Assinaturas e colecção dos anos 90's

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa

Moderadores: José Duarte, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
jmmc0804
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo set 24, 2017 1:27 pm

Assinaturas e colecção dos anos 90's

#1 Mensagem por jmmc0804 » segunda mai 21, 2018 9:13 am

Bom dia,

Este fim de semana ao remexer o sótão fui dar com 2 coisas que me trazem à memória bons momentos vividos no passado!

Um deles foi um dos meus estudos das assinaturas da notas portuguesas, uma das versões nos anos 90's e que deixo aqui algumas fotos.

Outra delas é uma lista de uma das colecções que comprei no inicio de 1997, como os preços eram diferentes! Mas foi uma colecção algo importante para complementar a minha colecção ainda que com muitas falhas pois como fazia colecção por assinaturas, das notas chapas 1 e 2 ainda me faltavam muitas mas para consolo tinha muitas outras da monarquia e de bancos particulares também.

Vou tentar também deixar algumas fotos.

Preços ainda em escudos.

Boas colecções
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

jmmc0804

Re: Assinaturas e colecção dos anos 90's

#2 Mensagem por jmmc0804 » segunda mai 21, 2018 9:14 am

Mais fotos

jmmc0804

#3 Mensagem por jmmc0804 » segunda mai 21, 2018 9:14 am

Mais fotos

RubenGMelo
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#4 Mensagem por RubenGMelo » segunda mai 21, 2018 9:48 am

Outros tempos, em que tínhamos que andar com os papeis atrás! Hoje em dia as tecnologias possibilitam outra forma de fazer as coisas!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

jmmc0804

#5 Mensagem por jmmc0804 » segunda mai 21, 2018 10:13 am

É mesmo verdade,

Estou-me a ver umas vezes com papéis e outras vezes com o computador a ir a feiras mas principalmente a leilões só para ver, analisar, estudar e registar algumas assinaturas de notas, pois na altura nada era conhecido, nem o livro das assinaturas emitido pelo Banco de Portugal existia!

Era ler decretos e mais decretos leis para tentar conhecer e perceber algumas assinaturas, principalmente no que toca a notas das colónias portuguesas.

E esse é que foi o motivo porque parei com o estudo, pois se nas notas de Portugal (Republica) é relativamente fácil esse estudo no que toca ás notas da Monarquia e das colónias é muito mais complexo e acabei por encostar tudo a um canto!

Mas não dei o meu tempo como perdido, uma vez que foi algo que me deu muito prazer fazer.

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#6 Mensagem por tm1950 » segunda mai 21, 2018 9:18 pm

Realmente, podemos dizer que a notafilia portuguesa viveu em perfeito obscurantismo até ao aparecimento de "O Papel Moeda em Portugal", 1ª edição de 1985. A 2ª edição desta magnífica obra, editada pelo BdP em 1997, ajudou a abrir mais horizontes porque permitiu que a informação chegasse a mais pessoas.
O livro "Assinaturas das Notas do Banco de Portugal", também editado pelo BdP, em 1999, foi um contributo importante, pese embora algumas falhas e omissões. As assinaturas aqui apresentadas no tópico foram digitalizadas desta obra.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Notas Portuguesas”