40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2261
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

#1 Mensagem por José Gomes » terça fev 26, 2019 3:41 am

Olá, saudações a todos.

Provavelmente falsa de época, mas, traz a inscrição muito errada, conforme podem conferir: no lugar de "...CONST. IMP. ET. PERP...", que é o certo, temos "...CONST. INS. IT. PERP...", ou seja, INS no ligar de IMP e IT no lugar de ET. Confesso que até agora não tinha visto nada assim.
DSCN4143 - Cópia (2).JPG
DSCN4143 - Cópia.JPG
DSCN4144 - Cópia.JPG
Alguém, conseguiria mais alguma referência?

Antecipadamente, agradeço visitas, dicas e comentários.

Gomes.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5010
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

#2 Mensagem por silvio2 » terça fev 26, 2019 10:12 am

Amigo José Gomes
Lamento, não poder dar uma opinião assertiva sobre a moeda (o porquê da sua legenda errada) pois não tenho "bases" para tal. Espero que "alguém" o possa fazer, para satisfação da curiosidade de todos nós ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2261
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: 40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

#3 Mensagem por José Gomes » terça fev 26, 2019 10:49 pm

silvio2 Escreveu:Amigo José Gomes
Lamento, não poder dar uma opinião assertiva sobre a moeda (o porquê da sua legenda errada) pois não tenho "bases" para tal. Espero que "alguém" o possa fazer, para satisfação da curiosidade de todos nós ... ;)
Ok amigo Sílvio, vamos aguardar.

Avatar do Utilizador
Leandro Numismata
Reinado D.José
Mensagens: 514
Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
Localização: Porto Velho,Rondônia,Brasil

Re: 40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

#4 Mensagem por Leandro Numismata » quarta fev 27, 2019 8:15 pm

José Gomes, quem sabe o falsário, ao reproduzir, as legendas, tinha em mãos uma moeda bem circulada e, acabou escrevendo do jeito que conseguiu ler...
O brasão imperial está com um desenho bem bonito, especialmente a coroa.
Consegue ver a data dessa moeda?
Achei interessante o carimbo geral, pelo estilo, acredito ser verdadeiro.
Compro moedas de cobre brasileiras com carimbo do Pará e do Maranhão.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

AdrianoHS
Reinado D.José
Mensagens: 534
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: 40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

#5 Mensagem por AdrianoHS » quarta fev 27, 2019 11:50 pm

Olá, Gomes.
Falsa de época provavelmente. Consta do rol de peças falsas diversas e originais variações nessas sessões das legendas identificadas pelo Lobo, especificamente para o ano 1830/31, casa rio.
Parece que havia uma liberdade poética expressiva entre os falsários.
A tua me parece ser um destes "versos" da época.

Cobre divertido, parabéns.

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2261
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: 40 réis 1830 R. LEGENDA MUITO ERRADA!!!

#6 Mensagem por José Gomes » quarta mar 06, 2019 1:40 pm

Leandro Numismata Escreveu:José Gomes, quem sabe o falsário, ao reproduzir, as legendas, tinha em mãos uma moeda bem circulada e, acabou escrevendo do jeito que conseguiu ler...
O brasão imperial está com um desenho bem bonito, especialmente a coroa.
Consegue ver a data dessa moeda?
Achei interessante o carimbo geral, pelo estilo, acredito ser verdadeiro.
Olá, bom dia Leandro.

Com um pouco de trabalho, dá para ver 1830 R, dentro da época do derrame de cobres falsos. Parece-me também que o carimbo é verdadeiro, sobre uma moeda falsa de época.

Só especulando: talvez a pressa tenha enganado o gravador que depois que viu o erro inutilizou o cunho com a legenda errada.

Gomes.

Responder

Voltar para “Império (1823-1889)”