A RESPEITO DA FICHA BROMÉLIA:
Desde que publicamos a primeira edição do nosso Catálogo, estabelecemos um critério muito rígido para a inserção de novas moedas. Recebemos, continuamente, mensagens de numismatas, colecionadores e comerciantes nos solicitando o inserção em nosso catálogo, de algo que consideram ser um “achado raro” ou coisa que o valha. Mais de 95% destas mensagens, as ignoramos, por sabermos que se tratam de peças adulteradas, já que as conhecemos por constarem em nossos arquivos. Em apenas uma ou outra ocasião, tivemos a nossa atenção despertada para o que poderia ser algo realmente raro, um achado, por assim dizer.
Nesse sentido, para nossa avaliação, adotamos um fluxograma de critérios, obedecendo fielmente as etapas de “expertizing”, estabelecidas em manual pela “Accademia Italiana” e pelas associações numismáticas européias reconhecidamente de interesse público, até a nossa conclusão final.
Nestes 5 anos em que temos publicado o nosso catálogo, apenas em três ocasiões (somente três) reconhecemos a raridade de “um novo achado” que foram devidamente incluídos a partir da terceira edição (o último consta da quinta edição, publicada em Dezembro de 2016), conferindo legitimidade à peça que passou a fazer parte do conjunto numismático do Brasil.....
continua
CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR A LEITURA