Mensagem
por Paul Gerritsen Plaggert » segunda nov 12, 2012 12:38 pm
Olá Fernanda,
Eu tenho a opinião que a moeda seria sim bem cotada e vendida se vc a colocasse em um leilão aqui do Fórum. Mesmo havendo um predomínio de foristas portugueses, posso lhe dizer que haverá muitos brasileiros interessados, que lhe pagariam um valor justo.
Não acredite que a moeda tenha obrigatoriamente um valor mais baixo apenas porque não se pode compara-la com outra. Isso é bobagem e infelizmente é o discurso de interessados que querem pagar pouco, especialmente para quem não entende muito sobre o assunto. Erros MUITO MAIS comuns são encontrados por valores razoáveis, já adentrando na casa de uma centena de reais. Uma moeda PROVA, pode ser facilmente vendida por 300, 400 reais, dependendo do tipo; um ensaio monetário pose ser vendido por 1500, 2000 reais. E são muito mais "comuns", dependendo da moeda, que esse erro em questão. Evidentemente, não faço apologias a tais valores, mas certamente ela não vale somente 300 reais ou menos. E sei que muitos aqui concordam comigo.
Alguns erros em moedas brasileiras mais antigas, especialmente coloniais, podem custar várias centenas, alguns chegando a casa do milhar. Claro que não se podem comparar com os erros atuais, nem o tipo da moeda. O controle na época era muito menos rigoroso, assim como a manufatura dos cunhos. Considerando-se que hoje há um controle de qualidade muito maior, e que até o momento sua moeda é única, ela pode sim atingir bons preços num leilão e é natural que isso ocorra.
Ninguém aqui realmente acredita que um erro desses se comportaria em valores aos erros monetários americanos, onde lá são aí sim, absurdamente valorizados.
Concordo com o Dante que não seria muito pertinente coloca-la no ML, pois não seria provavelmente valorizada justamente. Acho que há bom espaço sim para você tentar comercializá-la por aqui.
Concordo também com o Rodrigo como uma outra opção de tentar vender a moeda em alguma associação numismatica oficial, onde certamente haverão muitos interessados.
Se você fosse de São Paulo, lhe recomendaria o próximo Congresso da Sociedade Numismatica Brasileira, que ocorrerá daqui 3 semanas. Além de lhe avaliarem a moeda adequadamente e ao vivo, certamente encontrará muita gente interessada e disposta a pagar bem.
Mas ainda sou da opinião que mesmo leiloando-a aqui, você teria sem duvidas bons resultados.
PECVNiA NON OLET