Ganhar dinheiro colecionando moedas antigas?

Tudo relacionado com a numismática brasileira

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Re: Ganhar dinheiro colecionando moedas antigas?

#21 Mensagem por Jorge Silva » quinta nov 19, 2015 6:26 pm

Uma moeda que tenha uma emissão "reduzida" de 20 000 unidades, essa moeda seria no minimo escassa, mas aqui em Portugal parece que nascem debaixo das pedras, e há outras que nem o cheiro, deve de haver uma razão lógica acredito que sim, mas ...
O Lobo já deu o que tinha a dar, tem vindo a desvalorizar em queda.
A de 100$00 que o amigo soga80 se está a referir (Portugusa) penso que seja esta que ele se esteja a referir embora ele referisse 1000$00, inicialmente só os experts é que a tinham e custava uma pipa de massa (3000$00), agora já as tenho adquirido por 1 €.

Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

mbrodrigues
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta set 19, 2012 12:03 pm

#22 Mensagem por mbrodrigues » quinta nov 19, 2015 6:30 pm

Mais eu esqueci de mencionar que essas moedas são de prata e exclusivas para colecionadores, e com preços na casa dos R$180.
Marcio B. Rodrigues
mbr1976@gmail.com
Rio de Janeiro - RJ
BRASIL
PECUNIA TOTUM CIRCUMIT ORBEM

ajavb
Reinado D.Luís
Registado: sábado mar 01, 2014 6:15 pm

#23 Mensagem por ajavb » quinta nov 19, 2015 7:05 pm

A meu ver brilhante o post da N Bentes! Há no entanto um ponto que não posso concordar. A forma como coloca as coisa torna este hobby, paixão, seja o que for, numa actividade só ao alcance de alguns eleitos; aqueles que podem prescindir de uma viagem a Itália em detrimento de uma moeda.
Eu quero ter todas as moedas da Republica Portuguesa, só escudo. Sei que vou conseguir. Agora, não me obriguem a esperar uma vida, será que vai chegar (?), para comprar 1$00 - 1935, os $20 - 1921 e outras que todos sabemos e queremos.
Claro que a numismática é dispendiosa, claro que por vezes temos que fazer opções que até preferimos que a família não conheça. Aqui, como no futebol, há várias ligas e infelizmente nem todos podem jogar na champions league. Reconheço, no entanto, que perdi algum dinheiro a comprar exemplares 'miseráveis'.
Se der, se puder, vale a pena esperar um pouco mais (poupar) para comprar num estado superior.

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#24 Mensagem por soga80 » quinta nov 19, 2015 7:12 pm

Era mesmo Essa. Pq agora aparece muitas e claro o preço baixou e muito.

Jorge Silva
Moderador

#25 Mensagem por Jorge Silva » quinta nov 19, 2015 7:52 pm

A numismática é um espelho da vida social do individuo, há ricos há pobres há cultos há menos cultos, há individuos com educação outros sem nenhuma e por aí fora haveria um rol de coisas a dizer. Mas uma coisa é certa as moedas não azedam, já ouviram dizer para esperar o momento certo para adquirir a peça que faltava na colecção, o nosso amigo William dizia o seguinte "Eu mesmo tenho varias moedas que faltam na minha coleção e que me estimula a continuar nas minhas buscas".
Eu também penso assim, também já poderia ter a colecção quase completa mas depois secalhar faltava-me o estimulo, e acho que nunca irei acabá-la, haverá sempre alguma peça a melhorar, haverá sempre a tal procura e a tal busca, e é verdade que é um hobby que é levado muito a sério, mas tenho prioridades e dessas não abdico.
Cumprimentos

Jorge Silva

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#26 Mensagem por soga80 » quinta nov 19, 2015 8:11 pm

Pois concordo consigo. Se Fosse só chegar e comprar tudo o k falta na mesma loja,no mesmo sitío não tinha graça nenhuma. E não tinha muitos colecionadores... Essa luta k fala é k faz viver isto...

bakano
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado out 30, 2010 2:08 pm

#27 Mensagem por bakano » quinta nov 19, 2015 9:45 pm

Não percebo porque é que só os que compram moedas FDC é que são os entendidos... parece que os outros não sabem o que fazem.

Cada um sabe de si e prefiro ter uma moeda BC ou MBC do que saber que nunca terei dinheiro para a ter BELA ou FDC.

hrodrigues
Escudinho da II República
Registado: sábado out 31, 2015 4:33 pm

#28 Mensagem por hrodrigues » quinta nov 19, 2015 9:52 pm

numismatica_bentes Escreveu:Não é tão simples quanto parece!

...

Para finalizar, convém recordar que "caro não é o que custa muito...caro é o que vale pouco"
Qual o conceito de uma "mixuruca de prata"? Desculpe... sou novato no assunto... estou começando agora...

Vou procurar saber tb o que a tal de "série vargas"...

Jorge Silva
Moderador

#29 Mensagem por Jorge Silva » quinta nov 19, 2015 9:57 pm

Mas amigo Bakano foi o que eu disse anteriormente, cada um faz a colecção á sua medida, cada um sabe de si, do meu dinheiro sei eu, e sei até onde posso ir, o amigo Bakano terá a mesma situação e todos os nossos amigos, ninguém aqui vem dizer como se faz, que o padrão é este ou aquele, cada individuo é um universo, como se costuma dizer cada cabeça cada sentença, é claro que não vou ser hipócrita se eu pudesse ter as moedas todas de ouro da Republica é claro que as tinha, mas a realidade é bem diferente.
E quanto aos estados de conservação cada um faz o que pode a colecção é sua propriedade e vale o que vale se tiver moedas bc vale menos do que se tiver moedas soberbas, penso que neste ponto pouco há a dizer, quanto aos entendidos terem só moedas fdc, podem não ser entendidos mas que a colecção tem mais valor neste ponto também pouco há a dizer.
Cumprimentos

Jorge Silva

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

#30 Mensagem por numismatica_bentes » sexta nov 20, 2015 9:04 am

Vejam bem:

Não é uma questão de ter dinheiro ou de não ter. principalmente porque isso é muito subjetivo. Não existe uma medida exata para delimitar uma fronteira que separe ricos de pobres. Quem dispõe de um patrimônio de 500.000 dólares, por exemplo, pode ser considerado (e se considerar) rico para muitos, mesmo que para outros beire a linha de pobreza. Determinados homens se suicidariam se o seu atual patrimônio fosse reduzido a um milhão de dólares. Para outros, com essa quantia se sentiriam felizes e ricos.

Em segundo lugar, não é uma questão de ser educado ou mal educado. É uma questão de ordem prática que deve ser dita e exposta sem salamaleques, sem o tal discurso politicamente correto que parece ter virado uma espécie de mania nacional. Ficar procurando termos suaves, expressões engomadinhas, textos brandos para não ferir os sentimentos de pessoas ditas "sensíveis", pode fazer com que o argumento perca o sentido. O que importa é não ser ofensivo (xingamentos e palavrões, de forma alguma), mas ser duro nas palavras, mostrando a coisa como realmente ela é, não significa ser mal educado. Algumas vezes pode denotar rudez, mas longe de ser má educação.

Eu, particularmente, sou um colecionador de arte e antiquariato desde a minha juventude. Certamente gostaria de ter na parede da minha casa um Modigliani, um Klimt, um Rothko, um Renoir e um Caravaggio, mas não posso...conheço meus limites, assim como acredito que cada um deva conhecer o seu. Desta forma "me acontento" com o que possuo...num golpe de pura sorte, por exemplo, há muitos anos, consegui comprar um Facchinetti autêntico que hoje se encontra na minha sala. Já tentei comprar um Utrillo em um leilão, mas sabendo do meu limite, parei num determinado ponto onde outros prosseguiram. Isso não é vergonhoso...é apenas o tamanho do nosso poder aquisitivo.

O que eu quis dizer é que se alguém não tem um poder aquisitivo para comprar a peça da coroação, por exemplo, mas ama a numismática assim mesmo, deve primeiro estabelecer critérios de colecionismo. Se, por exemplo, o colecionador escolheu as moedas da série Vargas, para iniciar sua coleção, deve entender que o melhor a fazer é comprar exemplares Flor de Cunho. Primeiro porque não são difíceis de encontrar e segundo porque essa filosofia agrega valor à sua coleção. Comprar uma moeda relativamente comum, em precário estado de conservação, além de ingenuidade, mostra confusão na gestão do seu patrimônio, afinal as moedas custam dinheiro.

Quando eu iniciei, há muitos anos, adotei a postura do observador. Percebi que os livros de numismática eram muito baratos (naquela época...hoje, não mais) e que sendo um neófito naqueles tempos, o melhor que poderia fazer era comprar literatura e estudar. Assim acabei comprando obras que hoje são consideradas verdadeiras raridades. Hoje possuímos uma biblioteca numismática fantástica, com pouco investimento. Se eu quisesse comprar todos hoje, não me bastariam algumas centenas de milhares de dólares. Mais um golpe de sorte. Quando eu iniciei minha coleção de 960 réis, há quase 40 anos, ninguém os queria. Eram poucos os que se interessavam por essas moedas que eram vendidas por 20 ou 30 dólares, com os preços baseados puramente no seu estado de conservação. Ninguém dava bola para recunhos raros, variantes raras ou coisas do tipo. Cheguei a comprá-las a peso em mais de uma oportunidade.

Finalizando: Se uma determinada moeda que lhe interessa custa, por exemplo, 100 reais em estado FDC e você naquele momento só possui a metade desse valor, é imprudente comprar um exemplar de grau inferior para "tapar buraco na sua coleção", principalmente sabendo que a moeda FDC não é difícil de encontrar. O correto é esperar, juntar o dinheiro necessário a adquirir a peça FDC, dessa forma combinando hobby com investimento...isso sim é colecionar de forma inteligente (a paixão é bela, mas deve ser comedida, já que em muitos casos nos confunde). Toda moeda se vende facilmente, desde que o exemplar combine determinadas variáveis como raridade, estado de conservação, lei de mercado, etc. O numismata tem por obrigação, estar a par disso. Comprar uma moeda comum, em precário estado de conservação é jogar dinheiro fora.

O link a seguir, talvez seja útil: http://www.mbaeditores.com/2013/08/mont ... ionar.html

Sds

Bentes
Última edição por numismatica_bentes em sábado nov 21, 2015 9:37 am, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”