20 e 40 RÉIS 1828 R, NUMA MESMA MOEDA, AJUDA!

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

20 e 40 RÉIS 1828 R, NUMA MESMA MOEDA, AJUDA!

#1 Mensagem por José Gomes » domingo mai 28, 2017 1:34 am

Olá, saudações a todos.

Esta é mais uma que literalmente renasceu do mundo dos mortos, e veio com uma vontade muito grande de ser estudada.

Ao analisar com mais acuidade, é possível ver dois valores numa mesma moeda: 20 e 40 réis, de 1828 R, bastando apenas inverter a moeda, que se claramente.

O outro lado então, há uma verdadeira bagunça, quanto ao escudo e legendas, o que sugere que a moeda foi cunhada como 40 réis, em um disco de 20 réis e depois retificada para 20 réis.

Imagem
Imagem
Imagem

Então, gostaria de saber dos ilustres colegas, se isso é algo comum, se há algum estudo sobre o assunto e se esse erro está catalogado, e por último, como classificar corretamente esta moeda.

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Gomes.

Monge
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: 20 e 40 RÉIS 1828 R, NUMA MESMA MOEDA, AJUDA!

#2 Mensagem por Monge » domingo mai 28, 2017 9:05 am

Foi um época de forte desvalorização monetária em que, através da aposição de carimbos com mais valor, as moedas eram valorizadas para o dobro.
Em vez de carimbos eram por vezes usadas moedas de 20 Réis como discos para cunhar as de 40 Réis.
A corrosão geral da moeda reduz a margem para o estudo e fico sem saber se a data (1828) era da moeda de 20 ou se da de 40 Réis.
Será que o diâmetro é de 30 mm?
Peso e diâmetro são sempre uma ajuda.

José Gomes
Reinado D.Afonso II

#3 Mensagem por José Gomes » domingo mai 28, 2017 11:00 am

Monge Escreveu:Foi um época de forte desvalorização monetária em que, através da aposição de carimbos com mais valor, as moedas eram valorizadas para o dobro.
Em vez de carimbos eram por vezes usadas moedas de 20 Réis como discos para cunhar as de 40 Réis.
A corrosão geral da moeda reduz a margem para o estudo e fico sem saber se a data (1828) era da moeda de 20 ou se da de 40 Réis.
Será que o diâmetro é de 30 mm?
Peso e diâmetro são sempre uma ajuda.
Olá, bom dia, Monge.

Vamos lá:

Peso 7,3 gramas.
Diâmetro 30 mm.

Confesso que o tempo foi um pouco inclemente com a moeda.

Leandro Numismata
Reinado D.José
Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm

#4 Mensagem por Leandro Numismata » domingo mai 28, 2017 3:30 pm

Gomes,

Como deve ser fascinante desenterrar essas moedas...Quisera eu que aqui na minha terra também fosse assim...

Olhando bem, me parece que essa moeda é de 1829. Já vi várias moedas do Rio nessa data e, sempre o algarismo 9 está inclinado para a esquerda...veja se não é o caso desse exemplar.

Pelo estilo tosco e pela má cunhagem, arrisco dizer que é uma moeda falsa de época: até o estilo das letras na legenda sugerem isso. A letra monetária está muito inclinada e feia! Devem ter aproveitado uma moeda de 20 réis verdadeira.
Compro moedas de cobre brasileiras com carimbo do Pará e do Maranhão.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

José Gomes
Reinado D.Afonso II

#5 Mensagem por José Gomes » domingo mai 28, 2017 11:43 pm

Leandro Numismata Escreveu:Gomes,

Como deve ser fascinante desenterrar essas moedas...Quisera eu que aqui na minha terra também fosse assim...

Olhando bem, me parece que essa moeda é de 1829. Já vi várias moedas do Rio nessa data e, sempre o algarismo 9 está inclinado para a esquerda...veja se não é o caso desse exemplar.

Pelo estilo tosco e pela má cunhagem, arrisco dizer que é uma moeda falsa de época: até o estilo das letras na legenda sugerem isso. A letra monetária está muito inclinada e feia! Devem ter aproveitado uma moeda de 20 réis verdadeira.
Olá, boa noite, amigo Leandro.

Falsa de época com certeza, mais uma de tantas.

Sim, é fascinante, mas, não são só fascínios. Envolve muita paciência, muita conversa, e muita incompreensão, também.

E envolve custos, às vezes elevados, que os achados financeiramente não compensam. A compensação vem do prazer de se fazer algo muito diferente, com alguma aventura, é claro, e as vezes algum risco.

Certa feita, cheguei a alugar uma casa por 3 meses, em um local promissor, apenas para chegar perto da população local. Com alguns contatos feitos, consegui abrir algumas portas e consegui boas peças. Abri essa porta para alguns amigos que também conseguiram boas moedas.

Em outra ocasião, abriram-me as portas e aparecerem boas peças também. Quando tentei entrar mais nessas novas portas abertas, quase fui barrado pela incompreensão, mas, é uma longa história que não cabe aqui.

O que conta mesmo é o resgate de peças que estavam literalmente "mortas" e que hoje brilham em algumas coleções.

Estou prestes a abrir uma nova porta, a apenas 100 km da minha casa, e é um local muito promissor, com grande carga histórica. É essa a outra face da aventura: estudar muita história e geografia para encontrar os locais certos.

Um abraço.

Gomes.

Leandro Numismata
Reinado D.José
Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm

#6 Mensagem por Leandro Numismata » quinta jun 08, 2017 8:56 pm

Gomes, esse seu relato só mostra que você é um autêntico apaixonado pela numismática! Quisera eu ter a mesma oportunidade que você, de viver no Nordeste, um lugar cheio de mil riquezas, dentre elas, os tesouros numismáticos...
Compro moedas de cobre brasileiras com carimbo do Pará e do Maranhão.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

José Gomes
Reinado D.Afonso II

#7 Mensagem por José Gomes » sexta jun 09, 2017 10:37 pm

Leandro Numismata Escreveu:Gomes, esse seu relato só mostra que você é um autêntico apaixonado pela numismática! Quisera eu ter a mesma oportunidade que você, de viver no Nordeste, um lugar cheio de mil riquezas, dentre elas, os tesouros numismáticos...
É verdade, muita coisa aconteceu por aqui, muitos fatos históricos, mas, hoje estamos meio esquecidos.

Responder

Voltar para “Império (1823-1889)”