20$00 - Chapa 6A - Provas de impressão

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

20$00 - Chapa 6A - Provas de impressão

#1 Mensagem por tm1950 » quarta abr 28, 2010 10:20 pm

Estas Provas de Impressão terão pertencido aos arquivos da firma estampadora Bradbury, Wilkinson & Co Ltd.

Seguindo o texto da obra "O Papel Moeda em portugal" vamos ver as fases que constituíram a impressão da nota.
A frente tem duas estampagens em calcografia: uma, a verde-escuro, engloba a moldura rectangular com trabalho de torno geométrico em linha branca e linha preta; a Chapa, e as palavras “Vinte Escudos” e “Ouro”, em letras estriadas,

Imagem

e a outra, a violeta, contém um retrato de D. António Luís de Menezes, arabescos e o dístico “Banco de Portugal”, também em letras estriadas.

Imagem

O fundo da frente, em “offset”, é constituído por um desenho numismático, impresso em faixas íris, que ocupa as margens da nota, e um trabalho de duplex policromo na zona central.
No fundo do verso, impresso em “offset”, o desenho numismático que se estende pelas margens, o duplex da zona central e os arabescos que o envolvem são rigorosamente iguais aos da frente da nota e nas mesmas cores.

Imagem

Imagem

Imagem

O verso tem uma estampagem calcográfica, a violeta, de composição semelhante à da Chapa 6: duas janelas unidas por barras, com trabalho de guilhoché em linha branca. O emblema do Banco, na janela esquerda, está rodeado por uma gravura numismática, em que se lê duas vezes o dístico “Banco de Portugal” e o número “20”.

Imagem

A nota:

Imagem

Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

valdemar1959
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo ago 09, 2009 5:28 pm

#2 Mensagem por valdemar1959 » quarta abr 28, 2010 11:02 pm

Muito bonito e interessante migo celso. Obrigado por partilhar a sua sabedoria, e as imagens desses magnificos exemplares! :D

Um abraço, :green:
Valdemar Pereira

As minhas Vendas! viewtopic.php?f=25&t=117756

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

#3 Mensagem por SANCHO » sexta abr 30, 2010 8:02 pm

Caro Celso,
Gostava de ter a sua opinião sobre estas:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

tm1950

#4 Mensagem por tm1950 » sexta abr 30, 2010 8:29 pm

Neste caso, e na hipótese de serem mesmo provas de impressão, haveria uma poupança de uma chapa na impressão da frente da nota. Com um forte inconveniente que era o facto de a figura de D. António de Menezes sair na mesma cor verde.
Nesta hipótese, este modelo não teria sido aprovado.
O que me parece mais razoável, e numa segunda hipótese, é serem o resultado de experiências de sobreposição das duas chapas da frente. Ou seja, na frente da nota foi impressa a primeira chapa e depois, no mesmo papel, foi impressa a segunda chapa com a mesma cor, apenas com o objectivo de avaliar como interagiam entre si as duas chapas, depois de impressas.
A impressão da chapa do verso da nota está igual, existe apenas alguma diferença de tonalidade.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

SANCHO
Reinado D.Afonso III

#5 Mensagem por SANCHO » sexta abr 30, 2010 10:17 pm

Acredito nessa hipótese.
As numerações são seguidas,deve querer dizer qualquer coisa.
Esta nota tem para mim um significado muito especial.
Foi a minha semanada durante muito tempo.

tm1950

#6 Mensagem por tm1950 » sexta abr 30, 2010 10:35 pm

É interessante verificar que as provas da impressão calcográfica foram feitas em papel normal, como habitualmente. Tanto as suas como as minhas.
As provas dos fundos, nesta chapa, foram feitas em papel oficial da nota pois o papel é bom, tem marca de água e foi impresso em ambos os lados.
Esta nota nos anos sessenta eram uma boa semanada! :D
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

SANCHO
Reinado D.Afonso III

#7 Mensagem por SANCHO » sexta abr 30, 2010 10:53 pm

Outra dúvida que tenho é porque razão alguém colou as duas unifaces,mesmo de dimensão diferente.
Quanto à semanada não tinha razão de queixa.Ainda por cima nessa altura só se saia à noite ao Sabado.

tm1950

Re:

#8 Mensagem por tm1950 » sexta abr 30, 2010 11:07 pm

SANCHO Escreveu:Outra dúvida que tenho é porque razão alguém colou as duas unifaces,mesmo de dimensão diferente.
Quanto à semanada não tinha razão de queixa.Ainda por cima nessa altura só se saia à noite ao Sabado.
Ao ver as imagens, fiquei com a ideia que as unifaces estariam coladas, mas esqueci-me de lhe pedir para confirmar. Parece ser de origem.
Na hipótese que ventilámos em cima, o verso não teria muito interesse nesta fase e talvez por isso colaram as duas dando maior proximidade e autenticidade à futura nota. :think:
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

valdemar1959
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo ago 09, 2009 5:28 pm

#9 Mensagem por valdemar1959 » sábado mai 01, 2010 5:50 pm

Fica aqui mais uma do nosso Marquês de Pombal, pertence ao nosso conterranio que está em Toronto António Cruz ( Numisnota )

Imagem
By valdemarpereira at 2010-05-01

Imagem
By valdemarpereira at 2010-05-01

Um abraço, :green:
Última edição por valdemar1959 em sábado mai 01, 2010 6:30 pm, editado 3 vezes no total.
Valdemar Pereira

As minhas Vendas! viewtopic.php?f=25&t=117756

tm1950

#10 Mensagem por tm1950 » sábado mai 01, 2010 6:59 pm

O amigo António Cruz tem aqui uma preciosidade. É claro que o óptimo seria ter tudo, mas já são datas recuadas o que dificulta o seu aparecimento.
Esta nota foi impressa com recurso apenas a uma chapa calcográfica na frente e outra no verso. Esta prova de impressão é a da chapa da frente e contemplava todos os motivos pricipais.
Como o papel não é especial, e apesar da estampagem ser do tipo calcográfico, notam-se as marcas da estampagem no verso.
António Cruz é um grande apreciador da notafilia portuguesa. Muito meticuloso e sabedor nas suas análises sobre a notafilia, tem peças magníficas na sua colecção. :green:
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Notas Portuguesas”