Pataco de 1847 ?

Moedas cunhadas desde D.Pedro P.Regente até D.Manuel II

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
ml
Reinado D.Maria I
Registado: domingo mai 07, 2006 8:55 pm

Pataco de 1847 ?

#1 Mensagem por ml » sexta jun 02, 2006 8:49 pm

Caros Foristas :

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este pataco de 1847.

Tem um diametro de 35, peso de 19,30 e eixo vertical.

Imagem Imagem Imagem

Obrigado e saudações

ml

jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#2 Mensagem por jcunha » sábado jun 03, 2006 12:52 pm

Pena a pancada no anverso às 8 horas (4 horas no reverso). É impressão minha ou o reverso está em muito melhor estado que o anverso?? :help: De qualquer modo: bonita moeda, parabéns!! :biggthumpup:
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Luxor
Registado: segunda nov 08, 2004 11:20 am

#3 Mensagem por Luxor » sábado jun 03, 2006 3:10 pm

Eu nunca sei o que dizer quando vejo uma moeda destas. Aparentemente sofreu alguma corrosão no reverso e tem um defeito de disco (falta de metal), mais visível no anverso. Fora isso está nova. Uma verdadeira beleza, e ainda por cima sem carimbo.

:biggthumpup:
João Fernandes

DanielPinheiro
Reinado D.António
Registado: quinta nov 11, 2004 7:40 pm

#4 Mensagem por DanielPinheiro » sábado jun 03, 2006 7:59 pm

Nova não diria mas é uma moeda muito dificil de aparecer nesse estado e vale bem já um numero com 3 digitos !

Excelente moedinha, ainda mais por ser um pataco

dinastia
Sou só um euro caloiro
Registado: sábado jun 03, 2006 10:07 pm

#5 Mensagem por dinastia » sábado jun 03, 2006 10:14 pm

Essa moeda é controversa!
Como não tem o peso médio dos patacos, podemos considerar uma falsificação.
Entretanto pouco conhecemos das cunhagens desse periodo tambem bastante controverso.
Será fundida?
Precisamos de mais opiniões.
Dinastia

Alfonsvs
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#6 Mensagem por Alfonsvs » domingo jun 04, 2006 8:31 pm

O Pataco é uma moeda que sofreu a cobiça dos falsificadores, pois devido à variação da sua liga e do seu peso, encorajava a ser fundida e moldada na areia.
Esta apresentada pelo amigo ml poderia pertencer às que foram fundidas, em que se notam alguns traços mais grossos na legenda do anverso como o N de REGINA e a pouca nitidez da cruz sobre a coroa, mas as falsas costumam ser mais toscas que esta. Se naquela época era difícil distinguir as falsas das verdadeiras, hoje também o é!
O peso e a espessura não me parecem exclusivos deste pataco pois já vi algumas assim. É mais importante reparar no aspecto poroso, que denunciaria a fundição.
Apresento também para comparação uma das 678 que escaparam ao carimbo G.C.P.
ImagemImagem
José Matos

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#7 Mensagem por MCarvalho » segunda jun 05, 2006 10:45 am

Exactamente, chegaram imensos patacos feitos em Espanha.

O facto de não ter o carimbo também é significativo, apenas 678 patacos ficaram sem carimbo em 1847, se todos eles chegaram até aos nossos dias, são raridades.
MCarvalho

PBarbot
Reinado D.Filipe I
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm

#8 Mensagem por PBarbot » segunda jun 05, 2006 1:48 pm

O facto de não ter o carimbo também é significativo, apenas 678 patacos ficaram sem carimbo em 1847, se todos eles chegaram até aos nossos dias, são raridades.
Não sei se será bem assim.:)
Parece-me que esse numero é o que faltaria por o carimbo, sabendo o numero de Patacos cunhados. Se existirem (e existem) patacos de outras datas com o carimbo "GCP", esse numero tende a aumentar. Não deverá aumentar muito mais, mas sempre é um bocadinho mais.:)

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#9 Mensagem por MCarvalho » segunda jun 05, 2006 3:58 pm

Se existirem (e existem) patacos de outras datas com o carimbo "GCP", esse numero tende a aumentar
Seguindo essa lógica isso é verdade, mas eu tenho muitas dúvidas quanto aos carimbos CGP em patacos doutras datas.

Segundo os documentos, foram feitos 8 carimbos apenas (o processo de recolha e marcação dos patacos foi decretado a 23 de Julho e terminou a 18 de Agosto, pouco tempo). Hoje em dia encontram-se na Casa da Moeda 7 carimbos, portanto há 1 que se perdeu...

De notar que a 23 de Julho ainda nem sequer existiam os carimbos, é preciso descontar por isso o tempo que demorou a fazê-los
MCarvalho

Laulo
Reinado D.Sancho II
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm

#10 Mensagem por Laulo » segunda jun 05, 2006 4:19 pm

Clarificando um pouco mais, diz o autor de um trabalho feito sobre os patacos carimbados - não nos deve surprender, que naquela época, particulares dispusessem em suas casas, de utensílios para cunhar moeda , dando o exemplo de que 5 anos antes falsificava-se em Portugal dinheiro brasileiro em quantidade, tendo o próprio governo do Brasil levantado problemas diplomáticos por causa disso..

Foram fabricados 221.244 patacos, recolhidos 220.556 , na colocação da insígnia GCP partiram-se 1137 , restaram para circulação9 219.429, faltaram à chamada 678 patacos.

Os utensílios que pertenceram à Casa da Moeda do Porto, foram recambiados para Lisboa em Dezembro de 1848

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Mecânica”