Aquisições: 100$00 Amadeo Souza-Cardoso PR67DCAM

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
narper
Reinado D.Afonso III
Registado: quarta jan 04, 2006 6:32 pm

Aquisições: 100$00 Amadeo Souza-Cardoso PR67DCAM

#1 Mensagem por narper » sábado ago 27, 2011 12:49 am

Viva!

Leva perto de um ano que não posto uma moeda. Neste tempos a minha vida alterou-se e hoje não tenho a mesma disponibilidade para estar online de há anos. No entanto sempre fui adquirindo algumas coisas que agora partilho convosco. Não há garantias que continue a fazê-los com a assiduidade de outros tempos, até porque segunda-feira já volto para "fazer mais com menos dinheiro". Mas essa é outra conversa...

Indo ao que interessa, deixo-vos esta coisa desinteressante e que só serve para esvaziar os bolsos ao coleccionador - proofs retiradas do estojo e certificadas.
O pior é que eu sei disso e continuo a comprá-las porque as acho bonitas e quebram a monotonia das séries de moedas correntes.

Tendo decorrido em 1987 o centenário do nascimento do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, considerado como o precursor da arte moderna portuguesa, autorizou o Governo nos termos do DL 144/89 de 04MAI a cunhagem, pela INCM, EP, de uma moeda alusiva à efeméride, com o valor facial de 100$00 e com limite de emissão de 845.000 unidades.
A moeda corrente foi cunhada liga de cuproníquel 75/25, com 34 mm de diâmetro e 16,5 g de peso e bordo serrilhado.
Dentro do limite estabelecido, foi ainda autorizada a cunhagem de 30000 e 15000 espécimes numismáticos de prata com acabamento BNC e proof respectivamente, cunhados em liga de prata 925/1000, com o diâmetro de 34 mm, peso de 21 g e bordo serrilhado, com tolerâncias no peso e na liga de mais ou menos 5/1000.
Dos lucros desta amoedação, 20000 contos reverteram para a Secretaria de Estado da Cultura para fazer face aos encargos relacionados com o Museu de Arte Moderna no Porto.
O presente exemplar é uma peça com acabamento proof e foi removida do seu estojo original, e encontra-se certificada pela PCGS que lhe atribuiu uma classificação PR67DCAM (deep cameo).

ImagemImagem

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Aquisições: 100$00 Amadeo Souza-Cardoso PR67DCAM

#2 Mensagem por jdickson » sábado ago 27, 2011 4:04 am

Pois é, caro amigo, as moedas proof têm uma beleza hipnotizante.
Comparar esta moeda com a "original" de cupro-níquel é comparar o incomparável...já os slabs é que não me convencem...

ramiro04
Reinado D.Maria II
Registado: quinta dez 23, 2010 10:59 am

#3 Mensagem por ramiro04 » sábado ago 27, 2011 11:31 am

Curioso, esta foi a minha última aquisição, mas em estojo e foi comprada aqui no forum.
Sem Slabs, mas com certificado da Casa da Moeda.
Cumprimentos,

EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Contacto:

#4 Mensagem por EUROESCUDO » sábado ago 27, 2011 11:31 pm

Parabéns pelo exemplar, obrigado por postar este (deep cameo) :D

Pergunto se é enviado o certificado original INCM, penso que não mas ainda não tenho algum exemplar destes certificado pela NGC.!
C/ Melhores cumprimentos:
M E N D E S
€uroe$cudo

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

narper
Reinado D.Afonso III
Registado: quarta jan 04, 2006 6:32 pm

#5 Mensagem por narper » terça ago 30, 2011 12:46 am

Viva!

Grato pelos vossos comentários.

EUROESCUDO Escreveu:Pergunto se é enviado o certificado original INCM, penso que não mas ainda não tenho algum exemplar destes certificado pela NGC.!
Creio que não.

Na minha opinião a condição ideal destas peças é no estojo original, com CG da INCM e com a cinta de papel ainda à volta do estojo, como o colega Ramiro diz ter comprado.
Porém, sabe-se que, em especial no estrangeiro, é comum os coleccionadores as retirarem dos estojos, possivelmente para as guardarem em tabuleiros, pois algumas vezes surgem à venda isoladas mas ainda com a cápsula original.
Normalmente não me agrada adquiri-las sem estojo original e CG, porém, como estes quando se vão é de vez, tenho por mim que em alternativa um slab atenua essa falta.
Dum modo geral, para moedas baratas como estas, não é compensador certificar e pelo que tenho lido parece-me que muitos coleccionadores aproveitam os bónus de certificações gratuitas para certificarem peças mais baratuchas que doutro modo não compensavam tal trabalho.

americo formiga
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo nov 28, 2010 2:33 pm

#6 Mensagem por americo formiga » terça ago 30, 2011 7:49 am

Tenho algumas moedas proof repetidas das quais quatro de Amadeu de Souza Cardoso,Já as puz á venda aqui no forum,sem exito.
Fiquei com a ideia que não tem muito agrado entre os numismatas.

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#7 Mensagem por Jorge Silva » quinta fev 09, 2012 9:08 pm

Não tem muito agrado porque são mais dispendiosas, mas não tem nada a ver, agora uma moeda Proof dentro duma caixinha transparente a dizer que está certificada sem certificado da incm, são gostos.
Cumprimentos
Jorge Silva
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Responder

Voltar para “República Portuguesa”