Moeda islâmica cunhada à mão

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
tvfalcao
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 98
Registado: terça abr 08, 2008 3:47 pm
Localização: Sagres
Contacto:

Moeda islâmica cunhada à mão

#1 Mensagem por tvfalcao » segunda abr 01, 2013 12:52 pm

Tenho aqui uma moeda que penso ser árabe, mas cuja identificação é difícil, o que é um desafio grande:

Imagem

Pelo que estive a investigar na internet, cheguei à conclusão que pode ser uma moeda islâmica, de dirhams, mas até agora, só sei isso, se estiver correto.
Não sei data, nem mais nada. Só mesmo um árabe, se calhar, ou alguém mesmo muito entendido neste tipo de moedas. Será que alguém aqui no fórum sabe alguma coisa deste tipo de moedas?


:) Teresa Falcão :)

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Moeda islâmica cunhada à mão

#2 Mensagem por RuiFB » segunda jun 24, 2013 2:13 am

Acho que é um direme do Califado de Córdoba
Sulayman, batida em Madinat Al-Zahra no ano 400H

Avatar do Utilizador
tvfalcao
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 98
Registado: terça abr 08, 2008 3:47 pm
Localização: Sagres
Contacto:

Re: Moeda islâmica cunhada à mão

#3 Mensagem por tvfalcao » segunda dez 02, 2013 6:49 pm

Peço desculpa por só estar a responder agora, mas só agora vi que tinha dado uma identificação desta moeda. Por alguma razão, não recebi nenhuma mensagem a dizer que havia uma resposta a esta minha mensagem (ou então, não a vi).
Muito obrigada pela atenção. Eu realmente, não iria lá de nenhuma maneira.

Agradeço-lhe a sua disponibilidade. :)
:) Teresa Falcão :)

Avatar do Utilizador
tvfalcao
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 98
Registado: terça abr 08, 2008 3:47 pm
Localização: Sagres
Contacto:

Re: Moeda islâmica cunhada à mão

#4 Mensagem por tvfalcao » domingo ago 13, 2017 9:28 pm

Olá boa noite a todos(as)!
Já não venho a este fórum há bastante tempo e novamente comecei a "mexer" em moedas! :)
Novamente encontrei esta moeda (única por aqui pelo meu "baú") que foi identificada pelo forista RuiFB que no link anterior no início deste tópico agora só aparece como "imagem" pois a minha conta no Imageshack caducou e fiquei sem as imagens que tinha lá. Por isso fiz uma nova imagem no outro site postimage.
Imagem

Entretanto tenho tentado encontrar alguma moeda parecida (é difícil, porque nenhumas das moedas encontradas tem as tais "gotas" que se vêem na imagem) e encontrei nesta página https://www.cointalk.com/threads/umayya ... ia.282014/ a moeda mais parecida com a minha e com uma grande classificação. Realmente pertence ao Califato de Córdoba, mas será que pertence ao Califa Hisham II do Califado Omíada de Córdoba (Citado de: https://www.cointalk.com/threads/umayya ... ia.282014/)?

É de prata e pesa muito poucas gramas, não pesei.
Mas fica aqui novamente a imagem e eventualmente para me ajudarem a confirmar se é deste Califa e anos correspondentes. :think:
Para quem gosta deste tipo de moedas!
Agradeço desde já toda a atenção dispensada e desejo uma excelente noite a todos (as)
:) Teresa Falcão :)

Responder

Voltar para “Outras”