Romana Rara-Follis Constantino I 307-337 D.C. RRRR

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Romana Rara-Follis Constantino I 307-337 D.C. RRRR

#1 Mensagem por fernanrei » quarta jan 15, 2020 6:25 pm

Caros ilustres, apresento mais uma moeda Romana da minha colecção privada. Segundo o RIC, parece ser um Follis muito Raro, mas como é uma base de consulta muito antiga, se calhar é só rara :think: .
Baixo-Império Romano 284-491 D.C.

Imperador Constantino I 307-337 D.C.
Flavius Valerius Constantinus Magnus

AE Follis 20mm 2,5g

Anverso – Busto do imperador com a cabeça laureada e couraça militar vestida virado para a direita.
Legenda – IMP CONSTANTINVS PF AVG

Reverso – Sol de pé virado para a esquerda a segurar um globo e com o braço direito levantado. Uma estrela no campo esquerdo da moeda.
Legenda – SOLI-INVI-C-TO COMITI

Mintmark – P ponto T

Ticinum
RIC VII 20 V.(R4) RRRR
Sear 16087
Imagem Imagem

:D FMMRei :D

silvio2
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Romana Rara-Follis Constantino 307-337 D.C. RRRR

#2 Mensagem por silvio2 » quarta jan 15, 2020 6:42 pm

Fantástico exemplar, raríssmo (segundo os "livros da especialidade") e num EC ... "invejável"! :D :clap3:
Parabéns, amigo Fernando. Obrigado, por partilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

fernanrei

Re: Romana Rara-Follis Constantino 307-337 D.C. RRRR

#3 Mensagem por fernanrei » quarta jan 15, 2020 6:42 pm

silvio2 Escreveu:
quarta jan 15, 2020 6:42 pm
Fantástico exemplar, raríssmo (segundo os "livros da especialidade") e num EC ... "invejável"! :D :clap3:
Parabéns, amigo Fernando. Obrigado, por partilhar. :thumbupleft:
Obrigado amigo Silvio :thumbupleft:

alpinojuan
Reinado D.Maria II
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Romana Rara-Follis Constantino I 307-337 D.C. RRRR

#4 Mensagem por alpinojuan » quarta jan 15, 2020 7:14 pm

Caro amigo Fernando

Sigo com entusiasmo cada apresentação que faz.
Como já referi noutros tópicos, o amigo escolhe cuidadosamente as suas moedas e para quem está deste lado é sempre uma alegria apreciar estas maravilhas.
Uma moeda deste calibre RRRR e neste estado de conservação é o que todos procuramos, independentemente do tema/época que colecionamos.

Sem palavras. Obrigado pela partilha, para mim é sem duvida um prazer saber que tal "moedinha" está em Portugal, enriquece-nos como povo, pois temos cá uma das RRRR e afortunadamente neste belíssimo estado.

Já estou à espera da próxima :D :D :D

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

fernanrei

#5 Mensagem por fernanrei » quarta jan 15, 2020 7:27 pm

alpinojuan Escreveu:
quarta jan 15, 2020 7:14 pm
Caro amigo Fernando

Sigo com entusiasmo cada apresentação que faz.
Como já referi noutros tópicos, o amigo escolhe cuidadosamente as suas moedas e para quem está deste lado é sempre uma alegria apreciar estas maravilhas.
Uma moeda deste calibre RRRR e neste estado de conservação é o que todos procuramos, independentemente do tema/época que colecionamos.

Sem palavras. Obrigado pela partilha, para mim é sem duvida um prazer saber que tal "moedinha" está em Portugal, enriquece-nos como povo, pois temos cá uma das RRRR e afortunadamente neste belíssimo estado.

Já estou à espera da próxima :D :D :D

Cordialmente
Juan Santos
Obrigado amigo Juan :thumbs:

fernanrei

#6 Mensagem por fernanrei » quinta jan 16, 2020 11:23 am

Estou curioso em relação à opinião de alguns ilustres conhecedores do mundo das Romanas, em relação à frequência com que aparece esta referência e a procura que tem. :think:

fernanrei

#7 Mensagem por fernanrei » sexta jan 17, 2020 7:54 pm

O pessoal das romanas anda muito ocupado :think:

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#8 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 17, 2020 10:24 pm

Os graus de raridade do RIC estão um pouco desactualizados. Nas últimas décadas apareceram muitas mais moedas, o universo analisado na época (maioritariamente o espólio do Museu Britânico) foram a referência para aferir raridades. No entanto, acho que serve sempre como indicativo. Ou seja, à partida haverá menos desta variante do que as suas irmãs de outras oficinas.
Pessoalmente, acho que o mais importante aqui é o estado de conservação, que é impecável. Também valorizo sempre o contexto histórico, as SOLI INVICTO são muito próprias do espírito militarista de Constantino, associam-se ao culto mitraico, muito comum entre os militares romanos. É uma série considerada como preparatória da imposição cristã que Constantino impôs ao Império, o Sol mitraico já traz algo de monoteísta. Se excluirmos o breve período de restauração politeísta de Juliano II, estas são as últimas moedas com um tema religioso pagão.
MCarvalho

fernanrei

#9 Mensagem por fernanrei » sábado jan 18, 2020 1:06 pm

MCarvalho Escreveu:
sexta jan 17, 2020 10:24 pm
Os graus de raridade do RIC estão um pouco desactualizados. Nas últimas décadas apareceram muitas mais moedas, o universo analisado na época (maioritariamente o espólio do Museu Britânico) foram a referência para aferir raridades. No entanto, acho que serve sempre como indicativo. Ou seja, à partida haverá menos desta variante do que as suas irmãs de outras oficinas.
Pessoalmente, acho que o mais importante aqui é o estado de conservação, que é impecável. Também valorizo sempre o contexto histórico, as SOLI INVICTO são muito próprias do espírito militarista de Constantino, associam-se ao culto mitraico, muito comum entre os militares romanos. É uma série considerada como preparatória da imposição cristã que Constantino impôs ao Império, o Sol mitraico já traz algo de monoteísta. Se excluirmos o breve período de restauração politeísta de Juliano II, estas são as últimas moedas com um tema religioso pagão.
Agradeço a sua excelente intervenção que, além de estar muito bem organizada, faz uma síntese muito conclusiva. :clap3:

fernanrei

#10 Mensagem por fernanrei » segunda jan 27, 2020 6:44 pm

Gostaria de poder contar com a opinião, sempre tão útil, do pessoal do outro lado do atlântico. :thumbs:

Responder

Voltar para “Romanas”