Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta nov 21, 2018 1:08 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ajuda 1º Dinastia - SANCHO II?
MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 2:22 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm
Peço a ajuda dos colegas na identificação desta moeda pois ando um pouco às "aranhas" :rotate: Obrigado!

Pesa 0,94g

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 4:58 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Uma das coisas que me intrigam é os cravos serem do tamanho dos braços da cruz, o que me levava a crer poder tratar-se de uma mealha... mas o peso não é correspondente a tal... Poderá até ser uma moeda do reinado de Sancho I? As informações que tenho pesquisado e lido tornam-se cada vez mas dubias e já não sei o que fazer :1zhelp:

MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 5:18 pm 
Ligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Este tema já foi debatido aqui várias vezes. O grande problema é que as novas edições do AG mantêm a divisão entre mealhas e dinheiros, quando na realidade, já ninguém no mundo na numismática científica faz essa distinção, aliás, seria impossível distinguir duas coisas praticamente iguais a olho nu.

Portanto, ou serão todas mealhas, ou serão todas dinheiros.

Quanto à atribuição de reinado, há uma leitura um pouco mais recente, de Mário Gomes Marques, que apontam para D. Sancho II, mas é baseado apenas em argumentação circunstancial muito discutível sobre a concentração de prata de alguns exemplares estudados.

MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 5:31 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Então, primeiramente, posso classifica-la à partida como dinheiro? O anverso corresponderá aos 5 triangulos?

MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 5:43 pm 
Ligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Sim, normalmente estas moedas são apresentadas com as quinas no anverso e a cruz no reverso.
Pessoalmente também considero como sendo um dinheiro.

MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 6:00 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Muito obrigado pela pronta ajuda!
Relativamente à classificação do reinado é que me acho perdido agora pois pelo que tenho pesquisado e lido a questão é váriavel.

MensagemEnviado: sábado jun 15, 2013 7:08 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: sábado mar 30, 2013 1:45 pm
Bem eu como vendi a moeda vou dar uma opinião.

A moeda é de D. Sancho I, disso tenho a certeza. Contudo até podem vir mais 500 entendidos em moedas, dizer que são de outro rei qualquer que isso pouco ou nada me diz.

Contudo gostaria de deixar aqui uma frase que o meu pai costumava usar, no que diz respeito a estes novos entendidos. "eles só têm a mania que percebem, mas eu também não vou ensina-los".

MensagemEnviado: domingo jun 16, 2013 12:06 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

A dúvida surgiu realmente pela classificção do AG... Para mim estou esclaecido :thumbupleft: mas já agora o colega Ed_Gein poderia também partilhar com todos os seus ensinamentos. Alias acho que é para isso que aqui estamos todos neste espaço :green:

Uma vez mais, Obrigado!

MensagemEnviado: domingo jun 16, 2013 12:42 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: sábado mar 30, 2013 1:45 pm
Caro amigo DMoura,

Já tentei por várias vezes dizer o que sei, não para me armar em esperto, mas sim para ensinar e também aprender com algumas das pessoas que têm certamente um conhecimento maior do que o meu. Contudo e não sei porquê, aparece sempre alguém a desdizer o que digo e esse individuo está sempre certo e eu errado.

Em muitas outras ocasiões apenas me ignoram, como se eu fosse algum animal repugnante. E em outras circunstancias, quando eu digo o que é certo, todos se calam, como por exemplo, num revolver que aqui um forista colocou, todos falaram e quando eu disse o que realmente era, ninguém disse mais nada, talvez por alguns deles só terem dito baboseiras, mas de armas, calibres, explosivos etc. aqui sei mais que todos os foristas juntos e deve ser por isso que há aí muita gente pedindo a Deus que eu me vá embora outra vez, e certamente que não são da classe trabalhadora e gente honesta.

Aproveito para dizer também, que há aqui umas quantas pessoas que têm enviado MP para outros foristas, apenas com o intuito de denegrir a minha imagem, ou seja, a imagem de uma pessoa que nem sequer conhecem, já para não falar dos que me têm enviado MP meias parvas, pensando que estão por detrás de um computador ou com um Smartphone e eu não sei exactamente onde eles estão, afinal de contas não é assim tão difícil, está online e é gratuito.

Eu como disse ao Sr. Celso uma vez, apenas estou aqui porque gosto de numismática, não para causar quezílias ou ofender quem quer que seja.

Um abraço
Mário

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: