Baixo Império Romano-AE Neo-radiado de Maximiano 286-305 D.C.

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Baixo Império Romano-AE Neo-radiado de Maximiano 286-305 D.C.

#11 Mensagem por NVMVS » sexta jan 03, 2020 1:45 pm

Pode ser da foto. Efetivamente em mãos não me parece ter prata. Depois ponho aqui uma outra foto.

Cumprimentos
Diogo

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#12 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 03, 2020 3:30 pm

Penso que há aqui várias confusões.
Ambas as moedas são já das reformas de Diocleciano, a do Fernando é um radiado dessa reforma (a do Diogo também será, mas o estado do anverso não me permite ver bem a coroa). Esses radiados da reforma não são antoninianos, essa moeda já não existia.

Os termos aqui usados: neo-radiado, radiados, fracção radiada, pseudo-radiado, pseudo-antoniniano, são sinónimos, são expressões da numismática moderna para se referirem à mesma moeda, com o imperador com coroa solar, ou de raios, lançada em 294 por Diocleciano.

Juntamente com os fólis, os radiados da reforma, eram todos banhados a prata. Entre 294, e durante a tetrarquia, até sensivelmente 313, tanto os fólis, como os radiados, foram perdendo peso e diminuindo o módulo, mas sempre foram prateados.

Neste link, quadro 2, têm um resumo que ajuda a perceber a reforma de 294, bem como o sistema monetário romano no geral.

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... =55&t=5182
MCarvalho

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#13 Mensagem por fernanrei » sexta jan 03, 2020 3:34 pm

MCarvalho Escreveu:
sexta jan 03, 2020 3:30 pm
Penso que há aqui várias confusões.
Ambas as moedas são já das reformas de Diocleciano, a do Fernando é um radiado dessa reforma (a do Diogo também será, mas o estado do anverso não me permite ver bem a coroa). Esses radiados da reforma não são antoninianos, essa moeda já não existia.

Os termos aqui usados: neo-radiado, radiados, fracção radiada, pseudo-radiado, pseudo-antoniniano, são sinónimos, são expressões da numismática moderna para se referirem à mesma moeda, com o imperador com coroa solar, ou de raios, lançada em 294 por Diocleciano.

Juntamente com os fólis, os radiados da reforma, eram todos banhados a prata. Entre 294, e durante a tetrarquia, até sensivelmente 313, tanto os fólis, como os radiados, foram perdendo peso e diminuindo o módulo, mas sempre foram prateados.

Neste link, quadro 2, têm um resumo que ajuda a perceber a reforma de 294, bem como o sistema monetário romano no geral.

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... =55&t=5182
Obrigado pelo esclarecimento, veio em boa altura. O mundo Romano é muito vasto e o caminho a percorrer para o conhecer minimamente é longo. Já vou dando uns toques, mas muito ainda me falta para poder dizer que "já sei o suficiente" :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#14 Mensagem por NVMVS » sexta jan 03, 2020 3:53 pm

O Mário tem toda a razão, os follis eram prateados, eu próprio os tenho lá. Esta fracção de follis é que já não tem prata nenhuma. Antoniniano não seria como disse nos comentários anteriores é uma fração radiada (pela foto pode não ser visível mas em mão nota-se a coroa).
Cumprimentos
Diogo

fernanrei

#15 Mensagem por fernanrei » sexta jan 03, 2020 4:14 pm

Eu tinha a ideia de que os antoninianos continuaram a circular, mesmo depois da reforma do Diocleciano. Pelo menos é o que tenho lido em alguns sites de moeda romana, mas pelos vistos, estava errado. Independentemente disso, o que acha o caro Mário da minha moeda?

MCarvalho

#16 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 03, 2020 4:19 pm

Os antoninianos, sobretudo os fracos e as imitações bárbaras, foram circulando, claro, mas não eram cunhados no sistema de Diocleciano. Penso que é sobre isso que o tópico se refere.
A moeda está impecável :thumbupleft:
MCarvalho

MCarvalho

#17 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 03, 2020 4:26 pm

(sabe-se que circularam antoninianos fracos e bárbaros ainda no século IV, mas obviamente com outros valores, e num contexto informal; o antoniniano valia dois denários, um fólis original valia 1250 denários, como é lógico, o antoniniano não tem lugar na reforma de Diocleciano)
MCarvalho

fernanrei

#18 Mensagem por fernanrei » sexta jan 03, 2020 4:53 pm

MCarvalho Escreveu:
sexta jan 03, 2020 4:19 pm
Os antoninianos, sobretudo os fracos e as imitações bárbaras, foram circulando, claro, mas não eram cunhados no sistema de Diocleciano. Penso que é sobre isso que o tópico se refere.
A moeda está impecável :thumbupleft:
:thumbupleft:

fernanrei

#19 Mensagem por fernanrei » sexta jan 03, 2020 6:38 pm

Encontrei este tópico que também está muito bom. :thumbupleft:
http://forum-numismatica.com/viewtopic.php?t=76330

fernanrei

#20 Mensagem por fernanrei » sexta jan 03, 2020 6:54 pm

Caro ilustre Mário, encontrei este site. Se tiver tempo, dê uma vista de olhos e diga se tem alguma credibilidade. :thumbupleft:
https://historiasderoma657052547.wordpr ... io-romano/

Responder

Voltar para “Romanas”