De reais a réis
Moderador: Moderador de Honra
- Clayton Mesquita
- Senhor Escudo da I República
- Mensagens: 36
- Registado: sexta dez 18, 2020 1:40 pm
De reais a réis
Alguém sabe me informar o porquê de o plural "reais" virou "réis" durante o reinado de Dom Sebastião? Fiz uma pesquisa e até agora não encontrei uma resposta concreta. Grato!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Em busca do dobrão perdido!
- MoedaJanota
- Reinado D.Manuel II
- Mensagens: 70
- Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am
Re: De reais a réis
Viva, também já me questionei quanto ao mesmo. Infelizmente também não seiClayton Mesquita Escreveu: ↑domingo dez 27, 2020 9:05 pmAlguém sabe me informar o porquê de o plural "reais" virou "réis" durante o reinado de Dom Sebastião? Fiz uma pesquisa e até agora não encontrei uma resposta concreta. Grato!
Saudações cordiais.
Ps. Veja a sua caixa de mensagens privadas.
Ex nihilo nihil fit
Re: De reais a réis
A língua evolui. É um fenómeno natural resultante da nossa tendência para simplificar as palavras. Daí ser natural a passagem de reais a réis.
O primeiro documento em que aparece escrito RÉIS foi na verdade no reinado de D. Sebastião mas é natural que o povo já o usasse em reinados anteriores.
Tradicionalmente os nossos catálogos só adoptam o plural réis a partir de D. João IV.
O primeiro documento em que aparece escrito RÉIS foi na verdade no reinado de D. Sebastião mas é natural que o povo já o usasse em reinados anteriores.
Tradicionalmente os nossos catálogos só adoptam o plural réis a partir de D. João IV.
