Classificação Moedas de Cobre do Brasil

Tudo relacionado com a numismática brasileira

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
odandrea
Escudinho da II República
Registado: terça dez 25, 2018 11:20 pm

Classificação Moedas de Cobre do Brasil

#1 Mensagem por odandrea » sexta jan 10, 2020 2:02 am

Ola Amigos,

Gostaria de me aperfeiçoar na classificação das moedas de cobre. Ir além do estado de conservação, número de tulipas, pérolas e etc...

Tenho alguns catálogos (e.x: Amato e Maldonado), mas considero que a explicação é limitada.

Procurei outros catálogos e também artigos na internet mas nao encontrei. Sei que o Prober escreveu um catálogo dedicado a moedas de cobre, mas além de muito raro o valor é alto (Acima de R$ 1000 no mercado livre) e, nem sei se tem o que preciso.

Desta forma, solicito ao grupo ajuda em onde posso encontrar literatura sobre o tema. Aquelas que tem foto descritivas considero as melhores.

Nota => Exemplo de dúvida: Florão verticais e obliquos. Sei identificar os florões verticais (maior) e obliquos (menor). Entretanto, quando vou classificar uma moedas no catálogo tem uma identificação para o florão vertical e uma outra para o florão obliquo. Os meus estão na mesma moeda. Como diferencio?

Muito obrigado!

Abs
Oswaldo

Rogbert
Reinado D.Pedro II
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Re: Classificação Moedas de Cobre do Brasil

#2 Mensagem por Rogbert » sexta jan 10, 2020 12:24 pm

Caro Oswaldo,

Sou suspeito para falar, mas se posso sugerir, pode ser que os livros que o Dr Enio editou sobre o cobre possam ajudar.
São 3, todos com tamanho 210x300mm (A4) e capa dura. Um explicando as coroas de cobre baixa, média e alta, e dois volumes sobre as moedas de cobre em geral.

Imagem

Classificação das coroas :
Neste os 3 tipos de Coroas são descritas em detalhe, fotografadas lado a lado para comparação e facilitar a classificação além de alguns textos explicando detalhes.
Imagem

Moedas de Cobre :
Nos dois de cobre, há explicação do florão direito ou esquerdo obliquo ou vertical (veja a 614B) como comentou, além de quando foi possível fotografar, a imagem da peça para preferência (são mais de 3.200 imagens de moedas de cobre nos dois volumes) e alguns textos interessantes. Abaixo páginas de exemplo :
Imagem

Não sei se irá atender todas as suas expectativas mas creio ser um bom começo, principalmente pelas imagens, que ajudam a entender a moeda vendo a própria peça as vezes. Se desejar saber mais, por favor entre em contato por Mensagem Privada (MP).

Abraços,

Rogério

odandrea
Escudinho da II República
Registado: terça dez 25, 2018 11:20 pm

#3 Mensagem por odandrea » sexta jan 10, 2020 12:44 pm

Ola Rogerio,

OK. Entrarei em contato.

Abs

AdrianoHS
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#4 Mensagem por AdrianoHS » sexta jan 10, 2020 4:53 pm

Olá, Oswaldo.

Não poderia ter recebido conteúdo de pessoa melhor. São obras de uso intermitente essas do dr. Ênio e do amigo Rogério aqui do fórum. Vale cada página, compensa adquirí-las, muito didáticas.

Abraço.

:beer: :hallo:

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”