Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

marcelomoedas
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 16, 2017 1:21 pm

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor marcelomoedas » segunda jun 19, 2017 1:10 pm

AVISO - MOEDAS DAS OLIMPÍADAS ORIGINAIS - por Marcelo Rocha Borges
moedas do Teatro Municipal originais e apenas um cunho !

com relação a quantidade de moedas que ainda tenho que me perguntaram acima
vendi nas ultimas 3 semanas umas 20 moedas no mercado livre de onde Rogbert da SNP tirou fotos de minhas moedas originais sem meu consentimento e colocou neste fórum apresentando supostas diferenças que nem existem nas moedas e colocando sob suspeita de serem falsas e fabricadas na china.
estas moedas que são originais ate mesmo por não existir nenhuma das 16 moedas das olimpíadas falsa no mercado, comecei vendendo a 1200 reais e nesta semana depois de todos os boatos no mercado a 500 reais e ontem a ultima que tinha em arremate por 360 reais, tendo prejuízo na venda! o que ainda tenho de moedas não vou mais vender no momento e provavelmente leve para vender no exterior onde tem casas de leilão renomadas ou aqui mesmo na SNB em são paulo onde já vendi desta moeda em leilão e onde tem especialistas que entendem realmente de moedas e sabem que são moedas autenticas !

tive a oportunidade de examinar com muito cuidado mais de 100 moedas das que comprei no banco do brasil e das que consegui na Europa
com relação a diferença nos certificados todos foram fabricados no Brasil, e não tem nenhuma diferença de tonalidade. a unica diferença é o selo da RIO2016 com Holograma que é colado ou no certificado ou na caixa de papelão externa.
com relação ao que dizem de ter dois cunhos, isso também não é verdade , tem apenas um cunho , pois o anverso da moeda onde esta o teatro Municipal em todas as moedas é o mesmo (tanto na caixa do BB como na outra), e o reverso que tem a corrida do aterro do flamengo na palavra BRASIL os pontos do B R e A de BRASIL são ligeiramente menores, o que seria bem mais provável ser o desgaste do cunho , lembrando que o reverso é o mesmo nas moedas do Sambodromo, MAC , Arcos da Lapa e Teatro , são mais de 100,000 moedas fabricadas como o mesmo cunho de reverso podendo ter esta pequena diferença que mais parece um desgaste que um novo cunho ou variante, a mesma diferença ocorre também na moeda do Sambódromo nos dois tipos de estojo, tanto na moeda no estojo nacional quanto no importado.

para quem quiser informação oficial no site do Banco Central do brasil tem todos os decretos dos lançamentos das moedas comemorativas das olimpíadas, com a quantidade fabricada para ser vendida no Brasil e a quantidade para ser vendida no exterior , inclusive informação a respeito de tipos de estojo diferentes alguns inclusive que não temos no brasil. como estojo com as 4 moedas de ouro , 4 moedas de prata , estojo para os 16 blisters , estojos estes que eu tive oportunidade de adquirir para minha coleção . tudo estojo oficial , que depois tentarei postar fotos aqui.

COMUNICADO Nº 26.808, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014
https://www3.bcb.gov.br/normativo/detal ... =114073170

Marcelo Rocha Borges
proprietario da Real Numismatica LTDA de sao paulo desde 1986
socio da
Sociedade Numismática Brasileira a mais de 30 anos
Sociedade Numismática Paranaense desde sua fundação
AFNB-Brasilia desde 1996
SFNJP- JPessoa desde 1995
S.Gaucha de Numismatica
FUN - florida
ANA- USA

Alexandre Costa
Reinado D.Luís
Mensagens: 151
Registado: terça out 16, 2012 2:52 am
Localização: Belo Horizonte-MG

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor Alexandre Costa » segunda jun 19, 2017 1:39 pm

A "importação" dessas moedas foi legalizada?

Alexandre Costa
Reinado D.Luís
Mensagens: 151
Registado: terça out 16, 2012 2:52 am
Localização: Belo Horizonte-MG

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor Alexandre Costa » segunda jun 19, 2017 1:53 pm

Não quero comparar currículo, pois associar-se até à Sociedade Numismática Chinesa (sem dupla interpretação), qualquer um poderia.

Agora, os cunhos são diferentes. Chutar desgaste de cunho numa cunhagem tão baixa num disco tão "mole", sinceramente...

Peço me apontar onde no referido "Comunicado" diz existirem "slabs" diferentes.

E por final, as moedas exportadas foram diretamente para a NGC e lá receberam sua própria cápsula certificada. Dúvidas, favor conferir no NGC Sensus.

Alexandre Costa
Reinado D.Luís
Mensagens: 151
Registado: terça out 16, 2012 2:52 am
Localização: Belo Horizonte-MG

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor Alexandre Costa » segunda jun 19, 2017 2:11 pm


Avatar do Utilizador
RBNumis
Escudinho da II República
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Localização: Goiânia
Contacto:

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor RBNumis » segunda jun 19, 2017 7:12 pm

100.000 moedas cunhadas é muito pouco pra ocasionar desgaste significante no cunho. Muito menos ainda em cunhagem proof. E mesmo que ocorra, as inscrições não diminuem de espessura, todos os elementos do design se desgastam. Isto é elementar e óbvio ululante. Além do mais, ao que parece, o amigo desconhece a diferença entre os métodos de cunhagem ordinária, brilliant uncirculated e proof (sendo esta última o utilizado nestas moedas). Em meu blog explico a diferença de forma clara: http://cadernonumismatico.blogspot.com. ... liant.html

Os cunhos das peças em estojos e das peças em cápsulas quadradas são evidentemente diferentes. As fotos que foram apagadas deste tópico mostravam isso claramente. E apenas queremos saber o porquê. Colocar as peças em dúvida é absolutamente natural. No mais, a opinião de comerciantes e de "presidentes" de entidades expúrias valem tanto pra mim quanto um pedaço de nada no meio da rua, o que vale é a informação OFICIAL oriunda diretamente do Banco Central ou Casa da Moeda, e isto até o momento não temos.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.Maria I
Mensagens: 487
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor Rogbert » segunda jun 19, 2017 8:03 pm

Prezados colegas,

Tendo em vista a repercussão de um comentário que postei neste Fórum de Numismática, expressando uma dúvida sobre a autenticidade de uma determinada moeda brasileira, quero esclarecer que, em momento algum, afirmei categoricamente que elas não seriam autenticas. Apenas levantei uma dúvida que já está correndo no nosso meio há algum tempo, sendo inclusive motivo de discussões a respeito em eventos nacionais e internacionais. Não me manifestei representando nenhuma entidade; foi uma postagem pessoal originada por diversos comentários e opiniões que tenho ouvido e pelos quais tenho sido questionado a respeito.

Jamais quis causar danos ou constrangimentos a quem quer que seja. Lamento ter usado imagens que peguei aleatoriamente de anúncios do site Mercado Livre e que posteriormente, fui informado de que se tratavam de moedas do nosso colega associado da SNP desde a sua fundação, Marcelo Borges, de São Paulo, pelo qual temos grande respeito e estima. Segundo o próprio Marcelo, são peças de origem altamente confiável, adquiridas de respeitável empresa alemã do ramo numismático e que se tratam de remanescentes de grande aquisição por esta empresa na Casa da Moeda do Brasil. Ao contrário: com tantas peças suspeitas provenientes do Extremo Oriente, acreditei que, levantando esse assunto num local como este, poderíamos discutir e esclarecer este tema com seriedade e isenção, para separar o certo do duvidoso, o verdadeiro do falso e elevar a qualidade e a credibilidade da Numismática brasileira. Pedimos sinceras desculpas por ter causado tamanho desconforto ao colega Marcelo Borges e aos demais que, por ventura, tenham se sentido atingidos, incluindo a Sociedade Numismática Paranaense para a qual coloquei meu cargo de vice-presidente à disposição.

Respeitosamente,

Rogério Bertapeli

Avatar do Utilizador
RBNumis
Escudinho da II República
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Localização: Goiânia
Contacto:

Re: Aviso - Moedas de Prata da Olimpiada do Rio Imundam Mercado

Mensagempor RBNumis » segunda jun 19, 2017 8:37 pm

A comercialização de peças da Rio 2016 foi encerrada com o fim do contrato com o Banco Central em 31 de dezembro de 2016. Assim sendo, invólucros ou embalagens completamente diferentes surgindo em peças que foram comercializadas e divulgadas há mais de 1 ano atrás e desapareceram do site do Banco do Brasil rapidamente, é mais do que motivos para suspeitas. Porque isso está surgindo agora? É de fato produto oficial? Porque não tínhamos essa informação sobre diferentes embalagens antes?

Cabe às entidades, clubes e sociedades numismáticas sérias descobrir o porquê desta diferença. Ou os cargos de diretoria são apenas enfeite e mero status? Em suma, trabalhar mais em prol do desenvolvimento da numismática nacional ao invés de se preocupar apenas com “reputação de comerciantes e associados” e em auferir lucros.

O pensamento de que só porque fulano é membro de alguma sociedade numismatica, já lhe dá 100% de credibilidade é muito pequeno, medíocre e ridículo. Não podemos desconfiar das moedas só porque o vendedor é "renomado"? Nunca recebi moeda falsa, mas já recebi moedas limpas com ácido de um dos mais "renomados" de São Paulo, e já recebi moedas coladas com fita adesiva de outro "renomado", e já recebi moedas com sinais de limpeza de outro "grande". Até mesmo moedas de Cobre da colônia, engraxadas com Nugget líquido de engraxar sapatos de couro eu já recebi desses "grandes e renomados". E aí, como fica?


Voltar para “República (1889-Presente)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante