A Moeda de 1 Centavo de 1922

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: A Moeda de 1 Centavo de 1922

#41 Mensagem por tm1950 » sexta out 04, 2013 1:17 pm

RuiFB Escreveu:Pois o problema é a do BES que não deve ser nenhuma dessas, outra está no BP, outra no BCP a primeira a aparecer não se sabe de quem é, a da Lusitânia acho que já foi vendida. Essa que foi à ANP se for falsa ficam 6 e com está da NGC ficam 7 outra vez, se forem todas boas ficam 8. Mas como disse estou curioso com a investigação que pode daqui sair.
Pois é, pois é. É só dificuldades.
Como não são conhecidos os compradores dos dois exemplares que passaram na Numisma, é importante, porventura decisivo, conseguirem-se imagens dos diversos exemplares, o que não é tarefa fácil.
Nada nos garante que a moeda do BdP, ou do BCP, seja uma destas duas que a Numisma levou à praça.
A moeda do BES é quase certo que é um exemplar diferente, seria o terceiro exemplar com fortes garantias de genuinidade.
Tudo o resto pode não passar de suposições, do diz que disse. A história do Pe Joaquim, a história da gaiola e outras.

Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#42 Mensagem por Tiago6 » sexta out 04, 2013 1:46 pm

Pois o problema é a do BES que não deve ser nenhuma dessas, outra está no BP, outra no BCP a primeira a aparecer não se sabe de quem é, a da Lusitânia acho que já foi vendida. Essa que foi à ANP se for falsa ficam 6 e com está da NGC ficam 7 outra vez, se forem todas boas ficam 8. Mas como disse estou curioso com a investigação que pode daqui sair.
Rui, até podem ser menos que 6! A do BES pode muito bem ser a primeira que mostra o Celso, ou uma das outras em mãos de particulares. Essas, nos particulares, podem até ser apenas uma que foi trocando de mãos entre eles, pode até já nem sobrar nenhuma em mãos de particulares.
É muito dificil de descobrir, mas seria um trabalho interessante (para quem tem pouco que fazer) contactar as instituições e tentar fotografar as moedas.

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#43 Mensagem por Jorge Silva » sábado out 05, 2013 11:12 am

Se a incm a fabricou e nisso não há dúvidas, já o mesmo não se pode dizer pela sua distribuição pela identidade competente o BP.
Logo será legitimo chamar-lhe de "MOEDA".
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

carrancho
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

#44 Mensagem por carrancho » segunda out 07, 2013 10:21 am

Se há só 6 penso que terão sido todas com o mesmo cunho, a "slabada" que vai a leilão dia 9 nada tem que ver com a outra que o Celso colocou a foto. Se há mais que uma com a dentada no 1 então é porque éra um problema de cunho, se há outra tida como verdadeira sem dentada no 1 ( já para não falar nas diferenças com algarismos da data mais gordos etc) então é por ou são falsas as com dentada ou a reconhecida por genuína, todas genuínas é que não me parece possível.

Para um EC daqueles, com certificado das américas uma base de 25k também me parece fruta a mais... o último leilão de uma destas não foi a 85k com 80 de base???
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

tm1950

#45 Mensagem por tm1950 » segunda out 07, 2013 11:25 am

Terão sido cunhadas 2.150.000 moedas com a era de 1922, mas não foram emitidas. Os tais 6 exemplares terão escapado e não foram derretidos na Casa da Moeda.
As moedas terão sido cunhadas utilizando um conjunto de cunhos produzidos na mesma fornada, pelo que serão todos tão iguais quanto a tecnologia da CM o permitiu na época. Julgo eu.
Se bem me informaram existem registos desses cunhos.
A ser assim, os exemplares que possam aparecer devem ser muito parecidos, muito iguais, salvo as questões relativas à cunhagem, à pancada propriamente dita.
Ora, pelas imagens disponíveis, há diferenças sensíveis entre os que a Numisma leiloou e este da CGN. Parece-me.
Em relação aos tais 6 exemplares, enquanto não dispusermos de boas imagens de todos será difícil tirar conclusões definitivas sobre o número de moedas existentes e sobre outros exemplares que venham a aparecer no mercado para além dos ditos 6.
Há documentação sobre três deles, considerados genuínos, os dois que a Numisma levou à praça (um deles foi duas vezes), dos quais temos boas imagens no fórum, e o da colecção BES, que tenho fortes motivos para o considerar diferente dos dois referidos, embora não tenha imagens dele. Dos dois primeiros não se sabe quem os adquiriu, nem onde andam neste momento.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#46 Mensagem por Tiago6 » segunda out 07, 2013 12:43 pm

E não há ninguém com o catálogo do BES que consiga colocar por aqui uma imagem?

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#47 Mensagem por MCarvalho » segunda out 07, 2013 4:11 pm

Se bem me informaram existem registos desses cunhos.
Os cunhos existem fisicamente e foram até fotografados e publicados por José Gama Barata, em 1978. Estão na revista Moeda, de Maio/Abril de 1978. Se alguém tiver o número (eu não tenho), seria interessante digitalizar e colocar aqui (no mesmo artigo, está o cunho dos 50 centavos de 1925).
MCarvalho

carrancho
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

#48 Mensagem por carrancho » segunda out 07, 2013 5:21 pm

Não fazia ideia de como se tinha essa moeda tornado rara e ingénuamente pensei que as que existem fossem todas do mesmo cunho. Aliás, estava um pouco baralhado com as caraterísticas das moedas, porque a ser como eu pensava todas as 6 teriam sido FDC. :asdf:

De qualquer forma não me parece que mesmo com outros cunhos pudessem existir diferenças tão evidentes entre moedas como é notório por exemplo na data. Pelo menos uma não deverá ser genuína. :think:
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

eurocidadao
Reinado D.Luís
Registado: sexta mai 30, 2008 9:47 am

#49 Mensagem por eurocidadao » segunda out 07, 2013 7:01 pm

Boas, aqui fica a minha... :thumbs: :thumbs: :thumbs: :thumbs: :thumbs:

Imagem
António E

tm1950

#50 Mensagem por tm1950 » segunda out 07, 2013 8:33 pm

Gosto mais desta do que a da NGC, tem o algarismo "1" mais perfeito. ;)
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “República Portuguesa”