Ganhar dinheiro colecionando moedas antigas?

Tudo relacionado com a numismática brasileira

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Re: Ganhar dinheiro colecionando moedas antigas?

#31 Mensagem por Jorge Silva » sábado nov 21, 2015 12:38 am

Bem eu com 500 000 dólares de património não me sentiria um sem abrigo, pois se assim não fôsse não sei como me chamaria actualmente.
Mas basta ter a noção da escala de sheldon para ver a diferença de patamares de um estado de conservação para outro, só tem quem pode.
Como tal e já o disse cada um faz o que pode com o que tem, o que não quer dizer que quem não tem não saiba o que faz, faz o que pode.
E eu faço o que posso com o que tenho, o mesmo se passará com todos os amigos aqui do fórum como é lógico e sem floreados linguisticos.

Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

#32 Mensagem por numismatica_bentes » sábado nov 21, 2015 9:38 am

:(

Jorge Silva
Moderador

#33 Mensagem por Jorge Silva » sábado nov 21, 2015 2:38 pm

Outra coisa, eu prefiro ter uma moeda bastante desgastada num estado de conservação regular ou mesmo bem conservada (o dinheiro não estica) do que não ter moeda nenhuma, mas atenção nunca posso comparar uma moeda que embora seja "arte" com um quadro de um pintor famoso e obra unica, embora seja certo que também haja moedas unicas mas também essas não são para todos são para quem pode e o poder tem muita força.
Cumprimentos

Jorge Silva

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#34 Mensagem por soga80 » sábado nov 21, 2015 3:07 pm

É verdade. Se Bela custa MIL € eu por 50 posso ter num EC inferior mais Vale é claro.
Por outro lado se Bela custa 10€ eu por 5 Tenho a moeda EC inferior aí não vale a Pena gastar 5.
É só um exemplo de uma diferença bastante grande... É claro..

Jorge Silva
Moderador

#35 Mensagem por Jorge Silva » sábado nov 21, 2015 4:24 pm

Mais outra coisa há mil e uma maneiras de entender o coleccionismo, basta ter imaginação, mas não me queria afastar do tema, penso que a numismática é e continuará a ser um bom meio de investimento, temos é que pensar os prós e os contras quando se pensa em investir em determinada peça, temos que assegurar que essa peça não vá cair abruptamente, por vezes a sua emissão reduzida não é solução.
Como é que eu posso ganhar dinheiro coleccionando moedas antigas, é uma pergunta que se torna complicada, e eu só respondo como forma de investimento futuro a médio ou a longo prazo e nesse caso os exemplares tem que se encontrar no melhor estado de conservação possível.
Cumprimentos

Jorge Silva

mbrodrigues
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta set 19, 2012 12:03 pm

#36 Mensagem por mbrodrigues » domingo nov 22, 2015 10:08 pm

Pois é amigos, eu por exemplo: Coleciono moedas por tipo, e não por ano, se eu achar uma moeda que eu não tenho e que em um estado superior, e que praticamente seria impossível de adquirir, por causa do valor, porque não adquirir uma mesma moeda em um estado inferior e que esteja no meu alcance, então é isso, você pagar US$10.000 em uma moeda de um ano raro FC, (dinheiro que eu não pagaria atualmente em uma moeda), do que pagar R$50 em uma em um estado MBC , de um ano mais comum. Eu nas minhas condições não me importo se a moeda é rara, e também não faço loucuras, mas nunca vou abrir mão do meu prazer de colecionar moedas, e é claro que se eu achar uma melhor, substituirei por aquela em pior estado.
Marcio B. Rodrigues
mbr1976@gmail.com
Rio de Janeiro - RJ
BRASIL
PECUNIA TOTUM CIRCUMIT ORBEM

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

#37 Mensagem por numismatica_bentes » segunda nov 23, 2015 6:53 am

Pagar US$ 10.000 por uma moeda não é loucura. Tudo depende do poder aquisitivo de cada um e do seu interesse, de como encara a numismática. Mas em se tratando de alguém que ganha salário mínimo por exemplo, despender metade do que ganha ou mais (não só com moedas, mas com qualquer gasto não previsto e não suportado em seu orçamento), aí sim seria falta de bom senso, inexperiência, passionalidade, mas longe de ser "loucura".

Jorge Silva
Moderador

#38 Mensagem por Jorge Silva » segunda nov 23, 2015 6:14 pm

Mas é que concordo muito e em parte com o Bentes, a numismática não é nem pode ser para todos, e é pena, mas nós não vamos nem podemos mudar nada, enquanto não houver uma igualdade monetária (utopia), o orçamento de muita gente nem para comer dá, quem ainda pode dispôr de parte do seu orçamento e dedicá-lo ao seu hobby preferido nem sabe a sorte que tem.
Cumprimentos

Jorge Silva

soga80
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#39 Mensagem por soga80 » segunda nov 23, 2015 6:32 pm

Pois não é fácil... Nada mesmo...

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#40 Mensagem por carlos47 » segunda nov 23, 2015 6:51 pm

pois é cada um deve governar sua casa como melhor entender,mas devia pensar bem...
eu prefiro "ter buracos" que comprar moedas em mau estado,considero dinheiro desperdiçado
tenho algumas mal conservadas sim,mas foram descobertas em lotes
não dou 100 nem 50 nem 30 por 1 escudo 1926 em bc, menos que um bom mbc não compro
5 euros ainda dava :D e quanto menos dinheiro tenho mais selectivo sou

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”