MOEDA COMEMORATIVA C.28 - I CENTENÁRIO DE CANDIDO PORTINARI - Página 773, Catálogo Bentes, TERCEIRA EDIÇÃO (ver figura abaixo)

Alguns colecionadores e comerciantes nos questionaram sobre a nossa valoração (1500/1700 reais) dessa moeda considerada rara (R.1) que vem sendo vendida por valores extraordinariamente elevados em leilões eletrônicos como os do eBay.
Explicação: Nossa estimativa dos diversos exemplares elencados no nosso catálogo se baseia num determinado número de variáveis que influenciam direta ou indiretamente os preços das moedas, observados os seus respectivos estados de conservação. Algumas dessas variáveis tem peso maior do que outras, evidentemente. Uma delas diz respeito não somente ao número de peças cunhadas, mas também a tiragem autorizada pelo Banco Central para as moedas do real.
Para este particular exemplar, apesar da cunhagem inicial ter sido baixa (2.000 exemplares), o que terminou contribuindo para sua escasssez, a tiragem autorizada pelo BC é de 20.000 (vinte mil) peças, o que siginifica que, de um momento a outro, segundo decisão da Casa da Moeda, autorizada pelo BC, mais 18.000 exemplares podem ser cunhados e colocados à venda. Não dizemos que certamente irão cunhar mais exemplares dentro do limite estabelecido, mas sim que existe uma real possibilidade de que essa moeda, hoje escassa, possa passar a bastante comum, caso a Casa da Moeda resolva, com a devida autorização já fornecida pelo BC, cunhar as restantes18.000 das 20.000 moedas autorizadas.
Dessa forma, é nossa opinião que os colecionadores, principalmente os iniciantes, sejam cautelosos ao adquirir este exemplar quando oferecidos no eBay ou mercado livre por valores muito além daquele de catálogo.
Bentes