Organização da colecção

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
V0ltair3
Escudinho da II República
Registado: domingo jul 19, 2020 2:02 pm

Organização da colecção

#1 Mensagem por V0ltair3 » quinta jul 30, 2020 5:04 pm

Viva,

Sei que este é um ponto que já foi aqui discutido, mas gostaria saber o processo de decisão que vos levou a organizar a vossa colecção, seja por data, por valor ou outra..

Estou bastante indeciso entre data ou valor, cronologicamente parece-me mais interessante de apresentar a coleção, mas ao mesmo tempo, a apresentação por valor realça (na minha opinião) a comparação de entre moedas equivalente o que eleva as subtilezas entre elas.

Tive a oportunidade de ver a belissima colecção do colega Monge nos PDFs que demonstra, mas era possível pedir para partilharem algumas fotos das vossas coleçcões para poder comparar as apresentações ?

Muito obrigado desde já!

dmoura
Reinado D.João VI
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Re: Organização da colecção

#2 Mensagem por dmoura » quinta jul 30, 2020 5:41 pm

Boas,

Optei por organizar a colecção tal como na generalidade dos catálogos, por valor e por data crescentes. Foi uma questão de opção e também de facilidade de organização, numa fase mais primitiva permite identificar facilmente a que moeda em falta correspondem os "buracos". Basicamente, seja um catálogo por exemplo Reinaldo Silva, Alberto Gomes ou Ferreira da Silva, é o catálogo da sua colecção.
Pessoalmente também me seduz a organização por emissão/tipologia, ou seja, as moedas que circularam juntas num determinado período, apresentadas por ordem crescente de valor. Por exemplo tomando o fim dos escudos, as moedas de 1$00, 5$00, 20$00, 50$00, 100$00 e 20$00 que circularam nos anos 90. Neste caso acresce a dificuldade de decidir o que fazer com as comemorativas.

Por exemplo, em 3 dossiers pequenos da Leuchtturm com folhas para alvéolos consegue colocar toda a república, desde 1 centavo até aos 1000$00. Acrescentei uns separadores pretos entre as folhas que dá um aspecto muito melhor.
Ex:
1º - 1 centavo até 1$00;
2º - 2$50 até 50$00;
3º - 100%00 até 1000$00.

Tabuleiros para a República parece-me excessivo, volumoso e dispendioso para todas as mais de 500 moedas.
D. Moura

Lipe
Senhor Escudo da I República
Registado: terça out 01, 2019 10:52 am

#3 Mensagem por Lipe » quinta jul 30, 2020 8:22 pm

Olá,na monarquia optei por organizar as moedas por reinado e adquirir estojos com tabuleiros da leuchtturm e colocar as moedas em cápsulas quadrum. Quanto á republica ainda tenho de ver qual a melhor solução.

V0ltair3

#4 Mensagem por V0ltair3 » quinta jul 30, 2020 8:57 pm

Eu como sou novato nesta coisas, estou concentrado apenas na republica :)

Estou mais inclinado para a seguinte organização:

Correntes:
  • Sistema: 1912 -> 1916
    Sistema: 1917 -> 1922
    Sistema: 1924 -> 1926
    Sistema: 1927 -> 1968
    Sistema: 1969 -> 1980
    Sistema: 1981 -> 2001

Dentro de cada sistema, dividir por valor e dentro de cada valor, data.

Comemorativas: (aqui ainda não estou convencido)

Valor e dentro de cada valor, data.

Excluindo os conjuntos, que estou inclinado a juntar no final: Infante D. Henrique, FAO, Hoquei, XVII Exposição Europeia, Descobrimentos,

Mas ainda não esotu 100 convencido, dai que gostaria de trocar ideias e as razões que vos levaram a organizar a vossa colecção do modo que tem.

Obrigado mais uma vez pela vossa paciencia :)

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#5 Mensagem por Monge » sexta jul 31, 2020 8:52 am

A minha organização tem por base o catálogo Ferraro Vaz em que este agrupa as moedas por periodos.
Não o segui a 100%, sobretudo nas comemorativas da República, mas está muito próximo.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#6 Mensagem por MCarvalho » sexta jul 31, 2020 10:07 am

Optei por organizar por séries (os sistemas, embora o termo não seja preciso). Dentro das séries, organizo cronologicamente e por tipos (um exemplar de cada valor e apenas do primeiro ano de emissão).

Assim fico com uma perspectiva simples do dinheiro que circulava em dado momento.

Nas comemorativas, tenho uma organização à parte: também cronológica e por valores crescentes. A excepção são as emissões comemorativas de D. Carlos e D. Manuel II, que estão junto das outras de cada reinado.
MCarvalho

V0ltair3

#7 Mensagem por V0ltair3 » sexta jul 31, 2020 1:19 pm

Monge Escreveu:
sexta jul 31, 2020 8:52 am
A minha organização tem por base o catálogo Ferraro Vaz em que este agrupa as moedas por periodos.
Não o segui a 100%, sobretudo nas comemorativas da República, mas está muito próximo.
Caro Monge, pode indicar-me qual o catálogo em particular?

Encontrei alguns mas parece-me já bastante antigos. Confesso que ainda não estou familiarizado com a literatura numismática, apenas possuo o anuário 2020 / 2021 :innoc:

V0ltair3

#8 Mensagem por V0ltair3 » sexta jul 31, 2020 1:27 pm

MCarvalho Escreveu:
sexta jul 31, 2020 10:07 am
Optei por organizar por séries (os sistemas, embora o termo não seja preciso). Dentro das séries, organizo cronologicamente e por tipos (um exemplar de cada valor e apenas do primeiro ano de emissão).

Assim fico com uma perspectiva simples do dinheiro que circulava em dado momento.

Nas comemorativas, tenho uma organização à parte: também cronológica e por valores crescentes. A excepção são as emissões comemorativas de D. Carlos e D. Manuel II, que estão junto das outras de cada reinado.
Caro MCarvalho, se compreendi bem dentro das moedas correntes organiza pelas series. Dentro de cada serie, adiciona um exemplar de cada um valores por ordem crescente é isso ?

Nas comemorativas e pelo pouco que consegui ver ate à data, tipicamente se organizam-se por ano ou valor. Eu até estou inclinado para organizar por valor, mas se não meter lado a lado as que correspondem às mini-series (as minhas desculpas por falta de terminologia adequada) referindo-me em particular às do Infante D. Henrique, FAO, Hoquei, XVII Exposição Europeia e Descobrimentos, parece-me que se perde um pouco o objetivo dessa mesma mini-series...

Lá está, não há uma silver bullet que resolva os problema todos... :asdf: :asdf:

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#9 Mensagem por Monge » sexta jul 31, 2020 2:21 pm

V0ltair3 Escreveu:
sexta jul 31, 2020 1:19 pm
Monge Escreveu:
sexta jul 31, 2020 8:52 am
Caro Monge, pode indicar-me qual o catálogo em particular?

Encontrei alguns mas parece-me já bastante antigos. Confesso que ainda não estou familiarizado com a literatura numismática, apenas possuo o anuário 2020 / 2021 :innoc:
Livro das Moedas de Portugal
J.Ferraro Vaz
1984/85

Até à saída dos catálogos de Alberto Gomes era o livro de referência para as moedas de Portugal e Colónias.

FVieira
Reinado D.Manuel II
Registado: quarta ago 01, 2012 11:49 pm

#10 Mensagem por FVieira » sexta jul 31, 2020 3:11 pm

Eu comprei o catálogo Ferreira da Silva cápas pretas A5 alveolos autocolantes e foi só seguir... As colonias coloquei cápas azuis e monarquia estou a começar com castanhas (Esta parece mais difícil mas estou a arranjar separadores de reinados....)

FDomingues

Responder

Voltar para “República Portuguesa”