"O Meili Perdido"

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Contacto:

"O Meili Perdido"

#1 Mensagem por Alberto Paashaus » sexta nov 16, 2012 10:49 am

Para breve, a ser apresentado aqui no Fórum, o mais raro de todos os livros de numismática brasileira, conhecido por "Meili Perdido". O livro é a primeira impressão para revisão do último catálogo de Julius Meili sobre moedas brasileiras que nunca chegou a ser publicado. Em formato oblongo, sem frontispício e páginas introdutórias, contém inúmeros textos e imagens de moedas nacionais.

Este livro já era conhecido por relatos. Dr. Alfredo de Carvalho no seu artigo "Meili e a Numismatica Brazileira: Julius Meili e a Numismatica Brazileira", na Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, Vol.LXIX - Parte II, ao lamentar a morte do autor, dava conta que este catálogo estava sendo produzido. José Leite de Vasconcelos também, no Archeologo Português, dá notícias deste catálogo.

Deduz-se que o mesmo veio junto com o material vendido da Coleção Meili através de Hermann Porcher (a origem da aquisição do catálogo remete a ele) e que tenha estado nos últimos 80 anos na mão de apenas dois colecionadores, tendo um deles sido Kurt Prober, um segundo que manterei anônimo e agora nas minhas prateleiras.

Ainda fala-se de um outro catálogo de medalhas cujo paradeiro é desconhecido, do qual, salvo erro, existe cópia na Sociedade Numismática Brasileira.

Para quem tem uma moeda que foi desta coleção, todos os livros (agora de verdade) da produção do autor e cartas que foram a ele endereçadas, encontrar este catálogo foi para mim, na numismática, o evento da década.

Aguardem: com tempo farei um artigo e postarei imagens da referida obra :thumbupleft:

Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

Re: "O Meili Perdido"

#2 Mensagem por rodrigoleite » sexta nov 16, 2012 10:55 am

Alberto, sempre tiras da "cartola" essas estupendas bibliografias. Fico no aguardo.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Contacto:

#3 Mensagem por MoedasdeMinas » sexta nov 16, 2012 11:54 am

Parabenizar ao Alberto Paashaus pelo intensivo e obstinado trabalho que tem feito pelos papéis do Brasil, não só ligados a numismática mas a história de maneira geral, resgatando peças perdidas, extraviadas e esquecidas. Todo tipo de documento, livro, catálogo, papel avulso é importante para recontar e estudar a história da construção do Brasil.

Um abraço,
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

Zé Cardoso
Reinado D.Sancho I
Registado: segunda nov 28, 2011 8:48 pm

#4 Mensagem por Zé Cardoso » sexta nov 16, 2012 4:05 pm

rodrigoleite Escreveu:Alberto, sempre tiras da "cartola" essas estupendas bibliografias. Fico no aguardo.
Ficamos, é claro... :biglaugh:

Ítalo Rosal
Reinado D.Maria II
Registado: sexta mar 13, 2009 11:41 pm

#5 Mensagem por Ítalo Rosal » sexta nov 16, 2012 4:58 pm

Quero parabenizá-lo, Alberto, pela redescoberta dessa raridade bibliofílico-numismática, ao tempo em que me alegro por ver-te de volta, pois andavas sumido de tua própria casa. Sei que é completamente desnecessário dizer, mas... Seja bem-vindo. :pt: :beer:

Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Contacto:

#6 Mensagem por Alberto Paashaus » domingo nov 25, 2012 3:27 pm

Algumas imagens tiradas pelo Iphone. A encadernação está muito ruim, mas internamente é quase como novo.

Imagem
photo sharing websites

Imagem
photo sharing sites

Imagem
upload pics

Imagem
online photo storage

Imagem
upload
Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!

Link para as moedas:

Alberto Paashaus

rodrigoleite
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

#7 Mensagem por rodrigoleite » domingo nov 25, 2012 3:44 pm

Belíssima aquisição Alberto.

Seria um novo Das Brasilianische Geldwesen, maior e melhorado?
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Contacto:

#8 Mensagem por Alberto Paashaus » domingo nov 25, 2012 6:33 pm

Eu acredito que um complemento para o volume de moedas coloniais, com maior quantidade de referências à legislação e mais imagens que não constam do primeiro catálogo.

Link para as moedas:

Alberto Paashaus

Alfonsvs
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#9 Mensagem por Alfonsvs » sábado dez 01, 2012 8:49 pm

O incansável Alberto! Parabéns pela descoberta!
Já em Portugal és assim. Descobres em qualquer parte do país, o livro que nem o morador dessa rua o encontrava!
José Matos

Nascimento
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo set 09, 2007 5:07 pm

#10 Mensagem por Nascimento » sábado dez 01, 2012 8:59 pm

Parabens Alberto pelo raro exemplar!.... :thumbupleft: no mundo da numismatica é assim mesmo, de repente acontece magia!...tal qual como no mundo do Harry Potter. :D
Nascimento

Responder

Voltar para “Bibliografia”