Como é de conhecimento, ou não, dos coleccionadores de Notas, Moçambique emitiu em 1975, ano da sua independência, uma série de 5 Notas com os valores faciais de 5, 10, 20, 50 e 100 Meticas (Catálogo Pick nº 120, 121, 122, 123 e 124). Essas notas nunca chegaram a circular, havendo informações que teriam sido destruidas na fábrica, a inglesa Thomas de la Rue. Entre 1975 e 1980 circularam em Moçambique notas coloniais de 50, 100, 500 e 1000 Escudos, com a sobrecerga "Banco de Moçambique". Em 16 de Junho de 1980 entraram em circulação as novas notas, com 4 valores: 50, 100, 500 e 1.000 Meticais.
A série de 1975 sempre esteve envolvida em mistério, ando a investigar já à bastantes anos, entrevistei vários antigos dirigentes do Banco de Moçambique, membros do governo e outros, mas ningém me soube dizer nada. Uns por puro desconhecimento, outros por acharem que era "segredo de Estado". A verdade é que eu só soube da existência dessas notas pelo Catálogo Pick, e até pensei que fossem notas fantasia, pois nunca em nenhum outro livro, revista ou site especializado encontrei alguma imagem dessas notas.
Finalmente, à dias apareceu-me um jovem com uma nota toda maltratada, dizento que havia pertencido a seu pai, e qual não é o meu espanto quando vejo uma nota de 100 Meticas, série 1975!!!...
Uma qualidade muito boa, Marca d'água com a imagem de Samora Machel, duas assinaturas, do "Governador do Banco de Moçambique", Alberto Cassimo, que foi mesmo o 1º Governador, mas que já faleceu, e do "Ministro da Coordenação Económica", Mário da Graça Machungo, que já foi 1º Ministro e que hoje é PCA do Millenium BIM, filial Moçambicana do Millenium BCP.
Tendo conversado com o jovem, disse-me que a nota tinha sido do seu pai, antigo guerrilheiro da Frelimo, dos primeiros a entrar em Lourenço Marques, um pouco antes da Independência, em 25 de Junho de 1975.
Teriam sido notas mandadas fabricar pela Frelimo após os Acordos de Setembro de 1974, que acertaram a data para a Independência, e que foram entregues aos primeiros membros da Frelimo que entraram em Lourenço Marques, para substituirem as notas de Escudo? Se as notas foram destruidas, como aparece este exemplar? Está bastante maltratado, mas não por uso, pois nunca chegou a circular e isso eu garanto pois participei nas brigadas que em 1980 procederam à troca dos Escudos pelos Meticais, e nunca me apareceu nada daquilo. São perguntas que continuam sem resposta. Se algum dos membros do Fórum sbe algo mais, por favor diga alguma coisa.
Entretanto, e em 1ª mão, a imagem da Nota de 100 Meticas 1975, que mesmo assim maltratada, já é uma das jóias da minha colecção!!!...
Imagem e informação facultada pelo colega Zimpeto!
Qualquer comentário em relação à nota, utilizem o respectivo link:
http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?t=10735