#7
Mensagem
por Augusto Mouta » sexta nov 23, 2012 4:39 pm
Os meus parabéns, trata-se duma obra interessante e o exemplar está bem conservado.
Trata-se da obra mais célebre de Jean Foy-Vaillant (1631-1706), um dos mais conhecidos numismatas do seu tempo e director do Cabinet du Roi (Real Gabinete de Moedas no Museu do Louvre). Ele transformou profundamente a coleção real elevando-a à primeira da Europa. Notado, protegido e financiado por Colbert, desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da coleção, tendo sido importante o número de itens que ele obteve e descreveu nas suas muitas e longas viagens.
Posteriormente, tornou-se curador da coleção numismática do filho legitimado de Louis XIV, o Duque de Maine, a quem o livro é dedicado.
Na obra, descreve as moedas do Império Romano, sendo um trabalho ricamente ilustrado.
Existe uma primeira edição de 1688 e uma reimpressão com a data de 1695, mas conheço duas folhas de rosto com pequenas diferenças entre si para a primeira edição, com a mesma data de 1688.
A diferença entre elas está em que um contém "Apud Viduam Edm. Martin, Ioannem Boudot et Stephanum Martin viâ Iacobaea sub aureo Sole", enquanto o outro, que é caso do seu livro, refere "Apud Danielem Horthemels, in vico Iacobaeo sub signo Maecenatis" (que é idêntico à da reimpressão de 1695). Ignoro porque razão isso é assim. Aparentemente trata-se de edições ou de partes da edição de 1688 pagas por mecenas diferentes.
Vi num leilão a edição original com um percurso notável ser vendida por 7.050 €, em 2004, mas neste momento estão à venda outros exemplares com um pedigree mais plebeu por valores que oscilam em torno de 700 a 800 €.
Abraço
Augusto Mouta