A marca de água nas notas de Escudo

Estados de conservação, artigos, apontamentos, dúvidas e outros assuntos sobre a notafilia

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

A marca de água nas notas de Escudo

#1 Mensagem por tm1950 » quarta fev 11, 2009 6:24 pm

Um membro do fórum alertou-me para o facto de haver diferenças na marca das notas de Escudo.

Confesso que nunca tinha verificado tal facto, nem tenho conhecimento que este assunto tenha sido alvo de alguma referência por pequena que fosse. A documentação que conheço também nada refere.

Como colecciono por assinaturas as datas de 1917 e 1920 desta chapa, pude comparar as diferentes notas destas datas e apenas uma nota datada de 1918.
Desta amostragem pude observar o seguinte:
1. As notas têm uma marca de água igual, ou muito semelhante, dentro de cada data.
2. Existem diferenças na marca de água entre as diversas datas, sendo que são menos sensíveis nas notas datadas de 1917 e 1918 e mais significativas entre estas duas datas e a marca de água das notas de 1920.

Faço notar que é normal e aceitável haver diferenças na localização da marca de água na nota. O que está em causa é apenas a forma e não a posição da marca de água.

Aqui deixo as imagens da marca de água das três notas.
Agradeço comentários e alguma informação que possa complementar esta, eventualmente acompanhada de imagens.

Imagem
Última edição por tm1950 em quarta fev 04, 2015 12:51 pm, editado 1 vez no total.

Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

zefer44
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm

Re: A marca de água nas notas de Escudo

#2 Mensagem por zefer44 » quarta fev 11, 2009 7:11 pm

Eu nunca daria pela diferença. Mas de facto, analisando com atenção, dá para ver, uma substancial diferença no desenho da marca de água, especialmente entre a terceira e as outras duas.
Entre outras coisas, são também estes pequenos pormenores, de observação, que servem para marcar a destrinça entre um perito e um "curioso".
Neste caso, eu "curioso" me confesso. :green:

Horácio Ferreira
Horácio Ferreira

La cuna del hombre la mecen con cuentos

DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!

Responder

Voltar para “Assuntos didácticos”