Ainda não acabei de ler o livro mas posso adiantar já que é muito interessante e de fácil leitura.silvio2 Escreveu: ↑segunda out 28, 2019 3:44 pm*http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 74#p876174
Obrigado caro Sílvio.
Moderador: Moderador de Honra
Ainda não acabei de ler o livro mas posso adiantar já que é muito interessante e de fácil leitura.silvio2 Escreveu: ↑segunda out 28, 2019 3:44 pm*http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 74#p876174
Sim, eis uma verdade inquestionável: as obsidionais brasileiras feitas aqui na cidade Maurícia (Recife, hoje), pelos holandeses.AdrianoHS Escreveu: ↑terça out 29, 2019 5:53 amPelo simples fato de ostentar, pela primeira vez, o nome Brasil numa moeda e de ser uma forma de contestar o fim do domínio espanhol sobre Portugal no período, nem Holanda nem Portugal curtiam essa idéia de serem tutelados e com a restauração lusa eram bem confusas essas fronteiras. É um pontual de referência, porquê não?Numisatlantica Escreveu: ↑terça out 29, 2019 4:33 amConcordo com os amigos! Agora então alguém poderia me explicar porque raios as moedas obsidionais constam em nossos catálogos!?![]()
![]()
![]()
Por esse aspecto até entendo... mas ainda penso não se enquadrarem como pertencentes a numisma brasileira... até porque na época de sua cunhagem as mesmas pertenciam a Companhia Holandesa das Índias ocidentais, que era de fato, a proprietária das terras no nordeste por elas invadidas. Naquele momento histórico, aquele pedaço de terra não era luso, mas pertencente a uma empresa privada holandesa. Tanto que a circulação dessas moedas fora dessas terras controladas pela C.H.I.O. era proibida por lei.AdrianoHS Escreveu: ↑terça out 29, 2019 5:53 amPelo simples fato de ostentar, pela primeira vez, o nome Brasil numa moeda e de ser uma forma de contestar o fim do domínio espanhol sobre Portugal no período, nem Holanda nem Portugal curtiam essa idéia de serem tutelados e com a restauração lusa eram bem confusas essas fronteiras. É um pontual de referência, porquê não?Numisatlantica Escreveu: ↑terça out 29, 2019 4:33 amConcordo com os amigos! Agora então alguém poderia me explicar porque raios as moedas obsidionais constam em nossos catálogos!?![]()
![]()
![]()
Concordo plenamente com o amigo...as considero também como emissão particularAdrianoHS Escreveu: ↑quarta out 30, 2019 4:56 amPessoalmente as acho emissão particular, ainda mais por ser de emergência. Consta da numária brasileira pelo aspecto inédito de trazer o nome do país em sí. Tem quem as defenda como oficiais. O que é irrelevante em ambos os casos, são praticamente unicórnios bizarros e poucos ou ninguém deitarão mão numa legítima. Não alterará em nada a idéia de meio circulante regular do estado luso/brasileiro de seu tempo.