20 RÉIS, 1825R, ALGUMAS DÚVIDAS

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

20 RÉIS, 1825R, ALGUMAS DÚVIDAS

#1 Mensagem por José Gomes » quinta dez 20, 2012 1:44 am

Olá, saudações a todos.

A moedinha abaixo, apesar de ser comum, apresenta algumas pequenas particularidades que me levaram a pedir opiniões aos companheiros numismatas, a saber:

1 - Penso que há uma diferença no EC do verso, em relação ao reverso. Então, qual seria o EC "médio" desta moedinha?

2 - A existência de um ponto entre o número 5 do ano e o R da letra monetária. Isso acrescenta algo à moeda? Seria uma variante, ou, não significa nada? É que vez ou outra veja algumas moedas sendo diferenciadas por apresentarem um ponto em alguma parte do disco da moeda.

Toda e qualquer opinião sempre será bem vinda.

ImagemImagem

Imagem

Um grande abraço a todos.

Gomes.

Thomás
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

Re: 20 RÉIS, 1825R, ALGUMAS DÚVIDAS

#2 Mensagem por Thomás » quinta dez 20, 2012 2:27 am

Para mim, a moeda está entre MBC e SOB.
O ponto é apenas uma questão de diferença entre cunhos, não creio ser variante.

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Contacto:

#3 Mensagem por MoedasdeMinas » quinta dez 20, 2012 12:58 pm

Seria a C581a, porque é variante da C581, no catálogo de moedas do Brasil não e descrito com ponto, então é variante.
Provavelmente deve acrescer ao preço da peça, no mínimo 30% por ser uma variante.
O reverso da peça está muito melhor do que o anverso, mas na soma global, pende ao MBC.
Então o preço cheio poderia ser R$ 34,00 + 30% = R$ 44,20

Espero ter colaborado.
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

xandilm
Reinado D.João VI
Registado: segunda mai 24, 2010 10:17 pm

#4 Mensagem por xandilm » quinta dez 20, 2012 7:03 pm

MoedasdeMinas Escreveu:Seria a C581a, porque é variante da C581, no catálogo de moedas do Brasil não e descrito com ponto, então é variante.
Estou no serviço e não tenho como dar uma boa pesquisada agora, mas acredito que estás equivocado nesse caso. Pelo que me recordo, esse ponto é padrão entre data e letra. Por isso o Amato não trás. Se não tivesse o ponto, aí sim poderia vir ser uma variante.

O melhor catálogo que existe pra ver essas variantes em cobres é o do José Vinicius.
Nas anotações que tenho aqui salvas no pen-drive que carrego comigo, consta variante de 20 reis com florões oblíquos e com florões verticais (provavelmente essa informação eu tirei do catálogo que me referi).

Quero abordar um assunto a cerca do tema "variantes", então pergunto: o que é considerado como sendo uma variante?
Se a resposta para essa pergunta for: mesma moeda com cunhos diferentes, não seria correto afirmar então que por exemplo, 25 réis 1825-r 20 tulipas é uma moeda, com 21 tulipas é outra, com 23 tulipas é outra e assim por diante?

Responder

Voltar para “Império (1823-1889)”