Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

Responder

São dois cunhos diferentes as imagens 2018 A e 2018 B ?

Votação encerrada em segunda dez 17, 2018 12:40 pm

Sim, são imagens de dois cunhos diferentes.
4
100%
Não, são apenas diferenças do processo de cunhagem.
0
Sem votos
 
Total de votos: 4

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 735
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#1 Mensagem por Rogbert » quarta dez 12, 2018 12:40 pm


Caros Colegas,

Há pouco comentei aqui no fórum do novo reverso nos 25 centavos de 2018. Gosto de olhar as moedas procurando novidades desde que era um calouro na numismática, mas as vezes sem tempo não é possível olhar a fundo. Estes dias pensei no 25 centavos de 2018 e dei uma olhada nas outras de 2018. Percebi algo diferente nos reversos de 1 real 2018. Diferente dos 25 centavos, são detalhes bem leves nas diferenças. Abaixo imagens de 1 reverso de 2017 e 2 de 2018 :

Imagem

Os pontos diferentes são poucos e leves. O BRASIL parece ter tamanhos de letras diferentes, diferente distância das bordas, o mesmo com as linhas do dourado que parecem mais próximas do centro, mas os pontos mais claros são os olhos, nariz, os cabelos perto do pescoço, e algumas linhas no alto da cabeça. Abaixo um GIF com 3 imagens, um 2017 A, um 2018 A e um 2018 B, onde coloquei setas vermelhas para os pontos. a versão 2018 B me parece um novo cunho.

Imagem

Abaixo os itens em detalhe:
Imagem

Imagem

Imagem

São detalhes pequenos, mas creio que sim são dois reversos diferentes em 2018. Fica aberta a votação para quem quiser opinar se são dois cunhos de reverso em 2018 ou não. Dependendo da votação tenho mais novidades, e compartilho aqui.

Aqui peguei uma dúzia de 1 Real 2018 circulando, tem umas 3 tipo A e 9 tipo B. Então não devem ser raras, mas novamente é uma amostragem local, fica ai a dica para os colegas procurarem nas moedas em suas cidades.

Aos colegas que gostam, boa caça !


Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 4:14 pm, editado 1 vez no total.



Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#2 Mensagem por soga80 » quarta dez 12, 2018 8:50 pm

Interessante...

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9516
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#3 Mensagem por silvio2 » quarta dez 12, 2018 10:38 pm

Caro Rogério
Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo excelente (e fora do vulgar) trabalho, que nos apresenta com a "animação das moedas" para, mais facilmente, se poder ver as diferenças entre elas. :clap3:
Quanto à questão formulada, na minha opinião, são dois cunhos diferentes (as imagens 2018 A e 2018 B), atendendo às diferenças encontradas ... ;)
.
:xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 735
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#4 Mensagem por Rogbert » quinta dez 13, 2018 9:56 am

Caro silvio2

Agradeço as palavras.
Sempre gostei de brincar um pouco com imagens, mas com moedas a imagem deve ser o mais fiel possível a moeda, então pouco brinco com isso.
Mas no caso de comparar moedas o recurso de usar o GIF é aceitável, não servem para textos impressos, mas são úteis em palestras por exemplo.
Normalmente mudanças de cunho são fáceis de observar, mas nesta tem que se olhar bem.
Há um recurso interessante chamado morph, é um pouco embaçado e o arquivo final fica enorme (o arquivo abaixo é 10 vezes maior que o acima), mas neste acho que a semelhança do 17 A e 18 A e a diferença para o 18 B ficam mais evidentes.

Abraços.

Imagem

Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 4:14 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
RBNumis
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 89
Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Localização: Goiânia
Contacto:

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#5 Mensagem por RBNumis » quinta dez 13, 2018 10:35 pm

Também encontrei 2 variantes de cunho diferentes na moeda de 50 centavos 2018. No Plano Real segunda família, notei que praticamente todas as moedas possuem 2 ou mais variantes de cunho, (1 Real 2008 encontrei 4 variantes diferentes até o momento), exceção feita à moeda 1 Real 1998 Direitos Humanos, que, ao que tudo indica, são todas rigorosamente iguais, um único cunho (penso eu devido a baixa tiragem).

Fico feliz em que finalmente os brasileiros estão descobrindo o que são ''variantes de cunho''. Até recentemente estavam-na confundindo com as anomalias (defeitos de fabricação), graças a um "catálogo" ridículo impresso em Curitiba-PR, um verdadeiro centro de pestilência e ignorância, publicado com as bênçãos da Sociedade Numismática Paranaense. Uma obra vergonhosa, mas aos poucos a ignorância vai sendo desfeita.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 735
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#6 Mensagem por Rogbert » sexta dez 14, 2018 12:14 am

Caro RBNumis,

Sou de Curitiba.
Sou da Sociedade Numismática Paranaense.
Tenho livros e artigos publicados também com apoio da Sociedade Numismática Paranaense.

Sinto mas não concordo com suas palavras sobre o centro de pestilência e ignorância, ao contrário acho importante o apoio dado aqui a ideias e opiniões, mesmo divergentes ou controversas.

Avatar do Utilizador
RBNumis
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 89
Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Localização: Goiânia
Contacto:

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#7 Mensagem por RBNumis » sexta dez 14, 2018 2:58 am

A supracitada entidade não só abençoa o "catálogo" referido acima, onde constam "variantes" tais como "globo triplo", "rastro na estrela" e outras invencionices bizarras que só existem na cabeça do autor, e que só causam confusão nos meios numismáticos (ao confundirem variantes com anomalias), e ainda precificar a valores estratosféricos anomalias comuns como CUNHO MARCADO, como ainda por cima não sabem sequer a diferença entre moeda, ficha e token: Em sua página no facebook, denominam as McCoins promocionais do McDonalds como sendo ''moedas'' e se utiliza de textos de jornalistas do jornal sujo e de baixo nível HuffingPost (sem NENHUM conhecimento técnico em numismática) para divulgar o lançamento das mesmas, quando a ENTIDADE é que deveria ser a fonte primária das informações, as quais seriam (caso fosse de interesse dos mesmos) repassadas aos jornalistas fazerem suas matérias. Ou, no mínimo, apontar os erros da matéria jornalística, e não compartilhá-la como sendo uma verdade absoluta, corroborada pela entidade. Mas, não se pode esperar muito de uma entidade que serve apenas como banca turca de "pedigree" das sucatas extremamente gastas e cheias de verdete vendidas a preço de ouro por seu arrogante presidente nos "leilões". Isso apenas para citar 2 exemplos recentes da mais profunda ignorância que reina nessa entidade, a qual eu teria vergonha de ser ''membro'' e nunca cogitei ingressar, mesmo sendo convidado pelo Antonio Tomaz, um dos diretores. Posso citar mais uns 20 exemplos que dão vergonha alheia dessa entidade, aqui, caso queira. Anos de COMÉRCIO não tornam ninguém um NUMISMATA, o que tornam são os estudos, e livros sobre o assunto "numismática" é o que não faltam, mas parece a turma de lá passa bem longe deles... É, como dito, apenas uma banca comercial.

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2309
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Mais Variantes do Real 2018 - 1 Real

#8 Mensagem por LSalema » sexta dez 14, 2018 10:48 pm

Caro Rogério.
Creio que sejam cunhos diferentes (2018-A e 2018-B), parabéns pela observação, vou verificar as moedas que tenho.
Abraços.
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”