Curiosidades no tema

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo
Responder
Mensagem
Autor
arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Curiosidades no tema

#1 Mensagem por arcalhanas » quarta nov 22, 2017 11:17 pm

:dance:
Imagem

O Grupo Educativo e Desportivo do Pessoal da Casa da Moeda (GEDPCM) foi fundado em 1935. Como o actual edifício da Casa da Moeda foi inaugurado em 28 de Agosto de 1941, é de supor que os sócios fundadores proviessem do antigo edifi cio situado na Rua de São Paulo. O GEDPCM foi registado na Federação Portuguesa para a Alegria no Trabalho (FNAT), actualmente designada por INATEL, como Centro de Alegria no Trabalho (CAT). Só em 1944, com a formação da Biblioteca Alexandre Herculano e de uma organização social que protegia os trabalhadores nos acidentes de trabalho e na doença e em que as remunerações eram pagas integralmente a partir de um fundo monetário criado no Grupo, é que houve uma adesão quase total. De salientar que todos os trabalhadores quando entravam na instituição eram obrigados a ser sócios do Grupo, cuja quota era de 8$00. A secção recreativa, além da Festa de Natal dedicada aos fi lhos dos sócios, realizava excursões dentro do país e mesmo ao estrangeiro. A secção desportiva participava em algumas provas ofi ciais de diversas modalidades e organizava torneios entre sócios. A secção social pagava também um subsídio no montante de 4.000$00 para a família do sócio em caso de falecimento.
Os livros de actas são uma excelente forma de saber algo mais sobre o passado das instituições e deparamo-nos sempre com factos desconhecidos da maioria dos actuais sócios e funcionários da empresa. Em Julho de 1938 é mencionada a necessidade da nomeação de directores para as secções de basket-ball e tiro. Esta última modalidade, pelos registos existentes, terá tido bons representantes a nível nacional, já que são referidos vários convites efectuados pelo Sport Lisboa e Benfica, pelo Ateneu Comercial de Lisboa e Ginásio Club Português. Também nesta época é mencionada a necessidade de apetrechar a sala-ginásio com a aquisição de diversos aparelhos, o que demonstra o vigor do Grupo. Na área cultural e recreativa, há menções a concursos fotográficos, e à Festa de Natal e o primeiro contacto entre este Grupo e o da Imprensa Nacional. Em Fevereiro de 1944, já nas actuais instalações da Casa da Moeda, é solicitada à administração autorização para se fazer no jardim deste estabelecimento um campo de volley-ball. A autorização é obtida em Março do ano seguinte e de imediato surge uma equipa desta modalidade no Campeonato Distrital da FNAT. Outras modalidades como boxe, ping-pong ou atletismo têm grande participação e vários são os prémios conquistados. De salientar que na época de 1950/51 Jorge Martins sagra-se campeão regional e obtém um 2.º lugar nacional em salto em altura. Até 1967, data em que o Grupo se diluiu, aparecem registos de jogos florais, excursões dentro e fora do país, visitas de estudo, campeonatos internos de damas, ténis-de-mesa e pesca, entre outros, o que demonstra um grupo desportivo activo e participado por todos os trabalhadores.

Do boletim Interno "Matriz 08" da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. de Dezembro 2010



arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Curiosidades no tema

#2 Mensagem por arcalhanas » terça dez 12, 2017 7:56 pm

O meu pisa papeis :D
Partilho convosco para observação da textura e porosidade de um pedaço de metal/moeda cortado à guilhotina algures no final dos anos 6o
WP_20171212_19_25_57_Pro.jpg
WP_20171212_19_25_45_Pro.jpg
WP_20171212_19_26_18_Pro.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Curiosidades no tema

#3 Mensagem por silvio2 » terça dez 12, 2017 9:52 pm

arcalhanas Escreveu:O meu pisa papeis :D
Partilho convosco para observação da textura e porosidade de um pedaço de metal/moeda ...//...
Agora fiquei um bocado confuso ... ;)
... pedaço de metal/moeda ? :think:
Já agora, meu caro arcalhanas, com todo o respeito ... explique lá isso melhor, se faz favor.
É que, honestamente, não consigo imaginar, nesse pedaço de metal ... uma moeda (ou parte dela)! :think:
Obrigado.
:santa2; :xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Curiosidades no tema

#4 Mensagem por arcalhanas » quarta dez 13, 2017 5:57 pm

Meu caro Silvio não fique confuso, :D quando escrevi metal/moeda pretendia dizer que era metal de fazer a moeda. Não sei qual a liga, e para ser franco não tenho presente a que moeda se destinava, ofereceram-me já lá vão muitos anos e guardei juntamente com outros materiais e moedas no "cangalho box" da numismática até á poucos meses atrás que abri a "tulha" :erofl:
PS. que fique claro que não quero ferir susceptibilidades com esta minha linguagem escrita e entre aspas :beer:

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Curiosidades no tema

#5 Mensagem por silvio2 » quarta dez 13, 2017 6:17 pm

arcalhanas Escreveu:...//... quando escrevi metal/moeda pretendia dizer que era metal de fazer a moeda.
Meu caro, estou esclarecido. Assim, já faz sentido (na minha cabeça, claro!) :rotate:
Obrigado. Imagem
:santa2; :xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Curiosidades no tema

#6 Mensagem por arcalhanas » quarta dez 13, 2017 11:11 pm

Mais uma peça curiosa que ainda aqui não tinha partilhado :) Até dá para perceber pelo primeiro paragrafo mais ou menos a data :pt:
curiosidade do doc pos 25.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “Bibliografia”