As duas tem até o mesmo boné !!! rs

O que mais é necessario para entender que foram "batidas" de um mesmo cunho que inclusive foi aberto já contendo o carimbo ???

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra
Pelo que entendi a foto que o Alberto colocou era dele.some guys slandered this coin as fake in a website and use my pics befor I sent it to NGC
Eu diria que aqui é o lugar indicado, quanto mais não seja porque a discussão quanto à (eventual) falsificação desta moeda, em particular, começou nesta nossa casa.thiagomandrade Escreveu:(...)Alguém saberia me dar alguma informação a respeito, ou algum lugar que possa estudar sobre o assunto?
Se havia mais do que uma igual ...Esta imagem foi enviada por um chinês conhecido que a comprou numa feira em Pequim. Nada espantoso se não fosse o fato de haverem outras iguais de onde esta foi tirada e de ter sido comprada por apenas US$ 50, quando uma moeda destas vale muito mais.
O caso da cristalização, o fenómeno de separação do prata dos outros metais da liga (sobretudo o cobre), não é visto em moedas com esta idade. Trata-se de um fenómeno muito moroso, à partida, só em moedas com pelo menos 800 a 1000 anos é que começa a notar-se. Ou seja, antes dos séculos XI, X não é fácil encontrar essa característica (em termos pessoais, nem me lembro de ver cristalização da prata em moedas medievais, apenas nas clássicas romanas e gregas).estudo com esses microscópios para ver a cristalização da Prata, etc.
Sou obrigado a discordar!!! Se fosse assim, com a tecnologia atual, as moedas em curso seriam diferentes. Porém não é assim !!! Pegando moedas de um mesmo lote, dificilmente iremos notar qualquer diferença entre elas.MCarvalho Escreveu:A moeda é a mesma, não se trata de duas moedas:
Um cunho (falso ou verdadeiro), não deixa impressões iguais, nem fica centrado de forma igual em dois discos diferentes.
Neste caso, trata-se da mesma peça: antes e depois da certificação.
![]()
Observemos com atenção algumas das impressões de cunhagem: sinais de dupla batida, esmagamento de metal e rachaduras.
Trata-se da mesma moeda, nenhum processo de cunhagem (original ou fraudulento) repetiria essas imperfeições (assumindo, claro, que se trata de uma cunhagem e não de uma moldagem).