moeda cunhada errada

Tudo relacionado com a numismática brasileira

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

Re: moeda cunhada errada

#91 Mensagem por rodrigoleite » segunda nov 12, 2012 2:03 am

dogma73 Escreveu:Como é que é possível????!!!!
Com um mercado gigantesco e milhares de coleccionadores...como é que se justifica?
Não faço ideia. :shrug:

Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Contacto:

#92 Mensagem por Alberto Paashaus » segunda nov 12, 2012 6:58 am

Como é que é possível????!!!!
Com um mercado gigantesco e milhares de coleccionadores...como é que se justifica?

O mercado português é no mínimo vinte vezes maior que o brasileiro - eu conheço bem os dois. Só existem feiras permanentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e João Pessoa. De resto, encontros esporádicos feitos pelas sociedades.

Só a feira da Ribeira, que acontece todo final de semana no domingo, é superior em quantidade e qualidade ao do maior evento de numismática que aqui ocorre e que acontece uma vez por ano.
Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

#93 Mensagem por dogma73 » segunda nov 12, 2012 10:03 am

Alberto Paashaus Escreveu:
Como é que é possível????!!!!

O mercado português é no mínimo vinte vezes maior que o brasileiro - eu conheço bem os dois. Só existem feiras permanentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e João Pessoa. De resto, encontros esporádicos feitos pelas sociedades.

Só a feira da Ribeira, que acontece todo final de semana no domingo, é superior em quantidade e qualidade ao do maior evento de numismática que aqui ocorre e que acontece uma vez por ano.
:think: :think: :think:

Bem sei da força do mercado Português e do seu potencial mas convenhamos que o mercado Brasileiro contraria todas as minhas expectativas...na realidade não sou um conhecedor mas em função do numero de habitantes e mesmo que proporcionalmente o mercado nacional tivesse maior propensão para a numismática que o Brasileiro jamais me ocorreria tamanha disparidade...
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Contacto:

#94 Mensagem por MoedasdeMinas » segunda nov 12, 2012 12:00 pm

Parece-me que foi gerada uma expectativa sobre a venda dessa peça, e o mercado se inflacionou.

A minha opinião postada aqui neste tópico de que a peça ficaria entre R$ 180,00 e R$ 280,00 foi baseada na venda\comercialização de duas variantes dos erros do Real, realizadas em 2012 aqui em Belo Horizonte.
V439a - 1 centavo invertido com boné, marcas de data aparecendo no reverso.
V456a - 25 centavos batida dupla, invertido.

Continuo com a minha opinião, pois sei que erros do Real aparecem todos os dias, é só questão de tempo para ocorrer, outro e outro, e outro. Não há zelo nessa cunhagem e as peças em questão (na minha opinião são todas muito toscas e pouco atraentes a coleção, inclusive quebram um padrão brasileiro de arte numismática)
Dom Pedro parece Beethoven, Tiradentes parece Jesus, ´ha uma conjunção de elementos nas peças que as tornam poluidas visualmente.

Eu mesmo não as coleciono.

Lembro também que erros mais comuns em BH estão sendo comerciados por preços abaixo do catálogo\preçario, pois aparecem toda hora.

Cordialmente,
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

Paul Gerritsen Plaggert
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

#95 Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » segunda nov 12, 2012 12:38 pm

Olá Fernanda,

Eu tenho a opinião que a moeda seria sim bem cotada e vendida se vc a colocasse em um leilão aqui do Fórum. Mesmo havendo um predomínio de foristas portugueses, posso lhe dizer que haverá muitos brasileiros interessados, que lhe pagariam um valor justo.

Não acredite que a moeda tenha obrigatoriamente um valor mais baixo apenas porque não se pode compara-la com outra. Isso é bobagem e infelizmente é o discurso de interessados que querem pagar pouco, especialmente para quem não entende muito sobre o assunto. Erros MUITO MAIS comuns são encontrados por valores razoáveis, já adentrando na casa de uma centena de reais. Uma moeda PROVA, pode ser facilmente vendida por 300, 400 reais, dependendo do tipo; um ensaio monetário pose ser vendido por 1500, 2000 reais. E são muito mais "comuns", dependendo da moeda, que esse erro em questão. Evidentemente, não faço apologias a tais valores, mas certamente ela não vale somente 300 reais ou menos. E sei que muitos aqui concordam comigo.

Alguns erros em moedas brasileiras mais antigas, especialmente coloniais, podem custar várias centenas, alguns chegando a casa do milhar. Claro que não se podem comparar com os erros atuais, nem o tipo da moeda. O controle na época era muito menos rigoroso, assim como a manufatura dos cunhos. Considerando-se que hoje há um controle de qualidade muito maior, e que até o momento sua moeda é única, ela pode sim atingir bons preços num leilão e é natural que isso ocorra.

Ninguém aqui realmente acredita que um erro desses se comportaria em valores aos erros monetários americanos, onde lá são aí sim, absurdamente valorizados.

Concordo com o Dante que não seria muito pertinente coloca-la no ML, pois não seria provavelmente valorizada justamente. Acho que há bom espaço sim para você tentar comercializá-la por aqui.

Concordo também com o Rodrigo como uma outra opção de tentar vender a moeda em alguma associação numismatica oficial, onde certamente haverão muitos interessados.

Se você fosse de São Paulo, lhe recomendaria o próximo Congresso da Sociedade Numismatica Brasileira, que ocorrerá daqui 3 semanas. Além de lhe avaliarem a moeda adequadamente e ao vivo, certamente encontrará muita gente interessada e disposta a pagar bem.

Mas ainda sou da opinião que mesmo leiloando-a aqui, você teria sem duvidas bons resultados.
PECVNiA NON OLET

fernandavf
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta nov 07, 2012 2:20 am

#96 Mensagem por fernandavf » segunda nov 12, 2012 12:50 pm

sim, mas a questão é que eu não posso leiloar aqui porque fiz cadastro recentemente.

Paul Gerritsen Plaggert
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

#97 Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » segunda nov 12, 2012 1:08 pm

fernandavf Escreveu:sim, mas a questão é que eu não posso leiloar aqui porque fiz cadastro recentemente.
Aguarde então um pouquinho, e assim que completar o prazo necessário, vc a coloca! :thumbupleft:
PECVNiA NON OLET

anonimou
Reinado D.João IV
Registado: domingo nov 28, 2010 7:31 pm

#98 Mensagem por anonimou » segunda nov 12, 2012 1:09 pm

Sem me querer muito no assunto...até porque nem estou interessado na dita cuja...
Mas a "historia" que a moeda se venderia melhor aqui no forum...custa-me a acreditar, é só dar uma olhadela pelo forum e ver quantas moedas aqui são compradas por brasileiros.

Penso que por aqui estará a limitar os lances só para alguns foristas brasileiros que frequentam um forum de Portugal...
Na minha opinião se vender no seu país, utilizando os vossos meios, irá encontar muito mais interessados na moeda, alem destes que visitam este forum.

Uma ideia, já que não tem nenhum historial de vendas no vosso site de leilões online (e aí concordo com os comentarios anteriores que pode sair prejudicada na venda), porque não tenta contactar um vendedor já credibilizado nesse site e tenta chegar a um acordo, para essa pessoa vender a moeda por si, oferecendo-lhe uma % da venda.
Cumprimentos,
Délio Pontes

anonimou
Reinado D.João IV
Registado: domingo nov 28, 2010 7:31 pm

#99 Mensagem por anonimou » segunda nov 12, 2012 1:22 pm

Outra ideia...

Regista-se no vosso site de leiloes, põe um valor base de inicio de leilão irrisório mas mete um preço de reserva alto mesmo para ninguem comprar (este valor só voce é que sabe, não é mostrado aos interessados)

Depois deixa o leilão e o mercado funcionar, vê até que valor a moeda atinge no final do leilão e já fica com uma ideia de valores para a vender no futuro.

Vai ter um custo de abertura do leilão mas é melhor do que vender no escuro...
Última edição por anonimou em segunda nov 12, 2012 1:27 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Délio Pontes

fernandavf
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta nov 07, 2012 2:20 am

#100 Mensagem por fernandavf » segunda nov 12, 2012 1:27 pm

Olha, fui ver como fazia pra criar leilão no ML, mas nem aparece de arremate aqui na hora de criar uma venda. Ta difícil rsrsrs

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”