De reais a réis

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Clayton Mesquita
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 36
Registado: sexta dez 18, 2020 1:40 pm

De reais a réis

#1 Mensagem por Clayton Mesquita » domingo dez 27, 2020 9:05 pm

Alguém sabe me informar o porquê de o plural "reais" virou "réis" durante o reinado de Dom Sebastião? Fiz uma pesquisa e até agora não encontrei uma resposta concreta. Grato!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Em busca do dobrão perdido!

Avatar do Utilizador
MoedaJanota
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 70
Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am

Re: De reais a réis

#2 Mensagem por MoedaJanota » terça fev 16, 2021 2:30 am

Clayton Mesquita Escreveu:
domingo dez 27, 2020 9:05 pm
Alguém sabe me informar o porquê de o plural "reais" virou "réis" durante o reinado de Dom Sebastião? Fiz uma pesquisa e até agora não encontrei uma resposta concreta. Grato!
Viva, também já me questionei quanto ao mesmo. Infelizmente também não sei :D

Saudações cordiais.

Ps. Veja a sua caixa de mensagens privadas.
Ex nihilo nihil fit

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2089
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: De reais a réis

#3 Mensagem por Monge » terça fev 16, 2021 2:41 am

A língua evolui. É um fenómeno natural resultante da nossa tendência para simplificar as palavras. Daí ser natural a passagem de reais a réis.
O primeiro documento em que aparece escrito RÉIS foi na verdade no reinado de D. Sebastião mas é natural que o povo já o usasse em reinados anteriores.
Tradicionalmente os nossos catálogos só adoptam o plural réis a partir de D. João IV.

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”