Adquiri recentemente um conjunto de notas políticas que terão sido produzidas pela FLAMA (Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira) pelos anos de 1975/77.
Trata-se de sete exemplares, em Zarcos, com os valores nominais de 1, 5, 10, 50, 100, 500 e 1.000.
A impressão foi feita em papel couché possivelmente numa estamparia dos USA. A utilização deste tipo de papel não é nada habitual na produção de notas. É curioso também assinalar que as notas não apresentam série nem numeração.
Em conversa com Narsélio Pereira tive conhecimento da existência de notas do Banco de Portugal, na altura em circulação, a que foi aposta uma sobrecarga da FLAMA. Estas notas foram normalmente recolhidas pelos Bancos e retiradas de circulação. Eu nunca vi nenhuma, nem sabia da sua existência.
O semanário “Expresso”, de 25Abr2008, na sua revista, faz uma reportagem alargada e bem conseguida sobre as actividades da FLAMA na Região. Infelizmente nessa reportagem não foi feita qualquer alusão a estas notas, nem aos carimbos, mas é apresentada a imagem de um exemplar de 20$00 Ch7 1964 Santo António com o referido carimbo.














