ALERTA - Carimbo de 500 sobre Cruzado de Évora com Orla Nova

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

Re: ALERTA - Carimbo de 500 sobre Cruzado de Évora com Orla

#31 Mensagem por numismatica_bentes » quarta mar 23, 2011 4:28 pm

Mamma mia !!!

As duas tem até o mesmo boné !!! rs :erofl:

O que mais é necessario para entender que foram "batidas" de um mesmo cunho que inclusive foi aberto já contendo o carimbo ??? :asdf:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#32 Mensagem por MCarvalho » quarta mar 23, 2011 4:47 pm

A moeda é a mesma, não se trata de duas moedas:

Um cunho (falso ou verdadeiro), não deixa impressões iguais, nem fica centrado de forma igual em dois discos diferentes.

Neste caso, trata-se da mesma peça: antes e depois da certificação.

Imagem

Observemos com atenção algumas das impressões de cunhagem: sinais de dupla batida, esmagamento de metal e rachaduras.
Trata-se da mesma moeda, nenhum processo de cunhagem (original ou fraudulento) repetiria essas imperfeições (assumindo, claro, que se trata de uma cunhagem e não de uma moldagem).

Imagem
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#33 Mensagem por RuiFB » quarta mar 23, 2011 4:51 pm

Pois, também fiquei com a impressão do Mário, se é a mesma moeda não vejo porque não possa ser boa.
Gostava de ver mais moedas iguais a esta(iguais mas obviamente diferentes nos ínfimos detalhes).
Última edição por RuiFB em quarta mar 23, 2011 4:55 pm, editado 1 vez no total.

Paulo Mateus
Reinado D.António
Registado: sexta jul 10, 2009 8:58 pm

#34 Mensagem por Paulo Mateus » quarta mar 23, 2011 4:54 pm

Seja por moldagem, cunho ou outra coisa, se é como o Alberto diz, existem mais iguais, que grande artista.
Se esse chinês enviou imagem para o Alberto com a informação adicional que de onde ele adquiriu aquela havia mais iguaizinhas, eu quero uma para mim por $50 USD, esqueci-me de falar disto com o Alberto e por acaso estive pessoalmente com ele anteontem a Jantar em Lisboa. :hammer:

Bem mas aí ainda não tinha visto este leilão que me fez lembrar da moeda. :think:

Mas ainda hei-de de falar com ele sobre o assunto, pois fora de brincadeiras, será que o Alberto não terá acesso a uma moeda dessas que ele refere, nem que fosse para estudo com esses microscópios para ver a cristalização da Prata, etc.
Era importante, pois se isto é assim, o perigo e o nosso receio é cada vez maior das contrafacções.

Última edição por Paulo Mateus em quarta mar 23, 2011 4:57 pm, editado 2 vezes no total.

thiagomandrade
Reinado D.João VI
Registado: sábado mai 17, 2008 4:23 pm

#35 Mensagem por thiagomandrade » quarta mar 23, 2011 4:56 pm

Eu não sabia que os chineses podiam falsificar moedas tão bem assim.
Gostaria de saber que tipo de moedas estão sendo falsificadas. Dinheiros? Ceitis? Vinténs? Bonze, prata, ouro? Alguém saberia me dar alguma informação a respeito, ou algum lugar que possa estudar sobre o assunto?
Thiago Andrade

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#36 Mensagem por RuiFB » quarta mar 23, 2011 4:59 pm

Sinceramente ainda não vi qualquer prova que denuncie a moeda em questão como falsa...
Para já não me parece mais do que duas fotos da mesma moeda, uma foto fora do slab e outra lá dentro.

O próprio chinês diz:
some guys slandered this coin as fake in a website and use my pics befor I sent it to NGC
Pelo que entendi a foto que o Alberto colocou era dele.
Última edição por RuiFB em quarta mar 23, 2011 5:01 pm, editado 1 vez no total.

Luxor
Registado: segunda nov 08, 2004 11:20 am

#37 Mensagem por Luxor » quarta mar 23, 2011 5:00 pm

thiagomandrade Escreveu:(...)Alguém saberia me dar alguma informação a respeito, ou algum lugar que possa estudar sobre o assunto?
Eu diria que aqui é o lugar indicado, quanto mais não seja porque a discussão quanto à (eventual) falsificação desta moeda, em particular, começou nesta nossa casa.
João Fernandes

Luxor
Registado: segunda nov 08, 2004 11:20 am

#38 Mensagem por Luxor » quarta mar 23, 2011 5:07 pm

Há dois pontos que devem ser esclarecidos. O primeiro é referido no post inicial pelo Alberto:
Esta imagem foi enviada por um chinês conhecido que a comprou numa feira em Pequim. Nada espantoso se não fosse o fato de haverem outras iguais de onde esta foi tirada e de ter sido comprada por apenas US$ 50, quando uma moeda destas vale muito mais.
Se havia mais do que uma igual ...

o outro ponto, é saber se o chinês conhecido que o Alberto refere e o que tem a moeda a leilão são a mesma pessoa. Se forem, há lugar a dúvida, senão forem...

Outra coisa, já vos passou pela cabeça que é preciso uma moeda original para o molde, certo? Então, todas as falsificações terão a sua contraparte verdadeira. O que impede que a moeda certificada a leilão não seja a moeda original que serviu para uma série de falsificações?

[Edit] Eu não vejo indícios de que a moeda seja falsa, mas também não os vejo em caso mais grosseiros como as falsificações das moedas de 500 reis :think:
João Fernandes

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#39 Mensagem por MCarvalho » quarta mar 23, 2011 5:21 pm

estudo com esses microscópios para ver a cristalização da Prata, etc.
O caso da cristalização, o fenómeno de separação do prata dos outros metais da liga (sobretudo o cobre), não é visto em moedas com esta idade. Trata-se de um fenómeno muito moroso, à partida, só em moedas com pelo menos 800 a 1000 anos é que começa a notar-se. Ou seja, antes dos séculos XI, X não é fácil encontrar essa característica (em termos pessoais, nem me lembro de ver cristalização da prata em moedas medievais, apenas nas clássicas romanas e gregas).

As tais falsificações dos 500 réis de D. Maria II e etc são diferentes, trata-se cunhagem mecânica, o que, pelo menos para mim, parece-me ser mais simples de copiar.
MCarvalho

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

#40 Mensagem por numismatica_bentes » quarta mar 23, 2011 5:34 pm

MCarvalho Escreveu:A moeda é a mesma, não se trata de duas moedas:

Um cunho (falso ou verdadeiro), não deixa impressões iguais, nem fica centrado de forma igual em dois discos diferentes.

Neste caso, trata-se da mesma peça: antes e depois da certificação.

Imagem

Observemos com atenção algumas das impressões de cunhagem: sinais de dupla batida, esmagamento de metal e rachaduras.
Trata-se da mesma moeda, nenhum processo de cunhagem (original ou fraudulento) repetiria essas imperfeições (assumindo, claro, que se trata de uma cunhagem e não de uma moldagem).

Imagem
Sou obrigado a discordar!!! Se fosse assim, com a tecnologia atual, as moedas em curso seriam diferentes. Porém não é assim !!! Pegando moedas de um mesmo lote, dificilmente iremos notar qualquer diferença entre elas.

Mesmo assim, não estou de acordo com a afirmação que os detalhes grafados sejam exatamente iguais. Acredito que sejam moedas diferentes e que lotes delas estejam sendo fabricados em um processo industrializado.

Bloqueado

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”