Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta dez 14, 2018 11:21 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta ago 21, 2008 11:16 pm 
Desligado
Reinado D.Fernando

Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Carimbo do Ceará

Devido ao grande número de moedas de cobres falsas, o Governo da Província do Ceará solicitou o recolhimento das moedas de cobre em circulação objetivando tirar de circulação o numerário falsificado, através da lei de 03 de outubro de 1833.

O “troco de cobre”, papel-moeda que era trocado pelas moedas de cobre não tivera larga aceitação e prontamente sentiu-se a falta de moeda divisionária no comércio.

Em 1834, o então Presidente da Província do Ceará comunicou o problema ao Tesouro Nacional e pediu que as moedas recolhidas no ano anterior fosse postas em circulação com um carimbo que deveria lhes reduzir o valor pela metade.

A Lei de 1834 fala apenas na contramarcação das moedas de cobre. Contudo já vi inúmeros patacões com o Carimbo do Ceará. Além disto, já vi também a venda uma magnifíca moeda de 8 reales com o Carimbo de Minas e o Carimbo do Ceará juntos! Sobre moedas estrangeiras, além destas duas que mostro aqui, ainda vi um 8 reales de Lima, busto tipo índio, com o Carimbo do Ceará.

Kurt Prober, grande estudioso, refutava a autenticidade do Carimbo do Ceará em moedas de prata de qualquer tipo. A questão é que os carimbos por mim vistos até então não diferem em nada dos carimbos vistos em moedas de cobre. Pelo contrário, é possível até localizar cunhos de carimbos exatamente iguais.

Terá sido alguma brincadeira do contramarcador? Ou ainda, poderá ter sido um meio de legalizar numerário estrangeiro para circulação no Ceará? As única grandes certezas são que moedas de prata não deveriam ser contramarcadas e que os carimbos aqui mostrados são verdadeiros, o que no final das contas deixa apenas mais dúvidas...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

MensagemEnviado: segunda ago 25, 2008 11:40 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça dez 19, 2006 8:41 pm
Fantastico!

Não sei se isso é comum, devido ao meu pouco conhecimento em numismatica, mas as moedas e principalmente os carimbos estão excelente, eu sou do Ceará e só tinha visto esses carimbos em patacas brasileiras.

Meus parabens pelos exemplares. :shock:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 27, 2008 12:10 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Viva Alberto!
Ótimo tema!
Não há registro oficial desses carimbos em prata. Existem em patacas brasileiras, e em algumas coroas estrangeiras. Mas é tudo considerado falso, para enganar colecionador.

Mas realmente falta um estudo aprofundado sobre os cunhos aplicados, essas suas observações são bem interessantes.
Há a variação do carimbo CEARA que é considerada fantasia.

Vc teria aí um material para compararmos?

:biggthumpup:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 27, 2008 12:31 pm 
Desligado
Reinado D.Fernando

Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Olá Fabiano!

Eu tenho alguns cobres com os mesmos carimbos, mas estão no Brasil e não tenho como fazer as imagens, mas já vi pela internet uma moeda a venda com um carimbo muito semelhante ao primeiro. Vou procurar as imgens e colocarei elas aqui em breve.

Grande abraço!

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 27, 2008 4:10 pm 
Desligado

Alberto, vou ver o que consigo em imagens. Vamos arquivando aqui o material fotográfico que encontrarmos, e depois, com uma quantidade razoável, podemos ir iniciando esse estudo!
:biggthumpup:

MensagemEnviado: sexta mar 18, 2011 10:09 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
O primeiro carimbo é autêntico. O segundo é FALSO.

MensagemEnviado: sexta mar 18, 2011 11:01 am 
Desligado
Reinado D.Maria I

Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am
Excelente tema! Este carimbo do Ceará aparece com muita frequencia sobre moedas de prata e incomoda o fato de não haver mais informação sobre sua autenticidade. Acho que seria muito interessante serem postadas aqui imagens de carimbos verdadeiros sobre cobre e também sobre prata, para referencia. De acordo com Numismatica Bentes ja temos um verdadeiro sobre prata, o que faz questionar o publicado pelo Prober...

MensagemEnviado: sexta mar 18, 2011 11:24 pm 
Desligado

Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
numismatica_bentes Escreveu:
O primeiro carimbo é autêntico. O segundo é FALSO.

Bentes, assim que comecei a ler o post e vi a 2ª moeda, fiquei desconfiado, depois passei a ler os comentários e esse seu comentário confirmou a minha suspeita.

Concordo contigo, a primeira é verdadeira, a segunda é falsa.

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

MensagemEnviado: domingo mar 20, 2011 3:58 am 
Desligado

Alguém teria uma moeda de cobre com um carimbo já rastreado, considerado autêntico, que fosse igual ao primeiro?

MensagemEnviado: quarta ago 17, 2011 5:10 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Moedas não previstas para a carimbagem - Atenção especial deve ser dada para as moedas que, pela aplicação da Lei, não deveriam ter sido contramarcadas com o carimbo CEARÁ (V, X, 37 ½ e 75 réis). Embora algumas tenham sido punçadas por engano, a maioria que aparece é falsa.

A essa altura fica praticamente impossível determinar a “autenticidade” do carimbo CEARÁ quando aplicado sobre moedas de prata. Mesmo porque, só poderia ser tratado como um erro - o que caracterizaria, obviamente, um raro - caso fosse comprovada sua aplicação por engano. Certamente existem “enganos clássicos” em numismática, como por exemplo, a cunhagem do 960 réis sobre dólar dos EUA. Porém, uma coisa é “confundir” moedas de prata praticamente de mesmo peso e diâmetro, como é o caso do dólar de prata e dos 8 reales, no momento da “cunhagem”; outra coisa è confundir uma moeda de cobre com outra de prata.

A presumível “autenticidade” do carimbo não confere legitimidade à peça, pois poderia se tratar de uma contramarca contrafeita por mãos habilidosas, mas aplicada recentemente a escopo de criar uma pseudo-raridade. Sendo assim, com relação ao carimbo Ceará, aplicado sobre moedas que não sejam de cobre, é nossa opinião que venham tratadas apenas como curiosidades, pois não se justifica pagar elevadas somas por peças que não podem ser comprovadas como autênticas. Mesmo porque, adiquiri-las como “raridades” é uma forma de incentivar a contrafação.

Apesar do carimbo da primeira moeda se tratar, com grande probabilidade, de um autêntico, tal não chega a legitimar a moeda, nem mesmo chega a lhe conferir raridade.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal