Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta dez 19, 2018 12:43 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: AÇORES - GP coroado de 1887 (I)
MensagemEnviado: terça jan 20, 2009 9:12 pm 
Desligado
Reinado D.João II

Registado: domingo jun 10, 2007 10:18 pm
Caros amigos,

Tenho em mente colocar dois ou três diferentes tópicos sobre o carimbo GP dos Açores, com a finalidade de lhe dar mais visibilidade e consequentemente maior conhecimento, de tal forma que possamos ter mais ou menos ideia do que é bom ou mau.

Tenho um amigo que diz; - em história uma metade é realidade e a outra metade é invenção. Talvez seja assim, mas também acredito que com o pequeno contributo de muitos podemos chegar a grandes conclusões.

Neste primeiro tópico gostaria de tratar o tema: - quais os carimbos que podemos considerar autênticos?

Não será uma pergunta fácil de responder, mas permitam-me que vos diga o que penso sobre o assunto. Entendo que, tratando-se de um carimbo “moderno”, será de desenho equilibrado e de fino acabamento, tal como descreve-o António Miguel Forjaz Trigueiros na Gaceta Numismática:

Imagem

Francisco Ernesto de Oliveira Martins no seu livro “PECUNIA INSULANA - Memória Histórica da Moeda Açoriana”, julgo com base em Batalha Reis, escreveu o seguinte:

"Pelo ofício da Casa da Moeda de Lisboa de 4 de Abril de 1887 se remetiam as respectivas bigornas, martelos e punções cuja recepção foi acusada em 19 de Maio pela Repartição da Fazenda de Angra do Heroísmo de <um caixote contendo 13 bigornas, 13 martelos, um maço e 95 (Batalha Reis menciona 65) punções>. O que foi acompanhado da necessária instruções do primeiro gravador Frederico Augusto de Campos da forma de como se deveria proceder a esse puncionamento.

Existem três cunhos levemente diferentes, assim caracterizados:
1º - coroa com florões encimado pela Cruz;
2º - coroa com florões em trevo encimado pela esfera;
3º - coroa sem florões encimada pela esfera."

O primeiro carimbo será aquele que todos conhecemos e quase ninguém tem dúvidas da sua autenticidade, e os outros dois?
Tratar-se-ão de cunhos fabricados localmente para superar a falta de cunhos originais devido ao natural desgaste ou terem-se partido?

Quanto aos outros dois carimbos, são as imagens possiveis, fica-nos a dúvida da sua autenticidade. Esperamos comentários e imagens.

1º tipo - Coroa com florões encimado pela Cruz
Imagem

2º tipo - Coroa com florões em trevo encimado pela esfera
Imagem

3º tipo - Coroa sem florões encimada pela esfera
Imagem

Cumprimentos,
M. Rodrigues

(continua)

Última edição por insvlano em terça nov 16, 2010 11:19 pm, editado 7 vezes no total.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 21, 2009 1:35 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Muito bom caro insulano! Acho que isso depois pode ser fundido num tópico único depois, e colocado num inamovível!
Vai ficar muito interessante!

Quanto aos carimbos, se passassem na minha frente só pegaria o primeiro, com certeza.

Diga-me: Existe alguma referÊncia antiga a respeito dos outros dois?
Parecem muito rústicos para uma gravação oficial, pode ser falsificação de época, aí não deixaria de ser interessante, mas será que não são carimbos posteriormente criados para enganar?

Assunto da Mensagem: açores
MensagemEnviado: quarta jan 21, 2009 4:47 pm 
Desligado
Reinado D.João II

doliveirarod Escreveu:
Diga-me: Existe alguma referÊncia antiga a respeito dos outros dois?

O grande problema é exactamente esse, falta de documentação.

Não tenho a certeza, porque não conheço a sua obra, mas parece-me que a descrição das três variantes é uma citação de Batalha Reis. Agradeço qualquer informação que possam dar, deste autor ou outros, sobre o assunto.

Eu, como a maioria das pessoas, não tenho dúvidas da autenticidade do carimbo do primeiro tipo, mas mesmo assim é preciso cuidado, porque dentro do mesmo estilo há carimbos duvidosos/falsos.

Actualmente, uma grande parte de nós faz as suas aquisições através da internet e, muitas vezes, as imagens não são suficientemente elucidativas. Para superar essa dificuldade, por vezes recorro a um expediente, onde o vendedor pode dar uma ideia da qualidade do carimbo por comparação com as minhas imagens, que disponibilizo aos interessados.

Devo dizer que considero de autenticidade duvidosa os carimbos do primeiro grupo de imagens, A a D.

Imagem

Imagem

Cumprimentos,
M. Rodrigues

Última edição por insvlano em terça nov 16, 2010 11:29 pm, editado 2 vezes no total.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 11, 2009 4:02 am 
Desligado

Insulano, o "C" não poderia ser uma falsificação de cunho obtida por fundição?
Pergunto pelo aspecto empastado que tem.

MensagemEnviado: quarta fev 11, 2009 3:40 pm 
Desligado
Reinado D.João II

Olá,
As imagens dos dois grupos de carimbos foram um aparte ao tema que está a ser tratado.
De qualquer forma eu deveria ter sido mais explicito, pelo que reeditei aquele assunto.
Qualquer dia colocarei mais um tópico sobre os carimbos GP.
Cumprimentos,
M. Rodrigues

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 07, 2009 4:14 am 
Desligado

Aqui minha pequena contribuição a esse estudo, um carimbo GP que considero autêntico (aquisição recente), sobre um 2 reales 1788-M, Carlos III:

Imagem

Imagem

Estilo correto, simetria na coroa, rachadura da batida, letras Ok.
:green:

Assunto da Mensagem: Re:
MensagemEnviado: terça abr 07, 2009 9:03 pm 
Desligado
Reinado D.João II

doliveirarod Escreveu:
...carimbo GP que considero autêntico (aquisição recente), sobre um 2 reales 1788-M, Carlos III:

Realmente parece um bom GP coroado.

Fico intrigado com mais essa fenda/corte na zona do carimbo, que nos leva a pensar um resultado do puncionamento.

Ao contrário do bronze, a prata é um metal macio e isso não deveria acontecer, acho estranho essa situação. É um assunto que já foi colocado anteriormente: viewtopic.php?f=4&t=27011

Esta moeda é uma aquisição recente e como podem verificar, a batida do carimbo não provocou rebentamento do metal.

Imagem

Cumprimentos,
M. Rodrigues

Última edição por insvlano em domingo dez 30, 2012 4:32 pm, editado 1 vez no total.

Assunto da Mensagem: Re:
MensagemEnviado: segunda mai 14, 2012 12:30 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: domingo mar 25, 2012 11:22 pm
doliveirarod Escreveu:
Insulano, o "C" não poderia ser uma falsificação de cunho obtida por fundição?
Pergunto pelo aspecto empastado que tem.

Oliveira, se possível, esclareça-me por favor. Como seria obtido um cunho por fundição? Pergunto porque tenho um carimbo dos Açores num 960 réis de 1820 que em tudo me parece corretíssimo. Entretanto tem o fundo ligeiramente rugoso como este da imagem B acima.
[]s, Lobo.

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2012 3:11 am 
Desligado
Reinado D.João II

Amigo Lobo,

Com moldagens é possível copiar tudo, que o digam os falsários. Num carimbo copiado, embora tenha aspecto idêntico ao original, o cunho perdeu qualidade.

Um carimbo com o campo granulado, a coroa e letras esbatidas e com algumas irregularidades é uma boa indicação para um possível punção copiado por fundição, portanto duvidoso.

Não sendo regra, também um carimbo mau em moeda igualmente de má qualidade, pode ser mais um factor para questionarmos a autenticidade.

O que podemos afirmar é que o GP coroado é raro e se os preços não estão muito a condizer, será possivelmente pela quantidade de carimbos duvidosos/falsos que continuam a aparecer com alguma frequência no mercado numismático, dando, erradamente, a ideia que não são assim tão raros.

Quanto ao carimbo da sua moeda, nada melhor que uma imagem e, assim, poderíamos fazer uma melhor avaliação da sua autenticidade.

Cumprimentos,
M. Rodrigues

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2012 2:33 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: domingo mar 25, 2012 11:22 pm
Oi Insvlano. A minha dúvida é; dado o baixo ponto de fusão da prata, como sacar de uma moeda deste material uma punção copiada por fundição? A punção não teria de ser de um material mais duro, cujo ponto de fusão fosse superior ao da prata? Fico imaginando que ao derramar tal material em fusão sobre a moeda de prata tudo ( ou parte ) se fundiria, resultando daí uma maçaroca. Não?
Abraços, Lobo.
Ps. Tinha aquí uma Leica, mas o meu caçulinha deu cabo dela.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal