Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça jul 17, 2018 7:05 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda ago 07, 2017 7:10 pm 
Desligado
Reinado D.Duarte

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Eis um site, muito interessante, que nos leva a conhecer informação seleccionada (texto e imagem) sobre mais de 100.000 bens culturais móveis, dentre os quais as centenas de MOEDAS, existentes nos Museus da administração central do Estado Português, tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural, pelas Direcções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, assim como pela Parques de Sintra – Monte da Lua.
Imagem http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/ ... rio=Moedas

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 10:48 pm 
Desligado
Reinado D.Duarte

Mais de 4 meses após ter postado este Tópico, confesso com alguma mágoa ... que tenho pena dele ter sido votado "ao quase esquecimento". :(
Nem um comentário ... nada! :think:
Por certo, nem todos se aperceberam da "espantosa" base de dados que o site oferece ... :dance:
Se for bem explorado, tem bastante matéria interessante, no meu modesto ponto de vista. :clap3:
:santa2; :xmas:

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 11:02 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Caro ilustre, tenho a dizer que é de facto uma informação muito útil e não é a escassez de comentários que lhe rouba a importância. :thumbupleft:

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 11:22 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Amigo Sílvio, o post escapou-me e não o conhecia. Que luxo!!! :thumbs: Isto já vai dar mais pano para mangas para amostra. Muito obrigado pela partilha!!!

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 11:24 pm 
Desligado
Reinado D.Duarte

fernanrei Escreveu:
Caro ilustre, tenho a dizer que é de facto uma informação muito útil e não é a escassez de comentários que lhe rouba a importância. :thumbupleft:

numisiuris Escreveu:
Amigo Sílvio, o post escapou-me e não o conhecia. Que luxo!!! :thumbs: Isto já vai dar mais pano para mangas para amostra. Muito obrigado pela partilha!!!

Obrigado, caros Amigos, pelas palavras de reconhecimento e ... de ânimo. :thumbupleft:
:santa2; :xmas:

MensagemEnviado: segunda dez 11, 2017 12:03 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Amigo Sílvio, só para ter noção da importância desta partilha, adianto-lhe o seguinte. Neste site encontram-se as moedas das escavações de Évora que eu tenho incessantemente procurado após ler relatos acerca delas num artigo. Nesse artigo vinha escrito que um determinado senhor tinha fornecido fotos dessas moedas ao subscritor do artigo. Contactei o senhor, que se mostrou inicialmente disponível para colaborar. Perguntou-me quem eu era. Eu disse-lho. Após isso, não mais me ajudou em nada, nem respondeu a qualquer solicitação minha. De qualquer modo, repare desde já nesta moeda:

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/ ... dReg=21486

Isto é de uma raridade tremenda. Até agora só conhecia uma, da qual tinha uma foto a preto e branco, do catálogo do Gabinete de numismática da Câmara do Porto. É um meio real de dez soldos do Porto com sinal em cima da coroa, à esquerda. Não vem sequer catalogado no AG.

Obrigado também ao Fernando Rei por ter feito subir o tópico. :thumbs:

MensagemEnviado: segunda dez 11, 2017 6:56 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
numisiuris Escreveu:
Amigo Sílvio, só para ter noção da importância desta partilha, adianto-lhe o seguinte. Neste site encontram-se as moedas das escavações de Évora que eu tenho incessantemente procurado após ler relatos acerca delas num artigo. Nesse artigo vinha escrito que um determinado senhor tinha fornecido fotos dessas moedas ao subscritor do artigo. Contactei o senhor, que se mostrou inicialmente disponível para colaborar. Perguntou-me quem eu era. Eu disse-lho. Após isso, não mais me ajudou em nada, nem respondeu a qualquer solicitação minha. De qualquer modo, repare desde já nesta moeda:

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/ ... dReg=21486

Isto é de uma raridade tremenda. Até agora só conhecia uma, da qual tinha uma foto a preto e branco, do catálogo do Gabinete de numismática da Câmara do Porto. É um meio real de dez soldos do Porto com sinal em cima da coroa, à esquerda. Não vem sequer catalogado no AG.

Obrigado também ao Fernando Rei por ter feito subir o tópico. :thumbs:

Amigo Iuri, ainda bem que pude ser útil :D estamos cá para isso :thumbupleft:

MensagemEnviado: segunda dez 11, 2017 1:39 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Muito bom :)
Também me tinha escapado o post original... Vai dar um jeitão.

MensagemEnviado: segunda dez 11, 2017 2:07 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Já existe há alguns anos este site.
O problema maior dele são as pesquisas pouco precisas, sobretudo no que diz respeito a peças arqueológicas.
Faz-se uma pesquisa por uma palavra chave e aparecem montes de resultados que nada tem a haver com a pesquisa. :)
De qualquer das formas é uma boa ajuda.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: