Jóias da Numismática Brasileira.

Tudo relacionado com a numismática brasileira
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
xandilm
Reinado D.João VI
Mensagens: 424
Registado: segunda mai 24, 2010 10:17 pm

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#51 Mensagem por xandilm » terça ago 30, 2011 9:19 pm

Então Rodrigo, é que depois de ver as fotos, eu estava reparando nas minhas aqui, e todas as letra A que tenho aqui, tem as legendas e simbolos realmente diferenciados, com textura que lembra muito as com acabamento proof (embora as minhas aqui apenas se assemelhem com essas aqui postadas em termos de beleza rsrs)... Minha duvida é se todas eram assim quando cunhadas.



rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4949
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#52 Mensagem por rodrigoleite » quarta ago 31, 2011 12:21 am

Acredito que não...
Esses discos são comuns, os do lote são espelhados.
Mas a cunhagem alemã era sensacional, anos-luz a frente da brasileira.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
xandilm
Reinado D.João VI
Mensagens: 424
Registado: segunda mai 24, 2010 10:17 pm

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#53 Mensagem por xandilm » segunda set 05, 2011 6:46 pm

rodrigoleite Escreveu: Mas a cunhagem alemã era sensacional, anos-luz a frente da brasileira.
Não concordo amigo Rodrigo rsrs
Embora as letras das legendas da cunhagem alemã sejam mais interessantes, uma fonte com estilo negrito comparada com a cunhagem nacional, as nossas são mais perfeitas, comparar por exemplo o Brasão das duas moedas, é até covardia rsrs

Sobre a cunhagem proof, ninguém tem mais informações?

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#54 Mensagem por numismatica_bentes » segunda set 12, 2011 4:03 pm

Imagem

Figura: República - 2.000 réis (cabeça). Foi cunhada em 3 datas (1891, 1896 e 1897), nas seguintes quantidades:

1) 1891 - 40.000 exemplares.
2) 1896 - 10.000 exemplares, sendo a mais rara.
3) 1897 - 160.000 exemplares.

Raramente são encontradas nesse estado de conservação (flor de cunho excepcional - MS 65). Uma moeda especial à espera de um posto especial, um lugar de destaque na coleção de alguém que ame muitíssimo o nosso nobre hobby. Simplesmente fantástica.

Curiosidade: A escassez dessa moeda, pelo que se pode constatar, não se deve à uma reduzida cunhagem. As poucas peças que aparecem no mercado foram aquelas que, graças à nossa querida numismática, escaparam do forno inglês. Isso mesmo !!! FORNO. :angry:
O governo brasileiro, ao pagar parte de uma dívida com a Inglaterra, praticamente enviou à coroa inglesa todo o estoque que possuía dessas moedas, talvez a última herdeira da magnífica arte dos nobres artesãos do Império.E pasmem...todas FDC. :asdf:

Como na época, o metal contido na moeda valia mais que seu valor extrínseco, e como não interessava aos ingleses uma moeda estrangeira, resolveram mandar todas à fundição. Pelo menos é o que consta dos documentos oficiais.

Mesmo assim, ainda acredito que, em algum cofre na Inglaterra, alguém tenha guardado, algumas poucas que sejam, dessas belíssimas moedas. Afinal, digam a verdade: Quem teria coragem de meter uma jóia como esta num forno prá derretê-la ? :(

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#55 Mensagem por numismatica_bentes » segunda set 12, 2011 4:17 pm

A sua irmã, mais famosa.

Imagem

missioneiro
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 208
Registado: sexta abr 08, 2011 5:06 pm

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#56 Mensagem por missioneiro » sexta set 16, 2011 2:47 pm

Magníficas estes 2000 Réis da República. Qual o valor para uma peça MBC / SOB? Tenho aqui no meu catálogo desatualizado algo como 3000 reais para uma MBC 1897 que é a data mais ''comum".

Estão na minha 'lista de desejos' juntamente com a série comemorativa do IV Descobrimento do Brasil.

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#57 Mensagem por numismatica_bentes » sexta set 23, 2011 9:53 am

missioneiro Escreveu:Magníficas estes 2000 Réis da República. Qual o valor para uma peça MBC / SOB? Tenho aqui no meu catálogo desatualizado algo como 3000 reais para uma MBC 1897 que é a data mais ''comum".

Estão na minha 'lista de desejos' juntamente com a série comemorativa do IV Descobrimento do Brasil.

Vamos por partes.

1. Exemplares dessa moeda, em qualquer das 3 datas, não aparecem com frequência. Nesse estado (MS 65) são extremamente raras (foram poucas as oportunidades que tivemos uma em mãos, e sempre na data 1897).

2. O exemplar datado 1897, que aparece na foto acima, foi leiloado nos EUA em 2002, por um valor muito, muito baixo (US$ 1.208,00). Isso costuma acontecer em alguns leilões nos EUA e Europa por não serem conhecidos no Brasil ou pelo fato da casa de leilões não se importar em divulgar a comercialização de moedas estrangeiras (dão ênfase ao comércio de moedas americanas).

3. As datas 1891 e 1896 são as mais raras e giram em torno do mesmo preço, apesar de terem sido cunhadas em quantidades diferentes. Encontrá-las FDC é o que eu chamaria de missão quase impossível. Quem tem não vende, e se vender irá pedir um preço alto.

Já a data 1897 aparece com mais frequência. Mesmo assim, nesse estado (FDCE) é muito, muito difícil. O preço pago pelo felizardo comprador é o que eu chamaria de uma bagatela. Acontece como por exemplo, sucedeu a outro felizardo (brasileiro) que num dia de tempestade em Chicago, como não tinha nada para fazer no hotel, resolveu dar um pulo num leilão de moedas e acabou levando uma peça da coroação por 50.000 dólares, uma pechincha (acontece, mas é raro). Se quisesse, teria comprador para ela, no dia seguinte, por 3 vezes o preço pago, no mínimo.

4. A nossa avaliação dessa moeda com data 1897, no estado em que se encontra (FDC excepcional) é de US$ 4.500,00, mais ou menos R$ 8.000,00, como valor mínimo, o que pode aumentar consideravelmente, o que acontece, por exemplo, em leilões, caso existam mais de dois interessados nela. Só vimos uma tão perfeita como essa numa coleção do Paraná (essa da foto pertencia a uma coleção americana).

5. Conhecemos um trio FDCE, todos pertencentes ao mesmo acervo de um colecionador do Paraná (citada acima) que, por uma questão de privacidade, não podemos dizer de quem se trata. É um conjunto maravilhoso, onde as três peças se encontram num estado equivalente ao dia em que foram cunhadas. Verdadeiras jóias da nossa numismática.

Bentes

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#58 Mensagem por numismatica_bentes » segunda set 26, 2011 10:40 am

WOW !!! Triplo WOW !!!

Imagem

Figura: Brasil - D. José I Série dos "J"s - Estupendo exemplar de 600 réis da série “J”, datado 1755, da Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Estado de conservação FDC (MS63). A moeda da foto acima foi leiloada nos EUA pela "bagatela" de US$ 6.325,00. Foto ampliada. Acervo particular.

Comentário: A raridade aqui não diz respeito ao tipo, à Casa e nem mesmo à data. O valor dessa moeda é determinado, em 90% de seu conjunto, pelo seu excepcional estado de conservação, uma verdadeira raridade em se tratando dessa moeda. São raras as moedas da série J em estado de conservação acima de MBC. Mais raras ainda quando em estado soberbo. Praticamente inexistentes no estado FDC, como a da foto acima.

fgmjlle
Reinado D.Maria I
Mensagens: 479
Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#59 Mensagem por fgmjlle » segunda set 26, 2011 11:54 pm

Linda Moeda! Efetivamente uma "jóia" rara de nossa Numismatica justamente por sua conservação.
Interessante observar como somente por uma fotografia é dificil avaliar corretamente uma moeda. Pela foto tem-se a impressão de que os florões e o florão menor do lado direito apresentam algum desgaste... Ou seria a caso que o cunho apresentava desgaste nestes pontos? Ou ainda que o disco apresentava algum "defeito"?

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Jóias da Numismática Brasileira.

#60 Mensagem por numismatica_bentes » terça set 27, 2011 6:26 am

fgmjlle Escreveu:Linda Moeda! Efetivamente uma "jóia" rara de nossa Numismatica justamente por sua conservação.
Interessante observar como somente por uma fotografia é dificil avaliar corretamente uma moeda. Pela foto tem-se a impressão de que os florões e o florão menor do lado direito apresentam algum desgaste... Ou seria a caso que o cunho apresentava desgaste nestes pontos? Ou ainda que o disco apresentava algum "defeito"?
Nesse tipo de moeda, a primeira região a sofrer desgaste devido à circulação é o "J". Por particularidades como essa, o sistema americano tem graduações para o estado de conservação FDC (MS 60, 61, 62, etc). Por encontrar algum desgaste nos florões e algumas mínimas marcas no campo, não recebeu a classificação FDCE, que seria um MS acima de 67.

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”