Romaninha

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
miguel
Reinado D.Maria II
Registado: terça dez 21, 2004 6:46 pm

Romaninha

#1 Mensagem por miguel » sexta set 04, 2020 6:12 pm

Boas companheiros
Achei esta beldade só que nãos sei identificar. Tem 2 cm diametro e 5g de peso em cobre.

https://ibb.co/BTjVRJH
https://ibb.co/C8ZHXyv

SEM MOEDAS A VIDA ERA UMA TRISTEZA.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Romaninha

#2 Mensagem por doliveirarod » sábado set 05, 2020 4:35 am

É uma maiorina, acredito que de Valentiniano II, uma REPARATIO REIPUB, mas o estilo deixa entrever uma imitação bárbara.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

onlion
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

#3 Mensagem por onlion » sábado set 05, 2020 6:58 am

...e uma limpeza bárbara

miguel
Reinado D.Maria II

#4 Mensagem por miguel » sábado set 05, 2020 7:39 am

Obrigado. A moeda estava totalmente calcinada dentro de água do mar. Não se notavam os relevos e fiz a limpeza um bocado agressiva...mas haverá lá mais e melhores 😂

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#5 Mensagem por fernanrei » sábado set 05, 2020 10:13 am

Tudo dito pelo caro doliveirarod, só acrescento que é uma imitação Hispânica da maiorina reduzida. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

pmborges
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

#6 Mensagem por pmborges » sábado set 05, 2020 3:24 pm

fernanrei Escreveu:
sábado set 05, 2020 10:13 am
Tudo dito pelo caro doliveirarod, só acrescento que é uma imitação Hispânica da maiorina reduzida. :thumbupleft:
Olá :)
Não creio que se possam atribuir estas imitações barbaras a cunhagens hispanicas.
As únicas onde me lembro de isso estar claramente documentado são os Asses de Claudio I e antoninianos de Claudio II.
De resto penso já ter sido tudo dito. :thumbupleft:

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#7 Mensagem por MCarvalho » sábado set 05, 2020 3:33 pm

pmborges Escreveu:
sábado set 05, 2020 3:24 pm

Não creio que se possam atribuir estas imitações barbaras a cunhagens hispanicas.
As únicas onde me lembro de isso estar claramente documentado são os Asses de Claudio I e antoninianos de Claudio II.
Pedro, Nem os próprios antoninianos de Cláudio II se podem consideram hispânicos. Há estudos sobre a prevalência de achados, mas nada que aponte para locais de produção. À partida, esses antoninianos estão irmanados com outras bárbaras do Norte da Gália e Germânia Ocidental.
Em todo o caso, independentemente da corrosão e limpeza que a moeda sofreu, o estilo aponta para uma emissão oficial, bem proporcionada e com os detalhes correctos.
MCarvalho

miguel
Reinado D.Maria II

#8 Mensagem por miguel » sábado set 05, 2020 6:00 pm

Muito obrigado a todos os intervenientes. Por motivos óbvios não vou localizar o meu achado, pois foi numa zona onde se têm encontrado este tipo de moedinhas. Fora e dentro de agua por vezes sem querer, ou seja, basta apanhar isca para a pesca e acontecer um achado. Esta situação foi o género sem mais nem menos.
Grande Abraço

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#9 Mensagem por fernanrei » sábado set 05, 2020 10:54 pm

pmborges Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Caro Pedro, se a cunhagem é "não oficial" , um facto que eu não atesto e também ao qual não atribuo um grau de certeza, de certo que terá que ser atribuída a uma zona geográfica confinada, uma vez que a mobilidade nessa época era muito limitada, partindo do princípio que a moeda foi encontrada em território Nacional. Não consigo imaginar uma exportação de moeda contrafeita, muito menos entre povos inimigos ou entre fracções opositoras, dentro do que se possa chamar de alianças. Eu tenho várias moedas desse soberano, caso o seja, e em nada o estilo se assemelha, tendo em conta o facto de a gravura apresentar traços grosseiros e bastante toscos, mas também não creio que sejam dados suficientes para dizer que é A, B ou C... :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

pmborges
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

#10 Mensagem por pmborges » domingo set 06, 2020 11:32 am

fernanrei Escreveu:
sábado set 05, 2020 10:54 pm
pmborges Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Caro Pedro, se a cunhagem é "não oficial" , um facto que eu não atesto e também ao qual não atribuo um grau de certeza, de certo que terá que ser atribuída a uma zona geográfica confinada, uma vez que a mobilidade nessa época era muito limitada, partindo do princípio que a moeda foi encontrada em território Nacional. Não consigo imaginar uma exportação de moeda contrafeita, muito menos entre povos inimigos ou entre fracções opositoras, dentro do que se possa chamar de alianças. Eu tenho várias moedas desse soberano, caso o seja, e em nada o estilo se assemelha, tendo em conta o facto de a gravura apresentar traços grosseiros e bastante toscos, mas também não creio que sejam dados suficientes para dizer que é A, B ou C... :thumbupleft:
Relativamente a ser de cunhagem oficial ou imitação barbara não consigo dar uma opinião com muitas certezas devido ao estado da moeda.
Quando diz que tem várias moedas deste imperador e nenhuma se assemelha é natural ... primeiro existem várias casas de cunhagem, cada uma com o seu estilo, em segundo a moeda está em tão mau estado que cria varias ilusões opticas quanto ao seu aspecto.

Agora ao dizer que se for imitação barbara, é hispanica porque a mobilidade era pouca e estaria a sua circulação confinada a uma área geográfica muito restrita não podia estar mais longe da verdade.
É consensual nos dias de hoje que as imitações barbaras deste período eram aceites de uma forma generalizada no império.
Até porque a desvalorização da moeda foi de tal ordem, que isto depois já era quase pelo peso do metal.

Mas basta ver a composição de vários tesouros estudados do Sec IV e V para perceber isso ... existem inúmeras cunhagens barbaras atribuídas a tribos germanicas encontradas em solo português.
Para além disso se pensarmos um pouco verificamos que para além da própria circulação da moeda para comercio, neste período assistimos à deslocação de vários povos da europa central para a peninsula ibérica, transportando com eles de certeza muitas moedas.

É incrível ver a capacidade que estas moedas tinham de circular por todo o império.

Responder

Voltar para “Romanas”