Olá, pessoal boa noite a todos.
Conforme já comentei em outro tópico- foi-me gentilmente cedido por um colega da faculdade este numisma do princípio do império do Brasil. Já ouvi muitos comentários a respeito destes cobres (creio que deviam ser as moedas com menor valor monetário da época-equivalente aos nossos centavos atuais- e justamente por isso, objeto de intensa circulação e manuseio, favorecendo o desgaste das peças.
Também li que existem muitas falsificações destas moedas- não modernas falsificações- mas contemporâneas à época em que circularam (muitas destas aparecem carimbadas- o que não é o caso desta peça em questão.
Compartilho algumas fotos que eu mesmo fiz dela. tentei dar o melhor de mim, mas perdoem-me, pois como fotógrafo (se percebe) não tenho talento.
A data e a letra R após estão bem desgastadas, mas ainda legíveis com um pouco de atenção. Tomara que as imagens mostrem isso, após a redução para caberem no ficheiro.
o que os nobres colegas pensam? tem ares de ser legítima ou uma falsificação da época-fato que teria ocorrido em larga escala-segundo li aqui mesmo no fórum???
Todos os comentários e opiniões sempre são bem-vindos e só enriquecem a mim e aos demais novatos no ramo da numismática e do colecionismo. abraços.