. - O entendimento sobre a hora de final da venda/leilão é sempre o mesmo: se o vendedor colocar [23h:30m] no tópico, ou o leilão for prolongado até às [23h:30m] não serão consideradas as licitações efectuadas depois das 23h:30m. A última licitação válida terá de ser registada no máximo até às 23h29m, inclusive.
Como não podia deixar de ser, o relógio que regula o dia e hora de final de tópico é o relógio do fórum, cabendo a cada forista fazer o seu acerto, ou seja fuso: TMG; horário de verão ou horário de inverno.


1.4. - O título do tópico deve obedecer ao seguinte formato:

[Venda] Mensagem [dd/mm hh:mm] nos casos em que há apenas peças em Venda Directa.
[Leilão] Mensagem [dd/mm hh:mm] nos casos em que há apenas peças em Sistema de Leilão.
[Venda/Leilão] Mensagem [dd/mm hh:mm] nos casos em que há peças em Venda directa e Sistema de Leilão.


1.5. - No mesmo tópico poderão existir leilões em cada uma das duas modalidades referidas e ainda no sistema de Venda Directa, devendo o vendedor identificar de forma clara e inequívoca as peças que se encontram num e noutro processo.


1.6. - Não é permitido ao vendedor remover um leilão sem prévio conhecimento de um moderador.


1.7. - Não são permitidas pré-vendas.
Consideram-se "pré-vendas", independentemente da designação utilizada pelos seus promotores, os tópicos que proponham a venda, leilão, inscrição ou reserva para aquisição, de artigos que não estejam na posse ou disponibilidade imediata dos vendedores ou promotores.


2. TÓPICO DE COMPRAS

2.1. - Todos os membros do Fórum podem abrir Tópicos de Compras, mediante as seguintes condições:

2.1.1 - Para abrir um Tópico de Compras os membros do Fórum necessitam de um tempo de registo no Fórum superior a 15 (quinze) dias e pelo menos 15 (quinze) posts emitidos.

2.1.2. - Cada comprador só pode ter apenas um Tópico de Compras em simultâneo.

2.2. - No mesmo tópico podem ser colocados várias peças para comprar. A descrição das peças a comprar deve ser o mais simples e precisa possível. O comprador pode efectuar alterações ao seu post no sentido de clarificar alguma dúvida que surja na descrição inicial.

2.3. - O título do tópico deve obedecer ao seguinte formato:
[Compra] Mensagem [dd/mm hh:mm]

2.4. - Cada tópico deve ter uma duração mínima de 2 (dois) dias e uma máxima de 5 (cinco) dias.

2.5. - As propostas de venda, ou dúvidas relativas ao tópico em causa, por parte de membros interessados, devem ser efectuadas via MP, exclusivamente. Qualquer post do comprador, ou de outro membro do fórum, que surja num Tópico de Compras será removido.


Informação complementar:
1. - A equipa do Fórum de Numismática NUNCA poderá ser responsável por negócios mal decorridos.
2. - Nos casos omissos a Moderação avaliará cada situação em concreto.
3. - É desejável que o vendedor introduza uma, ou mais, imagens do artigo em venda. Se não for o caso, deve referir sempre o estado de conservação.
4. - É desejável que todas as imagens colocadas nos Tópicos de Vendas sejam em thumbnails evitando deste modo tornar o tópico demasiado pesado e desagradável para quem o visita. Em caso de dúvida, consultar este tópico http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 20&t=58660 para colocar imagens dessa forma.
5. - Qualquer transacção deve ser concluída com brevidade.
6. - Embora não seja obrigatório, recomenda-se que seja utilizado o sistema de feedback disponível no Fórum.
7. - Se for detectada alguma irregularidade grave no decorrer dos leilões, vendas, compras ou trocas, o membro poderá sofrer uma expulsão definitiva.
Última edição por russinis em sexta jul 16, 2010 9:33 pm, editado 5 vezes no total.



Bloqueado

Voltar para “Permutas Permanentes”