O meu tabuleiro da Colónia do Brasil

Moderador: Moderador de Honra

Monge
Reinado D.João I
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

O meu tabuleiro da Colónia do Brasil

Mensagempor Monge » terça nov 13, 2012 7:34 pm

Alguns autores consideram estas moedas como pertencendo ao Brasil, outros como pertencendo a Portugal mas com curso legal no Brasil.
Pessoalmente tenho-as guardadas nos tabuleiros de Portugal.
Como virtualmente podemos fazer aquilo que quizermos, aqui se vão elas juntar às poucas que tenho da Colónia do Brasil:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Monge em quinta mar 08, 2018 11:41 am, editado 1 vez no total.

zefer44
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm

Re: O meu tabuleiro da Colónia do Brasil

Mensagempor zefer44 » terça nov 13, 2012 8:20 pm

Tabuleirão!! :thumbs:
Horácio Ferreira

La cuna del hombre la mecen con cuentos

DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!

felippe
Reinado D.Miguel
Registado: terça mai 22, 2012 6:03 pm

Mensagempor felippe » terça nov 13, 2012 8:27 pm

:clap3: :clap3:

tiberius
Registado: sábado set 10, 2011 12:51 pm

Mensagempor tiberius » terça nov 13, 2012 8:28 pm

Incrível!!!
Visite minha galeria (em construção).
http://www.forumancientcoins.com/galler ... ?cat=34492

Zé Cardoso
Reinado D.Sancho I
Registado: segunda nov 28, 2011 8:48 pm

Mensagempor Zé Cardoso » terça nov 13, 2012 11:29 pm

Belíssimo tabuleiro!!! Essas peças de D João V (as amarelinhas) são especialmente escassas...

mariomadeira
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta set 02, 2011 10:48 pm

Mensagempor mariomadeira » terça nov 13, 2012 11:32 pm

parabens bonito tabuleiro

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

Mensagempor numismatica_bentes » quarta nov 14, 2012 1:40 am

CARIMBOS COROADOS - Trata-se, talvez, do capítulo mais nebuloso, imerso em dúvidas e mistérios, da numismática brasileira. A documentação, além de escassa, parece não corresponder à realidade do que acontecia na época.
O próprio vice-rei do Brasil, Vasco de Mascarenhas (Conde de Óbidos), por diversas vezes, manifestou seu descontentamento com as execuções extra-oficiais (sem qualquer documentação) praticadas na Colônia por ordem de governadores e vice-governadores.

Apesar de estarmos de acordo com algumas afirmações publicadas em alguns poucos estudos sobre o assunto - o que nos levou, inclusive, a retirar um ou dois carimbos, considerados por alguns numismatas como sendo da coleção numismática do Brasil, e a introduzirmos outros tantos que não faziam parte do acervo de moedas brasileiras - não podemos descartar a real possibilidade de que nem tudo tivesse sido documentado.

REINADO DE D. JOÃO IV.

1. Por Lei de 3 de fevereiro de 1642 ordenou-se em Portugal, a aplicação dos carimbos 50, 60, 100 e 120 (sem coroa), que não foram aplicados no Brasil. Contudo, em conformidade com o Termo de 11 de abril de 1644, e a partir dessa data, as peças com esses carimbos, nos valores 100 e 60, passaram a circular livremente na Colônia, pelos valores de 160 e 80, respectivamente.

CARIMBO 120 SEM COROA - Contramarca exclusiva para Portugal. Não teve autorização para circular no Brasil.

CARIMBOS 100 e 60 SEM COROA - Circularam no Brasil, valendo 160 e 80 réis, respectivamente, em conformidade com o Termo de 11/04/1644. Contudo entravam no comércio apenas numa paridade de troca, configurando-se num quase-câmbio, não havendo autorização do Estado para efetivamente circular como moeda. Não ocorreu uma ordem, na forma da Lei como deveria, para conferir o conceito exato de moeda com curso legal.

CARIMBO 50 SEM COROA - Contramarca exclusiva para Portugal. Não teve autorização para circular no Brasil.

2. Por Alvará de 26 de fevereiro de 1643, aplicou-se em Portugal os carimbos coroados de 240 e 480. No mesmo ano, em conformidade com o mesmo Alvará, e apostila de 10 de março de 1643, foram também mandados aplicar no Brasil. A mesma carimbagem foi repetida na Colônia, em 1652, ocasião em que foi adicionado o carimbo de 120 coroado a fim de contramarcar as poucas moedas de 2 reales ainda existentes. Daí resulta a raridade desse carimbo.

CARIMBOS 480 E 240 COROADOS - Criados em Portugal pelo Alvará de 26/02/1643, foram ordenados para o Brasil em conformidade com o Alvará e Apostila de 10 de março do mesmo ano. Em 1652, somente no Brasil, foram aplicados novamente, ocasião em que foi criado o raríssimo carimbo 120 coroado, a seguir.

CARIMBO 120 COROADO - Essa rara contramarca de D. João IV foi criada em 1652 por ocasião da repetição da carimbagem dos valores 480 e 240. Contudo, a moeda que deveria receber essa contramarca (2 reales) teve, juntamente com aquela de 1 real, sua circulação proibida em Portugal, por Lei de 26 de fevereiro de 1642. Apesar de terem sido proibidas apenas em Portugal, a Lei que vetou sua circulação terminou contribuindo para escassear a moeda espanhola (desses valores) também na Colônia. Por esse motivo são raríssimos os carimbos 120 coroado (autênticos) sobre 2 reales. Atenção! O leitor não deve confundir esta contramarca com a outra, bem mais rara, de D. Afonso VI, contudo aplicada sobre moeda portuguesa.

CARIMBO 60 COROADO - Nunca existiu, no governo de D. João IV. Dessa forma, todas as moedas espanholas de 1 real, com esse carimbo, são peças falsas. Não confundir com o carimbo 60 coroado (raro) de D. Afonso VI, aplicados sobre moeda portuguesa de 1/2 Tostão.

Monge
Reinado D.João I
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagempor Monge » quarta nov 14, 2012 1:48 am

Obrigado pelo esclarecimento supra

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

Mensagempor numismatica_bentes » quarta nov 14, 2012 1:55 am

Monge Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento supra

Não há de que ! Faz parte do nosso trabalho.

Thomás
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

Mensagempor Thomás » quarta nov 14, 2012 7:23 am

Monge, como de costume, belíssimos exemplares!
Parabéns!

Voltar para “Colónia (1500-1822)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes