40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2208
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Localização: Belo Horizonte - MG (Brasil)
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#21 Mensagem por MoedasdeMinas » quarta mai 22, 2013 6:38 pm

rodrigoleite Escreveu:A minha opinião das moedas apresentadas:

falsa
falsa
falsa
verdadeira
falsa
não sei dizer com essas fotos
falsa
verdadeira
falsa
não sei dizer pelo EC
falsa
Para ver como o cobre requer mais estudo hoje em dia no Brasil, só a 1ª peça é falsa, então tem que estudar mais. :thumbs:


"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

Avatar do Utilizador
MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2208
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Localização: Belo Horizonte - MG (Brasil)
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#22 Mensagem por MoedasdeMinas » quarta mai 22, 2013 6:41 pm

Olha essas:

Imagem
80 Réis 1831R, H junto, tida como verdadeira

Imagem
80 Réis 1832R proveniente de falsificação, veja como é tosca, o cospel é ruim, flocado.
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4949
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#23 Mensagem por rodrigoleite » quarta mai 22, 2013 6:43 pm

MoedasdeMinas Escreveu:
rodrigoleite Escreveu:A minha opinião das moedas apresentadas:

falsa
falsa
falsa
verdadeira
falsa
não sei dizer com essas fotos
falsa
verdadeira
falsa
não sei dizer pelo EC
falsa
Para ver como o cobre requer mais estudo hoje em dia no Brasil, só a 1ª peça é falsa, então tem que estudar mais. :thumbs:
O Srº já leu o livro "Moedas Falsas e Falsificadas do Brasil" do Sr. Kurt Prober e o "Catálogo das Moedas Brasileiras de Cobre" dele?
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2208
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Localização: Belo Horizonte - MG (Brasil)
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#24 Mensagem por MoedasdeMinas » quarta mai 22, 2013 6:50 pm

Já li os livros do Prober:
Carimbos e Moedas Particulares do Brasil
Catálogo das Moedas Brasileiras de 1966
Catálogo das moedas Brasileiras de Cobre (é muito raro, lí na numismática Neves)

Esse das Moedas falsas e falsificações do Brasil ainda não li.
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

Avatar do Utilizador
MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2208
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Localização: Belo Horizonte - MG (Brasil)
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#25 Mensagem por MoedasdeMinas » quarta mai 22, 2013 6:53 pm

Rodrigo também é raro o livro:
Primeiras Moedas do Brasil - as Falsificadas Autenticas, de 1987, Kurt Prober, esse eu nunca nem vi a capa.
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4949
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#26 Mensagem por rodrigoleite » quarta mai 22, 2013 7:18 pm

Minha última opinião aqui:

Acho que temos um consenso (eu, o Paul e o Fabiano) em crer que a sua moeda é falsa de época. Na minha cabeça tenho 100% de certeza que a moeda apresentada é falsa de época. Também tenho razoável certeza de quê não há tantas variantes assim, tendo em vista que mesmo na maior casa da moeda (no Rio de Janeiro) não havia tantos abridores de cunhos para termos tantas variedades de cunhos, além de que os mesmos gravadores trabalhavam na CM há décadas, impossibilitando a mudança estilística tão drástica, mesmo de um ano para o outro.

Lendo as entrelinhas da lei de Outubro de 1835, podemos ter certeza de que o meio de cobre circulante na época tinha cerca de 50% dele composto de moedas falsas, pois se não fosse um número assim a lei não faria sentido (o objetivo secundário da lei era a uniformização do padrão das moedas de cobre aqui no Brasil). Temos de ater também à questão dos carimbos de escudete falsos (o Fabiano inclusive mostrou vários recentemente sobre XX Réis PPPP) que também inflacionavam o meio circulante de cobre.

Também deixo esse excelente artigo escrito pelo forista numismatica_bentes, sobre o derrame do cobre falso, cujas imagens alisto abaixo: http://www.mbaeditores.com/2013/03/o-de ... falso.html

Imagem
20 réis 1828 R - Falsa fabricada nos EUA

Imagem
20 réis 1830 R - Falsa americana

Imagem
20 réis 1829 R - Falsa (legenda invertida)

Imagem
Exemplares falso e autêntico, respectivamente, de um 40 réis de cobre 1827 da Casa da Moeda do Rio de Janeiro. À esquerda, falsa de “excelente” contrafação.

Imagem
80 réis 1825 R - Recunhada sobre 40 réis de 1823

Imagem
80 réis 1826 R - Falsa contrafeita nos EUA

Imagem
80 réis 1829 R - Falsa (PETRUS II), com Talho da Lei.

Imagem
80 réis 1830 R - Falsa americana

Imagem
80 réis 1826 R - Anverso sem pontuação, reverso invertido - Falsa

E sobre o volume de moeda falsa, creio que essa parte diz tudo:
Pouco depois de assumir a presidência da Província da Bahia, em 11 de outubro de 1827, José Egídio Gordilho de Barbuda, tempos depois Visconde de Camamu, ficou espantado com a quantidade de moeda de cobre falso que se encontrava em circulação. Era tão grande que, escrevendo a D. Pedro I, com o qual tinha boas relações, observou que quando foi governar a Bahia, acreditava que iria encontrar algumas moedas falsas circulando no meio das verdadeiras. Mas chegando àquela Província, verificou que sucedia exatamente o contrário; existia um pequeno número de moedas verdadeiras girando entre uma quantidade incomensurável de moedas falsas.
E encerro com uma frase do físico Neil deGrasse Tyson sobre o pensamento que o físico tem que ter sobre o universo (e acho que se aplica perfeitamente com o pensamento que o numismata tem que ter sobre as moedas): "[We must] see the universe as it is, rather than as we wish it to be."

Imagem
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2208
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Localização: Belo Horizonte - MG (Brasil)
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#27 Mensagem por MoedasdeMinas » quarta mai 22, 2013 7:25 pm

Acredito que um grande favor que se faria a numismática seria a digitalização das obras base de estudo da ciência e do colecionismo no Brasil, pois são obras muito raras e com preços exorbitantes. Os direitos autorais já devem ter vencido e as obras já devem ser de domínio público, então aqueles que tem os livros deverias os digitalizar.

Citando uns que deveriam estar já disponíveis:

Das Brasilianische Geldwesen. Julius Meili
I.Theil- Die Münzen der Colonie Brasilien ( 1645 bis 1822 ) publicado em 1897. II. Theil - Die Münzen des Unabhängigen Brasilien ( 1822 bis 1900 ) publicado em 1905. III.Theil - Das Papiergeld in Brasilien ( 1771 bis 1900 ) publicado em 1903.
Editora: Poligraphischen Institute A. G

Catalago da Collecção Numismatica - Bernardo de Azevedo da Silva Ramos
Vol.I = Moedas Gregas e Romanas/Moedas Medioevaes e Modernas de ouro e de prata -338 pags. Vol.II = Moedas Medioevaes e Modernas de bronze, cobre, etc./Medalhas de diferentes paises-258 paginas. Vol.III = Moedas e Medalhas do Brasil Colonial Imperio e Republica Catalago da Collecção Numismatica de Bernardo DAzevedo da Silva Ramos, publicado sob o auspicio do governo do Estado do Amazonas
Editora: Academia Dei Lincei

Catalogo da Collecção Numismatica Brasileira - Augusto de Souza Lobo
1ª Parte - Carimbos e Moedas Coloniais desde 1643 a 1822. 2ª Parte - Moedas do Império, Moedas e Carimbos Falsos, Carimbos e Moedas Particulares, desde 1822 a 1889. 3ª Parte - Moedas da República, Moedas Falsas, Moeda Fiduciária e Emissões Abusivas.
Editora: Insigne - Rio de Janeiro
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

Avatar do Utilizador
MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2208
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Localização: Belo Horizonte - MG (Brasil)
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#28 Mensagem por MoedasdeMinas » quarta mai 22, 2013 7:33 pm

Rodrigo outro livro que não encontro de jeito nenhum é esse:
As Moedas do Brasil Desde o Reino Unido - 1818-1992 - Eugênio Vergara Caffarelli
E o livro é de 1992, bem recente.
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#29 Mensagem por doliveirarod » quinta mai 23, 2013 10:02 pm

A peça em questão nem fundo linhado tem... O brasão é fora de estilo e as letras fora do normal. Entre falsa de época e "algo inédito", é falsa de época, até por tudo que já foi dito.
Eu não pegaria como variante. É minha opinião.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: 40 Réis 1831 Rio com anel de estrelas solto

#30 Mensagem por numismatica_bentes » sexta mai 24, 2013 7:36 pm

Nada de especial.

Trata-se de moeda relativamente comum. Em nosso acervo, temos 3 delas, sendo uma em excelente estado de conservação. As quantidades, entre uma e outra, pouco variam. Apesar desta variante ser um pouco mais escassa, a classificaríamos em E.2, como máximo.

Falar em moeda de cobre falsa é sempre complicado, já que a quantidade de moedas contrafeitas era enorme. Naquela época, o verdadeiro corria como falso e vice-versa. Em linha de máxima, em se tratando de moedas de cobre, se o peso, o diametro e o desenho correspondem, a moeda é boa.

Responder

Voltar para “Império (1823-1889)”