1935 500 réis

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

1935 500 réis

#1 Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 14, 2019 10:46 pm

Boa noite, ilustres

Seguindo com os achados nas sucatas, este já antigo o encontro.
Apresento mais essa "beldade" republicana. :biglaugh:
Um 500 réis, 1935, escasso, mas nada demais.
Com peso de 8 g e 26,70 mm de diâmetro em bronze alumínio, emissão de 14 mil unidades para este ano.
Peça que homenageia o interessante (e não tão disforme ou caricato assim, capricharam... ;) ) regente Feijó. Padre por vocação e um convicto liberal histórico do império. Galgou várias posições políticas de seu tempo. Teve importante papel quando deputado eleito para as cortes de Lisboa (1822), onde reverte a intenção brasileira de continuar integrar o reino unido, desde que em pé de igualdade e com soberania econômica. O que não era a intenção portuguesa, dado o desmonte proposto do Brasil pela velha metrópole. Sepultado o Reino Unido, nasce uma nova nação sob regime de império e com forte viés liberal. A constituição seria o objetivo deste grande pensador político, ainda que distante do republicanismo. Entendia a monarquia suportada por uma assembléia popular um modelo viável de gestão. Eleito regente (1835) o alçou ao mais alto posto executivo do país, com extrema dificuldade monta vários gabinetes. Alguns aspectos absolutistas ainda sobreviviam na sociedade em figuras como os Bonifácio de Andrada e, mesmo em Pedro I (fundadores deste país). Mas marcaria de forma indelével, futuramente, a formação do novo imperador, Pedro II. Questões como a escravidão eram revistas e discutidas mas com efeitos inóquos. Esse tema solaparia o império até liquidá-lo. Nos EUA houve uma guerra civil, aqui caiu o império, um ano após a derrubada da escravidão, desejada à muito pelo imperador. Tema complexo e cheio de interesses envolvidos, bandeira liberal de primeira hora.
Padre Feijó, de saúde frágil, falece (1853) sendo processado pelo senado imperial, casa que serviu por anos, pobre e de vida modesta (situação "comum" em se tratando de políticos brasileiros :2evil: ). Recebeu um dos mais prestigiados funerais do império, mesmo sendo derrotado pelas forças mais retrógradas que até hoje existem no país.

Imagem
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1935 500 réis

#2 Mensagem por fernanrei » domingo dez 15, 2019 10:58 am

Bronze-alumínio é uma liga muito vulnerável, por esse facto, considero que a moeda está muito boa. :clap3:
:D FMMRei :D

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI

#3 Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 16, 2019 12:34 pm

fernanrei Escreveu:
domingo dez 15, 2019 10:58 am
Bronze-alumínio é uma liga muito vulnerável, por esse facto, considero que a moeda está muito boa. :clap3:
Olá, Fernando.

Este desenho não é intrincado ou mais sofisticado, entretanto a moeda está sem circular (as áreas enegrecidas são do contato com papel do envelope guardado por décadas...formou um engraçado nariz de guaxinim) Note a péssima cunhagem. Mesmo com o uso de um material impróprio, possui sinais de cunho rachado, cansado ou raso e entupido contornando o bordo, ainda que nova. Infelizmente é uma constante e não uma variável desse período.

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#4 Mensagem por fernanrei » segunda dez 16, 2019 3:24 pm

AdrianoHS Escreveu:
segunda dez 16, 2019 12:34 pm
fernanrei Escreveu:
domingo dez 15, 2019 10:58 am
Olá, Fernando.

Este desenho não é intrincado ou mais sofisticado, entretanto a moeda está sem circular (as áreas enegrecidas são do contato com papel do envelope guardado por décadas...formou um engraçado nariz de guaxinim) Note a péssima cunhagem. Mesmo com o uso de um material impróprio, possui sinais de cunho rachado, cansado ou raso e entupido contornando o bordo, ainda que nova. Infelizmente é uma constante e não uma variável desse período.
Independentemente de todos os problemas já identificados, a moeda até que nem é feia. :thumbs:
:D FMMRei :D

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI

#5 Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 16, 2019 3:38 pm

O capitel ficou até simpático, concordo. Mas o pobre Feijó não ajudaram muito na efígie, baita cabeção, judiaram... :erofl:

Abraço, Fernando.
:thumbs: :beer:

fcar
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

#6 Mensagem por fcar » terça fev 04, 2020 2:07 am

Sucata de qualidade a sua, eu achei um cabeção também, desviando o assunto andei empilhando e misturando muitas moedas (lixo na visão de algumas pessoas próximas) isso deve ter afetado o estado de conservação das melhores, demorei até achar o local ideal para armazenamento, gastei em caixas de madeira (mofaram), coin holders (enferrujaram em pouco tempo), guardei em gavetas para separação e as de prata e algumas escureceram rápido, o tempo vai passando e a acumulação/investimento/coleção que nunca foi organizada vai se perdendo.

parabéns pelos últimos tópicos, só falta um dedicado ao mapa duplo, norte duplo e outros apelidos. :biglaugh:

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI

#7 Mensagem por AdrianoHS » quarta fev 12, 2020 4:36 am

fcar Escreveu:
terça fev 04, 2020 2:07 am
Sucata de qualidade a sua, eu achei um cabeção também, desviando o assunto andei empilhando e misturando muitas moedas (lixo na visão de algumas pessoas próximas) isso deve ter afetado o estado de conservação das melhores, demorei até achar o local ideal para armazenamento, gastei em caixas de madeira (mofaram), coin holders (enferrujaram em pouco tempo), guardei em gavetas para separação e as de prata e algumas escureceram rápido, o tempo vai passando e a acumulação/investimento/coleção que nunca foi organizada vai se perdendo.

parabéns pelos últimos tópicos, só falta um dedicado ao mapa duplo, norte duplo e outros apelidos. :biglaugh:
Olá.

Amigo, independente do modo de armazenamento o ideal, acho, é manter a umidade baixa. Moro num lugar muito seco, então não tenho muitos problemas. Ainda sim nos meus gaveteiros deixo aquelas cumbuquinhas anti mofo (supermercado tem).
Se mora no litoral você tem umidade e salinidade, metal não vive muito bem nesse ambiente.
O formato da guarda sem atentar com essa condição local não dá conta. Tem de contornar isso.

Abraços. :thumbs: :beer:

Obs. Tenho o mapa duplo vindo das sucatas também, rs.(essas bobagens república).

fcar
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

#8 Mensagem por fcar » sábado fev 29, 2020 2:30 am

AdrianoHS Escreveu:
quarta fev 12, 2020 4:36 am
fcar Escreveu:
terça fev 04, 2020 2:07 am

Olá.

Amigo, independente do modo de armazenamento o ideal, acho, é manter a umidade baixa. Moro num lugar muito seco, então não tenho muitos problemas. Ainda sim nos meus gaveteiros deixo aquelas cumbuquinhas anti mofo (supermercado tem).
Se mora no litoral você tem umidade e salinidade, metal não vive muito bem nesse ambiente.
O formato da guarda sem atentar com essa condição local não dá conta. Tem de contornar isso.

Abraços. :thumbs: :beer:

Obs. Tenho o mapa duplo vindo das sucatas também, rs.(essas bobagens república).
Eu deveria ter postado esses problemas que tive no momento que me cadastrei, esperei terminar a identificação e o estrago foi maior, agora vou tentar usar envelopes de papel e manter em caixas lacradas, no armário usar antimofo, obrigado pelas dicas.

rodrigo.queiroz
Registado: terça jul 09, 2019 7:33 pm

#9 Mensagem por rodrigo.queiroz » quinta mar 12, 2020 9:36 pm

Essa moeda é muito difícil de encontrar, acabei comprando a minha nos EUA e saiu bem em conta no lote que encontrei.
Rodrigo N. de Queiroz

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”