Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta out 17, 2018 6:25 am

Hora UTC




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta set 20, 2018 11:37 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: quinta set 20, 2018 11:09 pm
Mensagens: 2
Olá a todos

Coleciono moedas a muitos anos, porém só agora comecei a realmente avaliar os devidos critérios, portanto já peço desculpas pelas fotos que só consegui os detalhes usando flash, e se também não consegui identificar devidamente por inexperiência.

Essa moeda foi encontrada entre tijolos de uma senzala hoje encontrada nas imediações de uma fazenda em São Paulo, o selo imperial já está bem gasto a as inscrições também quase não são visíveis. Gostaria muito de uma ajuda com uma possível identificação.

https://imgur.com/a/EuuuXt6


Topo
   
MensagemEnviado: sexta set 21, 2018 7:27 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Mensagens: 156
oie Rodrigo, tudo bem contigo? :D
Já de antemão aviso que meu conhecimento acerca das moedas é escasso (quando for velhinho e andar de bengala, talvez chegue lá :erofl: )
Mas me parece (porque possuo uma moeda desse tipo- só que sem o carimbo) uma peça originalmente de 80 réis do primeiro império do Brasil (reinado D.Pedro I) depois remarcada com carimbo de 40 réis (metade do valor original de face) segundo uma lei imperial que entrou em vigor a partir de 1835. Era uma das moedas mais comuns daquela época, de baixo valor monetário (troco) e que rodaram muito;mas MUUIITO MESMO!! :) - desde as mãos dos escravos até as demais camadas sociais (algo similar aos nossos centavos do real de hoje).
Ah, outra coisa: havia muitas falsificações/imitações dessas moedas de cobre que circularam na época junto com as oficiais cunhadas pelo governo imperial. Pelo que andei lendo, algumas dessas falsificações são bem rudimentares (toscas mesmo), enquanto que outras eram mais "caprichadas", não sendo possível saber se é uma falsificação da época ou genuína numa simples olhada de vista. No caso dessa tua peça (que está bastante desgastada) a identificação entre falsa ou legítima torna-se um pouco mais difícil (mas aqui no fórum têm pessoas experts nesse tipo de moeda- que certamente lhe darão uma boa luz- bem mais credenciados que eu. Boa sorte!
abraço! :thumbs:


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora UTC


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal