Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta jul 19, 2018 11:25 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda mai 07, 2018 11:21 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Comprei ano passado e a única informação que obtive foi de que era da Grécia antiga. Nada mais!... Aliás, como tenho pouco conhecimento até sobre moedas modernas, imagine então sobre peças cunhadas a milênios..... :1zhelp: paguei 150 reais pela peça, mas a única garantia foi a "palavra" do vendedor e o aspecto singular da peça que me chamaram bastante atenção. Provavelmente- como todo iniciante- tenha "comprado gato por lebre" :angry: :think:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: segunda mai 07, 2018 11:29 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

outra...

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 1:57 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Olá, é um palpite. Não sei se é copia ou legítima(não sei diferenciar :jumpgreen: ). Um dichalkon macedônio de bronze. Pelo pouco que consigo ver na foto é o da górgona no link abaixo, mas verifique todos.
http://www.wildwinds.com/coins/greece/m ... ous/i.html

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 4:06 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

...e estas outras aqui...

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 4:09 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

..estas..

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 4:11 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

...e por fim, estas.
Pena não conseguir colocar as fotos originais, que estão numa resolução muito boa.

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 10:05 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Adrhosan Escreveu:
Olá, é um palpite. Não sei se é copia ou legítima(não sei diferenciar :jumpgreen: ). Um dichalkon macedônio de bronze. Pelo pouco que consigo ver na foto é o da górgona no link abaixo, mas verifique todos.
http://www.wildwinds.com/coins/greece/m ... ous/i.html

oie. Muito obrigado pela tua contribuição colega Adrhosan. :clap3: Realmente, neste site que tu me indicou tem fotos de peças muito parecidas com a minha (embora em melhor estado de conservação e sem a crosta de pátina ultra- escura que dificulta a visualização dos pormenores da cunhagem e das gravuras. Mesmo não tendo certeza da autenticidade da peça- vou conservá-la com todo carinho na minha coleção; pois se realmente legítima for é a moeda mais antiga que possuo. Você saberia me dizer se esse "dichalkon" seria uma subdivisão da DRACMA Grega (tal qual os nossos "centavos" são subdivisões do real)? Moedas "macedônicas teriam sido cunhadas somente durante a existência do império Macedônico de Alexandre, o grande- ou também em períodos posteriores à morte deste e ao desmantelamento do seu império? Desde já, deixo meu muito obrigado :thumbs: abraços!!

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 10:21 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Olá, Bruck. As divisionárias do drachma seriam essas
1 dichalkon = 2 chalkon = 1/4 obol = 1/24 drachm (1/24)
Torço que seja verdadeira, não tenho conhecimento mesmo. Se for é mais antiga que guaraná de rolha. :rotate:

Última edição por Adrhosan em terça mai 08, 2018 11:16 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça mai 08, 2018 11:01 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Mais uma vez, meu muito obrigado pela preciosa informação, nobre colega! :D
Também levo fé de que seja legítima, embora saibamos que existem muitas falsificações hoje em dia (algumas toscas- outras porém requintadas, que muitas vezes enganam à primeira vista até numismatas experientes. De qualquer forma, é uma moedinha bem pequena (cerca de 15 mms) e não é de ouro nem de prata- que na sua maioria são o alvo dos falsificadores. Então, não sei até onde iria o interesse dos falsários em plagiar moedas, digamos- tão "comunzinhas". :think: Mas como comprei em uma feira informal de "antiguidades",onde se vendia de tudo um pouco- é sempre possível que seja falsa. o cara que me vendeu disse que um fornecedor trouxe pra ele junto com outras peças e que seria proveniente da Turquia. O bom seria se fosse analisada in loco por um profissional numismata com experiência nesse tipo de peça. Mas por ora, ficamos com a dúvida. Pelo menos é melhor do que a CERTEZA de saber que paguei 150 reais numa peça "made in RPC "... :asdf: :erofl:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited